top

PERGUNTAS FREQUENTES (FAQ)



DIVINISMO

  • O QUE É O DIVINISMO?

    A resposta encontra-se sob o título: “O que é Divinismo”, neste mesmo site.

  • QUANDO FOI FUNDADO O DIVINISMO?

    A resposta encontra-se sob o título: “Divinismo na História”, neste mesmo site.

  • O DIVINISMO É RELIGIÃO?

    Não. Divinismo é sinônimo de verdadeirismo. É a restauração da Doutrina do Caminho do Senhor, deturpada a partir do séc. IV d.C. pela instituição romana.

  • QUAIS OS PRINCIPAIS PONTOS DOUTRINÁRIOS DO DIVINISMO?

    Baseia-se na existência de um Principio Único - Deus - e nas Leis Fundamentais que regem o universo, tendo Jesus como Modelo de conduta a ser imitado e igualado por evolução e por Lei de Deus - os Dez Mandamentos. Igualmente, o Cultivo sadio da Revelação é imprescindível.

  • QUAIS AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ENTRE DIVINISMO E ESPIRITISMO?

    Espiritismo: na história da Doutrina do Caminho do Senhor - é uma simples etapa - “Início” da Restauração.
    Divinismo: corresponde ao “Término” da Restauração.

    Espiritismo: tem sido entendido como a 3ª Revelação (1ª com Moises - 2ª com Jesus - 3ª com Kardec)
    Divinismo: a Revelação, de milhares de anos para cá, tem sido cultivada continuamente de forma velada (nos cenáculos esotéricos), ou ostensivamente. Houve durante o percurso “truncações”. O Espiritismo foi a 3ª Tentativa de Generalização da Revelação.

    Espiritismo: realiza mais sessões de fenômenos “tangentes” - de efeitos físicos - através de faculdades mediúnicas passivas. Enfatiza as sessões de “desobsessão”.
    Divinismo: os fenômenos “tangentes” deverão aos poucos serem substituídas por fenômenos “inteligentes” através de faculdades mediúnicas “ativas”, principalmente a “vidência”, considerada, a mais sublime de todas. Devem ser usadas no sentido de: advertir, ilustrar e consolar trazendo ensinos, avisos e graças.

    Espiritismo: preocupa-se muito em “provar” a reencarnação, a imortalidade e a comunicabilidade dos espíritos.
    Divinismo: procura canalizar os esforços ao conhecimento da Doutrina Pura, através da Inteligência. Prega o binômio: Conhecimento e Comportamento (incluindo-se neste a chamada Caridade que para o Divinismo é Bondade).

    Espiritismo: a vidência tem sido utilizada em alguns locais de forma “limitada”, com restrições. Está truncando muitos médiuns.
    Divinismo: não há limites: depende muito do desenvolvimento mediúnico dos médiuns e da “ambiência” espiritual formada nas reuniões.

    Espiritismo: tem admitido a Codificação como “Dogma”, sem falhas.
    Divinismo: considera-a incompleta, com algumas falhas (decorrentes de transmissões de espíritos, não de Kardec) e omissa em muitas questões.

    Espiritismo: não sabe quem é Kardec, e desconhece suas encarnações passadas. Ainda é um mistério... Está procurando...
    Divinismo: sabe quem Ele é, e conhece o seu Histórico Reencarnacionista.

    Espiritismo: espírito Santo: é símbolo dos bons espíritos.
    Divinismo: representa o conjunto de dons mediúnicos. É o veiculo da comunicabilidade dos espíritos.

    Espiritismo: na obra “O Céu e o Inferno”: a Sagrada Finalidade do espírito é a Bem-aventurança Dinâmica - a Perfeição.
    Divinismo: a Sagrada Finalidade é a Deificação. A volta ao Princípio na mais total e plena reintegração vibracional sem perder a individualidade. A Plena infusão no PRINCÍPIO.

    Espiritismo: na obra “O Evangelho Segundo o Espiritismo” cap. 3: os Estágios dos mundos são: primitivos, expiações - provas, regeneradores, Felizes e Celestiais. Há lideres interpretando que o Planeta, após o advento da Era Cientifica e Tecnológica atual, está caminhando para o estágio de mundo regenerador. Ignoram o Sermão Profético de Jesus - Matheus cap. 24 e 25 e o Apocalipse.
    Divinismo: classifica-os em expiações, provas, missões e Jerusalém Celestial (grau Crístico). Estamos no findar do mundo de expiações e após a profilaxia apocalíptica, que já se iniciou, a partir de meados deste século em diante, ingressará no nível de provas (Um Novo Céu e uma Nova Terra - Apocalipse).

    Espiritismo: três virtudes (“No Evangelho Segundo o Espiritismo”): Fé, Esperança e Caridade.
    Divinismo: com a evolução atingida pela Humanidade, hoje elas são: Consciência, Certeza e Bondade.

    Espiritismo: “PAI NOSSO”: adota o da Bíblia Judeu-Cristã.
    Divinismo: com a “Vulgata Latina” e demais versões que a sucederam, houve deturpação daquilo que originalmente Jesus ensinou a seus apóstolos. Na obra “O Evangelho Eterno” - com o título - Burrices que Jesus não disse - analisa sinteticamente os erros e deturpações. Por essa razão, nesta vida escreveu vários Pai Nosso’s tais como: Pai Nosso da Eternidade, da Maturidade e da Inteligência.

