EVOLUÇÃO ESPIRITUAL E SAGRADA FINALIDADE
“Eu sou o Alfa e o Ômega” – Jesus
I - CONCEITO
“A Evolução Espiritual tem por objetivo fundamental, fazer com que o filho de Deus, emanado em uma época, com menos sofrimentos e, dentro do menor tempo possível, volte novamente a ser DEUS em DEUS, ou manifestação individuada do PRINCÍPIO, sem perder a individualidade, isto é, sem deixar de ser Seu filho.” – Osvaldo Polidoro
II- ROTEIRO (CAMINHO) A SER SEGUIDO:
Esquematicamente, a centelha divina, emanada do PRINCÍPIO (Alfa) em um tempo, pela física dos 9 Estados, inicialmente transita para uma “involução”.
Do 1° Estado – O PRINCÍPIO – por condensação caminha para o 2° Estado – A LUZ DIVINA – e, em ordem seqüencial para os Estados subseqüentes: energias, éteres, substâncias, gases, vapores, líquidos e sólidos. A seguir, por “evolução”, passa pelos reinos:
1- mineral e vegetal (automatismos inconscientes)
2- animal (instintivo)
3- hominal (intelectivo)
Atingida a fase do Homo Sapiens, já bipedeverticalizada e com as sete coroas energéticas (chacras) e perispírito prontos, começa a entender a realidade que a cerca e a autodeterminar-se de acordo com esse entendimento (volição). Adquire a responsabilidade relativa ao seu grau de conscientização. Passa a responsabilizar-se pelo que sabe, pensa, sente e age. Cérebro e coração. Evoluir espiritualmente significa ir desabrochando as virtudes divinas latentes – em potencial – através da pluralidade das encarnações sucessivas.
III- QUAIS SÃO AS VIRTUDES DIVINAS?:
À guisa de enumeração, vejamos algumas: amor, sabedoria, honestidade, fraternidade, cordialidade, fidelidade, probidade, equilíbrio, temperança, bondade, discernimento e inúmeras outras. À medida que as desabrocha, vai perdendo em relatividade e ganhando em divindade. É um processo evolutivo de auto deificação, rumo à Cristificação.
Atingida essa etapa, o espírito chegou ao 8° Céu, ou Intermundos; adquire o Dom da Ubiqüidade (onipresença) e a Intuição Plena – através da Lei de Superação Psíquica. Torna-se um “Elo Divino” entre o PRINCÍPIO SAGRADO e as humanidades do Cosmo. Passa a pertencer à Comunidade Crística ou Divina Providência. O seu Reino é o dos espíritos sábios e puros, onde há Luz, Glória e Poder. Essa conquista se dá através da Inteligência e Amor.
As sete coroas energéticas e o perispírito voltam ao 2° Estado de DEUS – à LUZ DIVINA.
IV- GRADAÇÕES:
Existe, ainda, a necessidade de evoluir rumo à plena deificação. De simples Cristo de Planeta, deverá evoluir para o de Sistema Planetário, de Sistema de Sistemas, de Galáxias, Sistema de Galáxias, tornando-se deificante, até, finalmente, atingir a total deificação.
Com a deificação plena, fecha-se o circuito. Voltou ao Ômega. Saiu do PRINCÍPIO (Alfa) e voltou a Ele (Ômega). Torna-se totalmente “infuso” no PRINCÍPIO – ou Espírito Deificado. Dá-se a chamada “Consumação Evolutiva do Espírito”.
A volta será mais ou menos rápida, com maior ou menor sofrimento, em razão do relativo livre-arbítrio do espírito. Depende tão somente dele. Ninguém irá deificar terceiros. Cada centelha é responsável por seu destino. A responsabilidade é individual – Ezequiel cap. 14 e 18: “Cada um será aquilo que se fizer”.
Esse é, em apertada síntese, o “Caminho do Senhor” a ser percorrido pelo espírito-filho na volta ao Espírito-Pai.