    Espiritismo: Os Principais Precursores das Idéias Cristãs, foram Sócrates e Platão.
    Divinismo: Os precursores vêm de muito antes deles tais como: Rama, Crisna, Hermes Trimegisto, Orfeu, Pitágoras, etc.

    Espiritismo: “migrações cósmicas”: quando atingem o grau máximo de adiantamento no mundo em que vivem, os espíritos passam para um outro mais avançado e assim sucessivamente até que cheguem ao estado de espíritos Puros.
    Divinismo: não é assim. Os espíritos degradados é que devem sair por não merecerem herdar a Habitação Cósmica, que necessita evoluir para uma NOVA ERA. Eles é que são expulsos. Ex.: Os Exilados do Orbe de Capela; Os Fora Daqui (Apocalipse).

    Espiritismo: no livro dos Espíritos - Anjos - são espíritos puros em razão da proximidade com Deus.
    Divinismo: fazem parte da Mensageiria Divina. Trazem - mensagens divinas aos encarnados. Exemplo - O anjo Gabriel da Bíblia Judeu-Cristã. Espíritos Puros - são os que já se cristificaram, não devendo esquecer dos Anjos da Guarda, que não são puros...

    Espiritismo: os espíritos desencarnados ou errantes, não ocupam uma região determinada e localizada no plano astral. Estão espalhados por todos os lugares no espaço.
    Divinismo: ao contrário. Estão subordinados às Leis de Equidade Vibracional e Duplicatas Etéricas. Cada qual tem seu exato lugar no Plano Astral.

    Espiritismo: “a Finalidade da Existência” é atingir a Perfeição.
    Divinismo: é a Deificação Plena.

    Espiritismo: “demografia Planetária”:. Kardec afirma que não sabe, o número de Espíritos no Plano Astral.
    Divinismo: nesta encarnação corrigindo essa falha afirma que ela é constituída de setenta e dois bilhões de espíritos. Pouco mais de seis bilhões, estão encarnados.

    Espiritismo: “migrações interplanetárias”. Estaria havendo naquela época (séc. XIX) numa “emigração” de espíritos, excluídos da Terra por se tornarem um obstáculo ao progresso. Afirma Kardec que irão expiar seu endurecimento - uns nos mundos inferiores e outros em raças terrestres atrasadas - que são equivalentes aos mundos inferiores, onde levarão seus conhecimentos e irão com a missão de as fazer progredir. No dizer dos espíritos (não é o Espírito da Verdade = a Mensageiria Divina), a Terra não deverá ser transformada por um cataclismo que anulará subitamente uma geração. A geração atual desaparecerá gradualmente. Assim, aqueles que esperarem ver a transformação por efeitos sobrenaturais maravilhosos, serão decepcionados (pág. 358 - Ed. Lake).
    Divinismo: esses fatos de certa forma coincidem com os previstos no Apocalipse para o findar do milênio passado e início deste - os Fora Daqui - Apocalipse 22. Só que ao contrario, o cataclismo deverá ocorrer e apenas um terço da demografia planetária, deverá merecer a Terra dos futuros ciclos. A realidade aí está, ao alcance de todas as pessoas bem sintonizadas com ela. É uma questão de mera constatação.

    Espiritismo: “Tese Roustainguista”. Há uma parte das Federações Espíritas - adotando os Evangelhos de Roustaing - afirmando que Jesus teria tido um corpo fluídico (ou etérico) ao invés de físico-carnal. Kardec concluiu (pág. 304-ed. Lake) que Ele tinha corpo carnal, isto é, tinha um corpo material de natureza idêntica a de todos.
    Divinismo: não concorda com o Roustainguismo, Jesus tinha um corpo carnal (obra - Amor, Moral e Revelação - pág. 14).

    Espiritismo: na obra “Obras Póstumas”. Com Kardec ocorreu apenas, o início da restauração, devendo reencarnar em um novo corpo em outras condições, para terminar a obra, que não poderia ser concluída naquela encarnação.
    Divinismo: o Término da restauração, já ocorreu no Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho Eterno. Foi concluída com as suas obras escritas, instituindo o Divinismo.

    Espiritismo: Lei de Deus: adota a existente na Bíblia Judeu-Cristã.
    Divinismo: afirmou o Kardec reencarnado: “Mexeram na Lei. Vim consertá-la reescrevendo os Dez Mandamentos - tal qual, como recebidos originalmente, quando fui Moisés no Sinai”.

    Espiritismo: acontecimentos do Papado (pág. 225/226 - Ed. Lake). O espírito comunicante “ch”, chama o Papa de representante de Deus na Terra...
    Divinismo: discorda totalmente. Considera a Igreja Romana como o Cavalo Preto do Apocalipse... Em que pese, nas bases da Igreja Romana possuírem, pessoas maravilhosas e de condutas santas, com excelentes obras assistenciais e de benemerência, como por exemplo: a Madre Tereza de Calcutá e muitas outras, a questão está nas Origens dessa Instituição. Jesus nunca disse que Pedro seria o primeiro Papa. O que está registrado na Bíblia é resultante de uma deturpação realizada na época (380-410 D.C.) por ocasião da feitura da Vulgata Latina - realizada pelo poliglota Jerômino. A Igreja Romana foi isto sim, fundada pelo Imperador Constantino Cloro no séc. IV D.C. que mandou perseguir todos aqueles, que cultivavam a Revelação (vide no site www.divinismo.org/apostilas - Igreja Católica Apostólica).

  • QUEM É O ATUAL LÍDER?

    Seguindo os ensinos de Jesus e de Osvaldo Polidoro - quando encarnado - “que não haja Príncipe entre vós”, não há líder ou líderes no Divinismo.
    Formamos comunidades divinistas, sem lideranças espirituais.
    Cada uma delas possuem comissões, para efeitos meramente administrativos.

  • QUAL O MELHOR LIVRO PARA SER LIDO POR UMA PESSOA INICIANTE NO DIVINISMO? E QUAL O MELHOR LIVRO SOBRE O ASSUNTO? COMO OBTÊ-LOS?

    O maior livro é o Evangelho Eterno e Orações Prodigiosas - de leitura difícil aos neófitos - poderá ser consultado o site do curso Introdução ao Divinismo, cuja leitura poderá auxiliar o iniciante nos conhecimentos básicos da Doutrina.

    Os demais livros constam neste próprio site para download gratuito, bem como poderão ser obtidos na livraria Saraiva - Shopping Center Eldorado - SP capital ou em outras congêneres.

  • PORQUE ACREDITAR QUE OS LIVROS DE OSVALDO POLIDORO SÃO A DOUTRINA DE DEUS?

    Bastará examiná-los e estudá-los profundamente, para chegar-se facilmente a essa conclusão.

    Seus ensinamentos por si sós, falarão por Ele. Somente os espíritos vanguardeiros, é que os assimilarão bem. São livros para espíritos locomotivas, não para vagões. Muitos leitores não irão aceitá-los, por falta de capacidade assimilativa.

    Motivo: eram para ocorrer, somente a partir de meados deste século.

    Por Ordem Divina, houve uma antecipação, daí a dificuldade de seu entendimento, para a grande maioria dos encarnados.

  • POR QUE OS TEXTOS ESCRITOS POR OSVALDO POLIDORO FAZEM CRÍTICAS FORTES ÀS OUTRAS RELIGIÕES?

    Jesus jamais ensinou, buscai uma religião e ela vos libertará.

    Afirmou: “Buscai a Verdade e Ela vos tornará livres”.

    Assim todas as religiões são de criação humana.

    A única é a Verdade.

    Assim, tal qual como procederam Jesus e João Batista que combateram sem tréguas os religiosos profissionais daquela época, coerentemente, Ele o fez, nesta encarnação. .

  • POR QUE OS 10 MANDAMENTOS SÃO ESCRITOS DIFERENTEMENTE DA BÍBLIA?

    Porque após o Cativeiro da Babilônia, o Pentateuco que havia sido destruído por Saul foi reconstituído por tradição oral pelos escribas, Esdras e Nehemias. Eles ouvindo os anciãos das 12 tribos de Israel, fizeram a reconstituição.

    Assim, surgiram todos os equívocos contidos naquele documento tais como: Adão e Eva como primeiro casal e o igualmente Supremo Documento com as falhas conhecidas.

    Tendo sido uma de suas vidas a de Moisés - Osvaldo Polidoro - ficou incumbido por Deus de consertá-los, reescrevendo-os tal como os originais, daí a diferença existente entre ambos.

    Afirmou: “Buscai a Verdade e Ela vos tornará livres”.

    Assim todas as religiões são de criação humana.

    A única é a Verdade.

    Assim, tal qual como procederam Jesus e João Batista que combateram sem tréguas os religiosos profissionais daquela época, coerentemente, Ele o fez, nesta encarnação.

  • OSVALDO POLIDORO

  • COMO PODEMOS TER CERTEZA QUE OSVALDO POLIDORO É ALLAN KARDEC?

    Bastará examinar-se Sua vida e Suas obras, cotejando-as com os personagens enunciados. Em termos de conhecimentos e trabalhos mediúnicos realizados, nenhum o iguala.

    Com todo o respeito que merecem de nossa parte, podemos afirmar, sem rebuços, que são obras de Doutrina de nível muitíssimo superior a todos os respeitáveis irmãos mencionados.

    Apenas para informação: no início da década de 1960, indo em comitiva chefiada pelo general Levino Wischral - então encarnado - espírito respeitadíssimo na cidade de São Paulo - visitar o Chico Xavier, após ser perguntado ao mundo espiritual presente no local, a respeito de Osvaldo Polidoro, foi respondido por intermédio do grande médium de Uberaba: “O Céu manda ficar com Osvaldo Polidoro”. Àqueles que desejarem conferir essa afirmação, bastará dirigirem-se àquele local, e, tentarem localizar algum remanescente dos presentes àquela época.

  • NÃO TERIA SIDO CHICO XAVIER?

    Com todo o respeito e admiração que temos pelo notável médium mineiro, ele é isto sim, a reencarnação de dois conhecidos personagens históricos: Dante Alighieri e Danton da Revolução Francesa.

    Fez um trabalho maravilhoso e desencarnou muito bem, mas, doutrinariamente está muito aquém das culminâncias atingidas por Osvaldo Polidoro.

    Que nos perdoem os seus seguidores, mas a Verdade, deve ser colocada em primeiro lugar.