Informações Complementares – I
1- “O Supremo Livro é a Infinita Criação (Emanação).” – Orações e Poesias Divinas – página 50, 2ª linha, 1ª estrofe
2- “Meu livro é o Todo Infinito, é no seio do qual Eu habito.” –
Orações e Poesias Divinas – página 93, 1ª estrofe
3- “Contemplai o Livro do Infinito, e reconhecendo que n’Ele Eu habito.” –
Orações e Poesias Divinas – 4ª estrofe
4- Ler as poesias:
“O Triunfo da Centelha” – Orações e Poesias Divinas – pág. 96
“Meios e Fim” – Orações e Poesias Divinas – pág. 104
5- Evolução Biológica: como se encontra hoje esse segmento?
Nos meios científicos, é encarada como um fenômeno natural, igual ao da digestão.
Fundamentação: os remédios são testados nas cobaias (ratos, coelhos, cachorros, macacos e outros animais), antes de serem aplicados nos seres humanos.
Conclusão: a fisiologia é idêntica; caso contrário, seriam inaceitáveis as experiências em laboratório.
6- 99% da estrutura bio-química do chimpanzé é igual à do homem (conclusão científica recente).
7- A fisiologia é idêntica, como comprovam os primeiros transplantes de coração realizados na África do Sul, pelo Dr. Christian Barnard. Foram feitos primeiramente nos macacos...
8- Como as religiões encaram hoje a Evolução Biológica:
a) Judaísmo: os fundamentalistas seguem o Pentateuco (Adão e Eva).
b) Igreja Romana: teve a tese fixista-monogênica como dogma. Tal posição durou séculos... Editou a encíclica “De Humanae Generis”, contrapondo-se ao Evolucionismo. Nas Pontifícias Universidades Católicas, até algum tempo atrás, na cadeira de Apologética, sempre se ensinou a tese fixista. Recentemente, ante as evidências científicas, o Papa João Paulo II comunicou à Academia de Ciências do Vaticano que a tese evolucionista já não pode mais ser considerada como uma simples hipótese. O papa atual parece ter retornado à tese anterior – do Fixismo – através do “Inteligent Design” adotado dos evangélicos americanos...
c) Islamismo: considera Adão o primeiro Profeta.
d) Protestantismo: conforme ensinamento do Divino Mestre, Osvaldo Polidoro, será a última idolatria a cair – a da letra. Adota a tese fixista “Adão e Eva”. Exemplo típico é a Bible Belt dos evangélicos do Sul dos USA.
9- Evolução Espiritual e Sagrada Finalidade: “A Luz é o reflexo das realizações íntimas.” –
Lei, Graça e Verdade – Osvaldo Polidoro
10- Fases evolutivas:
a) Com a Lei: possibilita a santificação.
b) Santificante: o espírito atinge essa etapa quando pratica o bem, não por obrigação, mas pelo simples prazer de praticá-lo.
c) Cristificação: ocorre quando atinge a fase da libertação, da obrigação de reencarnar através da sabedoria e amor puros.
d) Deificante: atinge quando chega à etapa próxima à Deificação.
e) Deificado: ao tornar-se Deus em Deus, plenamente infuso no Princípio Emanador.
11- “O sentido da Evolução é a integração nas Verdades Cósmicas.” –
O Novo Testamento dos Espíritas – página 107
Evolução (Biológica)
(Notícias da Imprensa)
“A evolução do Homo Sapiens, continua cem vezes mais rápida”
O processo acelerou-se nos últimos quarenta mil anos, quando o homem moderno se instalou na Europa, Ásia e Austrália. Evoluiu mais rapidamente do que nos seis milhões de anos desde que hominídeos e chipanzés se separaram de um ancestral comum.
Anatomicamente, foi uma evolução bem menos perceptível do que, a que nos transformou em animais bípedes com postura ereta e cérebros avantajados.
O berço foi a África.
Os que migraram para o norte, regiões mais frias e com dias mais curtos, ficaram nos últimos anos claros, mais loiros e com olhos mais azuis (Revista Científica PNAS). As populações dos continentes, tornaram-se, geneticamente, mais distintas nos últimos quarentas mil anos, cada uma adaptada às condições locais.
As mudanças tornaran-se mais velozes nos últimos dez mil anos, a partir da Era Glacial.
(artigo extraído do Jornal o Estado de S. Paulo. - 11/09/2007)
Copyright © 2000 / 2011 - Divinismo.org