  • POR QUE NEM A FEB OU OUTRA FEDERAÇÃO ESPÍRITA RECONHECEM OSVALDO POLIDORO COMO ENCARNAÇÃO DE ALLAN KARDEC?

    A resposta é simples. Porque não o conheceram bem nesta encarnação.

    Bastará, porém, estudarem melhor Suas obras, para fatalmente mudarem e temos certeza, reverem suas posições. Será uma questão de tempo, e os seus ensinamentos, naturalmente, impor-se-ão por seu profundo conteúdo, em todo o Planeta.

  • POR QUE OSVALDO POLIDORO, O KARDEC REENCARNADO, É TÃO DESCONHECIDO? NÃO É DE SE ESPERAR QUE OS ESPÍRITOS COMUNICANTES O ANUNCIEM POR TODA A PARTE?

    Como é sabido, grande parte das sessões espíritas hoje em dia, estão mais no nível das sessões de desobessessão.

    Lamentavelmente, o cultivo revelacionista em nível mais elevado, tem sido cultivado por uma minoria. Nestas últimas reuniões por certo, não tem faltado esse reconhecimento.

    Dependerá tão somente da ambiência espiritual bem elevada e participando bons médiuns videntes e incorporadores, para que essa informação, surja naturalmente.

    Conosco que nos perdoem a franqueza, Jesus, Maria, João Evangelista, Bezerra de Menezes e outros espíritos de escol, não tem faltado com esse testemunho.

  • SENDO OSVALDO POLIDORO O MESMO ESPÍRITO QUE MOISÉS, ELIAS E JOÃO BATISTA, POR QUE NÃO PRODUZIU FENÔMENOS MARAVILHOSOS (DITOS MILAGRES) A PONTO DE FICAR CONHECIDO ENQUANTO ENCARNADO ? QUAIS FENÔMENOS ELE PRODUZIU?

    Como é sabido, à época de Jesus havia necessidade de realizar fenômenos de efeitos físicos, que contrariassem as leis brutas da natureza. Hoje, os tempos são outros.

    Os fenômenos não devem ser mais, tangentes, mas sim inteligentes. As vidências é que tenderão a prevalecer. Nesse campo, há magníficos médiuns dando o seu testemunho. Conosco mesmo, há dezenas trabalhando, nesse nível.

  • NÃO É MUITA PRETENÇÃO DE OSVALDO POLIDORO SE AUTO-INTITULAR A REENCARNAÇÃO DE RAMA, KRISNA, ALGUNS BUDAS, HERMES, ZOROASTRO, ORFEU, PITAGORAS, PLATÃO, HENOCH, EZEQUIEL, ELIAS, JOÃO BATISTA, ALLAN KARDEC ENTRE OUTROS? O QUE DIZER DAS CONTRADIÇÕES DE PENSAMENTOS DESTES MESMOS VULTOS, SE ELES FORAM UM ÚNICO ESPÍRITO?

    Preliminarmente, Jesus na época em que esteve encarnado, sempre usou a 1ª pessoa do singular para dizer: Eu sou o caminho... ninguém vai ao Pai se não por Mim, Eu e o Pai somos Um e assim por diante. Não foi essa uma das acusações do Sinédrio, achando-O muito petulante e arrogante?

    Se o Divino Mestre, voltar à carne fazendo as mesmas afirmações, não dirão a mesma coisa a seu respeito?

    Tudo é uma questão de autoridade espiritual. Quem É, É.

    Se não disser que É, não estará dizendo a Verdade, pois não?

    A questão está nas pessoas, recipiendárias dessas afirmações.

    É necessário ter tamanho espiritual, para em examinando as Suas obras opinarem em sentido favorável ou não. Sem o estudo aprofundado delas, parece não ser muito prudente, afirmar-se em contrário.

    Quanto às contradições de pensamento desses vultos, elas são meramente aparentes.

    A mesma Verdade poderá ser dita em diferentes locais, em diferentes línguas pelo mesmo espírito em diferentes roupagens carnais, correspondentes às circunstâncias peculiares às respectivas vidas.

    Deve-se levar em conta também, as múltiplas traduções e versões, realizadas nem sempre por pessoas suficientemente gabaritadas para a realização dessas tarefas. Tradutore, traditore...

    Uma coisa é certa, todos os personagens citados, sempre possuíram uma mesma linha central de pensamento.

  • NA BÍBLIA NÃO ESTA DITO QUE RECONHECEMOS OS PROFETAS PELAS SUAS PROFECIAS CUMPRIDAS? O QUE DIZER ENTÃO DA PROFECIA DE QUE NÃO FINDARIA O II MILÊNIO SEM QUE TERRÍVEIS ABALOS ACONTECESSEM?

    Bem antes de desencarnar, Osvaldo Polidoro avisou, que os acontecimentos previstos poderiam ocorrer um pouco depois das previsões, isto é, deveriam ocorrer já no início do III milênio. Bastará um simples exame no atual cenário planetário, para se observar que o Apocalipse já se iniciou... As guerras, pestes e doenças estão aí a olhos vistos, para quem quiser observar. Só estão faltando os cataclismos mais fortes previstos no Apocalipse. Infelizmente, a sua ocorrência está muito próxima... O ponto do dilúvio de fogo previsto: “Será, quando a imoralidade chegar a um nível inconcebível”. O dia exato, só Deus sabe.

  • COMO VOCÊS PROVAM QUE OSVALDO POLIDORO JÁ ESTÁ INFUSO NO PRINCÍPIO? E PORQUE JESUS NÃO?

    Em razão de suas próprias informações, quando ainda na carne. João Batista era, à época, o Grande Mestre em Doutrina, conforme reconheceu Jesus ao afirmar: “Quando Elias (João Batista) vier de novo (reencarnar) vos conduzirá em toda a Verdade”.

    Jesus - veio para ser o Modelo de Conduta.

    João Batista - o Mestre em Doutrina.

    Jesus - teve apenas cinco encarnações neste Planeta. João Batista, trinta e sete.

    Já está totalmente infuso no Princípio.

    Já voltou a ser plenamente Deus em Deus - é um espírito Deificado.

    Jesus é um Espírito Deificante - prestes à total Deificação.

    Pelas previsões “poderá” reencarnar após meados do Séc. XXI.

    João Batista não mais terá a obrigação de reencarnar, por estar já totalmente infuso no Princípio.

    Como provar isso? Com fatos tangentes, ao rés do chão? Não existe essa possibilidade.

    Apenas podemos informar de maneira totalmente desinteressada, que fomos testemunhas dos vários diálogos entre ambos nesse particular, quando Osvaldo Polidoro ainda estava na carne, e Jesus se comunicando através de médiuns.

  • ORAÇÕES/REUNIÕES

  • VOCÊS RECEBEM DÍZIMO?

    Não. Seguimos os ensinos do Divino Mestre Jesus ao afirmar: “Daí de graça o que de graça recebestes”. A Bíblia judeu-cristã foi através dos tempos muito manipulada. Assim, a palavra “dízimo” que alguns religiosos profissionais dizem ser ensinamento bíblico que permite a sua cobrança como contra-prestação de seus serviços religiosos, na verdade não passa de uma inserção humana, para justificar a tal cobrança. Jesus e seus apóstolos, jamais cobraram por seus trabalhos espirituais.

    Aliás quando se referiu sobre esses profissionais Ele disse:

    “Apartai-vos de mim, maus obreiros”

  • O QUE É UMA REUNIÃO DIVINISTA?

    É uma reunião espiritual realizada conforme a orientação de Paulo de Tarso contida na Primeira Epístola ao Corintios - capítulos 12, 13 e 14, em que se dá a “comunhão” espiritual entre espíritos sem carne e espíritos com carne.

    Objetivo: ilustrar, advertir e consolar os encarnados que vivem fechados na escuridão dos sentidos.

    Traz também: Avisos espirituais, Ensinos e Graças.

    Procura imitar as reuniões que foram realizadas por Jesus e seus apóstolos, todos grandes médiuns - dotados de excelentes faculdades mediúnicas, que de forma alguma se confundem com fenômenos parapsicológicos que tratam tão somente de fenômenos incomuns da mente humana.

  • POR QUE É IMPORTANTE FREQUENTAR UMA REUNIÃO DIVINISTA? NÃO BASTA LER OS LIVROS E SEGUIR UMA VIDA DECENTE?

    Ler os livros e ter uma conduta decente, são importantíssimos.

    Mas como disse Paulo de Tarso: “Importa que façais algumas coisas, sem olvidar outras”. A frequência a boas reuniões permite a permuta fluido-elétrico magnética entre os participantes, colaborando com o mundo espiritual na realização de trabalhos de ajuda aos necessitados no Planeta. O mundo astral, não tem esses elementos que só os encarnados podem fornecer.

    Além disso, como ninguém anda desacompanhado, ao participar de uma boa reunião mediúnica, os acompanhamentos negativos serão encaminhados para os seus devidos lugares no mundo espiritual, livrando os encarnados dessa pressão.

  • QUAL A MELHOR FORMA DE FAZER AS ORAÇÕES?

    Ler os livros e ter uma conduta decente, são importantíssimos.

    É desligar-se dos problemas externos, e procurar o máximo de sintonização espiritual. Sempre com silêncio e tranqüilidade no ambiente, e, se possível total recolhimento.

  • PODE-SE FAZER ORAÇÃO EM CASA SOZINHO(A)?

    Claro que sim. É sempre bom.

    Isso não nos desobriga de participar de orações em conjunto que é necessário e insubstituível, pelo menos uma vez na semana.

  • POSSO ORAR NO ESCURO?

    O ideal é fazê-lo no claro, com o máximo de luz. Trevas atraem trevas e luz atrai luz.

    Lembrança: o máximo de trevas no Planeta é à meia noite e o máximo de luz, ao meio dia.

  • DEVE-SE ACENDER VELAS?

    O ideal é fazê-lo no claro, com o máximo de luz. Trevas atraem trevas e luz atrai luz.

    Lembrança: o máximo de trevas no Planeta é à meia noite e o máximo de luz, ao meio dia.

  • PARA QUE SERVEM AS ORAÇÕES: A BEZERRA DE MENEZES, PRETOS VELHOS, ETC.?

    Para sintonizar com as correntes espirituais e através delas beneficiarem a si próprios e as outras pessoas para quem se ora.

    A de Bezerra de Menezes, deve ser feita quando se tratar de auxílios médicos.

    A dos Pretos Velhos, para limpeza de pessoas e ambientes.

  • PORQUE SE FALA EM PRETOS VELHOS? ISTO NÃO PARECE MACUMBA?

    De forma alguma.

    Pela Lei de Equidade Vibracional, as comunicações espirituais ocorrem em diferentes níveis.

    Como há espíritos, mais novos, recém ingressados na bípede-verticalidade (ex: tribos africanas, asiáticas, etc.) as comunicações se dão nesse nível.

    Sintetizando há comunicações de:

    a) Candomblé - à moda africana, através de batuques e outras manifestações.

    b) Umbanda - como muitos vieram para o Brasil à época da colonização - através dos famosos navios negreiros. A Igreja Romana que era na ocasião religião oficial, obrigou-os a introduzir os Santos Católicos.

    Assim da miscigenação do Candomblé-Africano e os Santos Católicos - surgiu a Umbanda. Forma sincrética de ambos.

    Os Pretos Velhos, Índios e Caboclos formam legiões que realizam a limpeza astral de pessoas e ambientes. Fazem o trabalho de limpeza mais pesado.

    Assim, são muito úteis. Sem eles a Humanidade encarnada estaria em situação muito difícil, dadas as características de mundo espiritualmente inferior do nosso sofrido Planeta.

    A forma negativa - chamada Quimbanda sim, pode ser chamada de macumba.

    Os Pretos Velhos, trabalham para desmanchar os serviços inferiores praticados. É necessário, saber separar bem o trigo do joio, para não tirar conclusões equivocadas.

    c) Espíritas - realizadas como na época de Kardec, com ênfase para as de natureza obsessiva, também conhecidas como de mesa branca, para se diferenciarem do Candomblé e Umbanda, realizadas muitas, a céu aberto, mas sem formar correntes mediúnicas.

    d) Divinistas - há outras reuniões mais elevadas, em que se comunicam espíritos de escol tais como: Jesus, Maria, João Evangelista, etc. Chamamo-los de reuniões Divinistas. Com a evolução da Humanidade para a Nova Era, que virá a partir de meados deste século, serão as que prevalecerão a partir daí.

    São as reuniões ideais. Bastará lembrar a conhecida frase de Jesus: “Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome aí estarei”. Essa é sua fundamentação bíblica, já que quem tem o dom da Ubiqüidade, poderá estar em qualquer local, inexistindo assim tecnicamente qualquer limitação para que elas ocorram em ambientes bem preparados vibracionalmente. Tudo de acordo com a Lei de Equidade Vibracional..

  • REVELAÇÃO

  • PARA QUE SERVEM AS ORAÇÕES: A BEZERRA DE MENEZES, PRETOS VELHOS, ETC.?

    Para sintonizar com as correntes espirituais e através delas beneficiarem a si próprios e as outras pessoas para quem se ora.

    A de Bezerra de Menezes, deve ser feita quando se tratar de auxílios médicos.

    A dos Pretos Velhos, para limpeza de pessoas e ambientes.

  • O QUE É REVELAÇÃO?

    É o intercâmbio entre os dois planos da vida: entre espíritos desencarnados e espíritos com a roupagem carnal.

    Ela é lei Divina. Desde épocas imemoriais, os espíritos se comunicam através de pessoas que possuem dons mediúnicos ou intermediários.

    Esses dons também são conhecidos como: dons do Espírito Santo ou como na Epístola de Paulo aos Corintios - cap. 12 - como Carismas.

    A Bíblia Judeu-Cristã, do começo ao fim, isto é do Gênese (1º livro) ao Apocalipse (último) é um verdadeiro tratado Revelacionista.

    Os grandes vultos bíblicos como - Moisés, Elias, Ezequiel, Daniel, Samuel, Joel, Isaias, Jeremias, Jesus, João Batista, Pedro Tiago, João Evangelista e tantos outros eram portadores de dons intermediários.

    Se as comunicações espirituais foram, ao longo da história, cultivadas, por Eles, chamá-las de Coisa do Diabo, Satanás ou Belzebu, como fazem os religiosos profissionais, não é um contra-senso?

    O último livro da Bíblia, não tem no seu final, um versículo sequer, afirmando que a partir de então, as comunicações espirituais seriam banidas do Planeta.

    O que houve, isto sim, é que no século IV d.C. surgiu a Instituição Romana que chamando-as de coisa de belzebu, substituiu-as por altares, passando a combatê-las através de Inquisições que ao longo da História sacrificou, milhares de enviados de Deus. O resto, a própria História demonstra o que ocorreu.

    Após a Revolução Francesa e com a vinda do Profeta Elias com o nome de Allan Kardec, tudo passou a liberalizar-se. Hoje está novamente livre o cultivo.

    As religiões, para poderem sobreviver exploram as mídias, televisiva e jornalística, procurando sufocá-las de todas as formas.

    Como há diferentes níveis espirituais, por equidade vibracional - há igualmente diferentes níveis de cultivo revelacionista. Depende da ambiência espiritual formada no local da reunião.

  • O QUE É PENTECOSTE?

    A 1ª tentativa de generalizar as comunicações espirituais no Planeta deu-se com Moisés (Velho Testamento, Números, 11) - séc. XIII A.C.

    Com a deturpação do Clero Judaico sufocando-a, a 2ª tentativa ocorreu após o desencarne de Jesus (Atos cap. 2). Com a nova deturpação no séc. IV, através da fundação da Igreja Romana, o Novo Pentecoste só foi possível na França com Allan Kardec - séc. XIX D.C.

    Hoje, há liberdade para as comunicações espirituais. Infelizmente, os religiosos profissionais existentes, usando a mídia e outros meios de comunicações de massa, combatem a Revelação chamando-a ora de Coisa de Belzebu ora de Coisa do Demônio. Daí a necessidade da faxina apocalíptica, para restabelecer plenamente a Revelação no Planeta. Ela é a Luz do Mundo. Sem Ela em sua plenitude, a Humanidade continuará nas trevas.

  • APOCALIPSE

  • O QUE É APOCALIPSE?

    Significa em grego: Revelação.

    É o conjunto de fatos relatados a João Evangelista, pelo anjo relator, na ilha de Patmos - no Mar Egeu.

    Esse conjunto, forma o último livro da Bíblia Judeu-Cristã.

    Nele em síntese, está dito que haveria, nos tempos atuais, uma limpeza planetária. Uma separação entre cabritos e ovelhas conforme o Sermão Profético de Jesus (Mateus: 24 e 25).

    Após a faxina, a Terra evoluirá para o “Novo Céu e Nova Terra”. Sairá da Juventude para ingressar no Ciclo da Maturidade.

    Na escalada evolutiva, a Terra poderia passar de uma etapa para outra, sem sofrimentos. Entretanto, como os religiosismos passaram a dominar as mentes, combatendo a Revelação que é a luz do mundo, a humanidade terráquea passou a viver nas trevas. Estas atraíram todas as mazelas existentes, tais como máfias, lenocínios, violências, tráfico de drogas e demais imoralidades. Assim, uma varredura, tornou-se necessária.

    Após a profilaxia, a partir de meados deste século, a humanidade caminhará para uma Nova Era, rumo à Jerusalém Celestial, conforme o último livro da Bíblia.

  • O DIVINISMO ACREDITANO FIM DO MUNDO?

    Não. Como a Humanidade ficou dominada pelas múltiplas religiões e seitas que sufocaram as comunicações espirituais e continuam a fazê-los presentemente, as comunicações precisam ser restabelecidas no mundo. Sem a Revelação a Humanidade encontra-se mergulhada nas Trevas Espirituais.

    Para que ela possa ser restabelecida e sabiamente cultivada, terá que ocorrer necessariamente, por parte da Justiça Divina, uma profilaxia no Planeta.

    Por essa razão haverá uma faxina - que Jesus no Sermão Profético, chama de separação entre cabritos e ovelhas. Matheus 24, 25.

    Com os acontecimentos - que já estão ocorrendo e que infelizmente deverão aumentar gradativamente de intensidade conforme a previsão no Apocalipse (último livro da Bíblia) - dois terços deverão migrar (expulsão dos cabritos) e o outro terço (as ovelhas) deverão merecer herdar a Terra dos futuros ciclos.

    Não haverá fim do mundo, mas sim uma limpeza dos espíritos imundos (no Apocalipse cap. 22 - “Os fora daqui”). Não existe o acaso. Há um Programa Divino para os mundos e as Humanidades, inseridas no Cosmo.

    A Terra deverá depois da faxina evoluir para o “Novo Céu e Nova Terra” conforme a previsão bíblica.

  • JESUS

  • O QUE SIGNIFICA CRISTO?

    Cristo, origina-se da palavra grega: “Kristos”, que quer dizer Uno.

    Seu nome era Jesus de Nazaré (oriundo dessa cidade) o Cristo.

    Cristo, não é nome, é grau evolutivo.

    Cristificar-se significa voltar a ser Uno com o Pai Divino.

  • O QUE VEM A SER A FRASE JESUS, NINGUÉM VAI AO PAI, SENÃO POR MIM?

    Porque Ele é o Modelo de Conduta a ser imitado, para que todos cheguem lá.

    Todos precisamos de um Modelo de referência. Bastará que o conheçamos bem, como pensou, sentiu e agiu para sabermos em conseqüência, como proceder diante das diversas situações da vida.

    Assim, qual a pergunta a nos fazer, ao ter que agir, nas mais diferentes situações da Vida Social? Será esta: como agiria Jesus, se estivesse em meu lugar?

  • JESUS CRISTO NÃO É DEUS?

    Claro que não.

    Basta examinar seus ensinamentos no Novo Testamento:

    1) “A Verdade que vos prego não é minha, mas “Daquele” que me enviou”.

    2) “Por que me chamas tu bom, bom só Deus o É”.

    3) “Quem a mim recebe, recebe “Aquele” que me enviou”.

    Portanto, Ele sempre se afirmou um “simples enviado” de Deus - O Messias.

    Outra interpretação, torná-lo-ia contraditório.

  • JESUS É MAIS IMPORTANTE QUE TODOS QUE VIERAM?

    Cada qual com sua missão.

    Como Divino Modelo sim.

    Como Doutrinador foi João Batista (Osvaldo Polidoro), conforme Jesus mesmo admitiu que seria Ele (Elias), quem nos conduziria em “Toda a Verdade”.

  • OUTRAS

  • DEUS É FIEL?

    Essa indagação nos parece totalmente absurda. Revela grande ignorância espiritual. Lamentavelmente, essa frase tem sido utilizada - com grande infelicidade - por algumas seitas religiosas, de forma ostensiva, inclusive nos vidros dos carros.

    Deus É o que É.

    Quem tem que ser fiéis, são os seus filhos. Nós é que temos essa obrigação de fidelidade às suas Leis Eternas, Perfeitas e Imutáveis.

  • O QUE É ECTOPLASMA?

    É matéria quintenssenciada.

    É conhecido também como elemento ódico ou metérgico.

    O mundo espiritual se utiliza dele para curar pessoas doentes e necessitadas.

    Só os encarnados o possuem para doar. As doações ocorrem muito nas reuniões espíritas e divinistas. Uns têm mais, outros menos. A variação entre os encarnados é grande.

  • COMO É DADO O PASSE? OU PORQUE O DIVINISMO NÃO DÁ PASSE?

    Para dar o passe individual bastará colocar a mão direita sobre a cabeça do receptor(a), pensar em Deus e na corrente médica comandada por Bezerra de Menezes. Dar passes individuais, o Divinismo recomenda sim.

    O Divinismo nas reuniões públicas, já dá o passe através das permutas eletromagnéticas que ocorrem sempre que haja orações comunitárias.

    Esse intercâmbio entre as pessoas que trabalham nas correntes é um passe mais forte que o simplesmente individual, pois é a somatória de todos os participantes - uma verdadeira bateria eletromagnética. O passe individual, também é indicado, por quem tenha condições de dá-lo.

  • O QUE SE DEVE CONHECER SOBRE PALAVRA E O PENSAMENTO? COMO ELES AFETAM OS PRÓXIMOS E A NÓS MESMOS?

    “As más conversas corrompem os bons costumes” (Paulo de Tarso).

    As palavras exteriorizam idéias. Assim é importante usá-las bem.

    Os pensamentos têm força. Caminham pelo éter e poderão ajudar ou prejudicar as pessoas a quem são endereçados.

    Tudo é gravado no perispírito do emitente. Assim se contraí carma positivo ou negativo, conforme as emissões realizadas.

    Desta forma, é sempre recomendável pensar bem relativamente aos outros, mesmo que sejam adversários.

  • TENHO MEDO DOS ESPÍRITOS E FANTASMAS, O QUE POSSO FAZER SOBRE ISTO?

    Bastará freqüentar boas reuniões mediúnicas, nas quais os espíritos naturalmente, serão encaminhados pelas correntes astrais para seus devidos lugares.

    Conscientize-se e pratique boas obras espirituais. A Oração dos Pretos Velhos, bem lida, ajudará muito. Fantasmas não existem, são ficções humanas.

  • É PRECISO SER DIVINISTA OU ESPÍRITA PARA TER MEDIUNIDADES? COMO FAZER PARA DESENVOLVÊ-LAS? SÃO OS MÉDIUNS PESSOAS MAIS DESENVOLVIDAS ESPIRITUALMENTE (MAIS SANTAS) DO QUE AQUELES QUE NÃO POSSUEM MEDIUNIDADES (REFIRO-ME A MEDIUNIDADE DESABROCHADA)?

    Claro que não. Qualquer pessoa poderá ter mediunidades. Para desenvolvê-las, bastará participar de boas reuniões espirituais, procurando ser útil ao próximo.

    O fato de possuir boas faculdades mediúnicas, não significa ter bom nível espiritual. Em muitos casos elas decorrem inclusive de carma negativo. Em alguns casos é instrumento que Deus dá a seus filhos, para em trabalhando, pagar dívidas pretéritas.

  • COMO PODE EXISTIR FALHAS NA CODIFICAÇÃO SE FORAM DITADAS POR DIVERSOS ESPÍRITOS COM IGUAL TEOR?

    Como é por demais conhecido, Kardec trabalhou com mil e cem grupos de médiuns de diferentes níveis espirituais.

    Os cinqüenta cadernos recebidos por Ele, para colocá-los em ordem, codificando-os em um todo sistematizado, foram emanados de espíritos de diferentes rincões espirituais. O espírito da Verdade sim - a Mensageiria Divina - vinha de Deus, através dos anjos comunicantes. Os demais não, daí alguns equívocos existentes na Codificação.

    Nesta encarnação, Ele veio em outro corpo e em outras condições para consertar os erros ocorridos e acrescentar o que não pôde ser dito no séc XIX.

    À guisa de exemplo: Allan Kardec nada escreveu sobre o livro dos Atos, as Epístolas e o Apocalipse.

    Nesta encarnação, escreveu denodada e exaustivamente sobre tudo.

  • COMO FAZER PARA SABER O QUE ESTÁ CERTO (ORIUNDO DE DEUS) E O QUE ESTÁ ERRADO (INTRODUZIDO PELOS HOMENS) NA BÍBLIA?

    Interpretando-a, à luz das Verdades Chaves da Doutrina do Caminho do Senhor - que se constituem nas Leis Fundamentais que regem o Infinito. Essas Leis Fundamentais - formam no conjunto o Código Imortal - escrito pelo Kardec reencarnado no Evangelho Eterno e demais Obras Complementares.


Respostas elaboradas por Elzeário H. Sampaio Alves.

Home |  Divinismo |  Doutrina |  Orações |  Livros |  Downloads |  Cursos |  Vídeos |  Cadastro |  FAQ |  Contato 

Copyright © 2000 / 2011 - Divinismo.org