top

DIVINISMO



O QUE É DIVINISMO?

divinismoA Sagrada Finalidade da Existência do espírito filho de Deus é desabrochar o Deus Interior até sintonizar com o Princípio ou Deus, de onde saiu com todas as Virtudes Divinas em potencial para desabrochar tudo no curso das existências do espírito, em mundos e humanidades, até a Volta, de novo, à Unidade Divina.

Ninguém é filho especial de Deus, mas todos os filhos têm em si o Reino de Deus a desabrochar no imo. Aquilo que Deus é, isso mesmo é o filho, em essência. Deus é impessoal, o Centro Gerador. É íntimo e não próximo, não precisa vir de fora, mas deve ser descoberto no imo, por evolução de cada homem ou filho, em si mesmo.

Os clericalismos, entretanto, colocam os filhos longe do Pai Divino, que eles impõem como sendo antropomórfico e individual.

E tanto aprendem a olhar para fora, a cultivar idolatrias, que se esquecem de que são partículas de Deus, de que trazem no imo as virtudes que, desabrochadas, desenvolvidas, resultarão em Luz, Glória e Poder. A Ciência da Unidade, dos Grandes Iniciados, faz reportar a isso. Mas um tal estado não pode ser adquirido exteriormente, porque é uma questão de autofazimento.

O que importa, entretanto, é conhecer ao máximo as três realidades máximas, que são: ORIGEM, PROCESSO EVOLUTIVO e SAGRADA FINALIDADE.

Atingir a finalidade, ou voltar a ser UNO, VERBO DIVINO OU AGENTE INDIVIDUADO DO PRINCÍPIO, sem viver o respeito que deve às leis fundamentais ou poderes determinantes, é totalmente impossível.

Ao seio dos ENSINOS INICIÁTICOS, Três Fatores Fundamentais Deus entregou, para Seus filhos poderem atingir mais depressa a SAGRADA FINALIDADE, com menos sofrimentos. Eis os Três Fatores Fundamentais de COMPORTAMENTO:

1. Lei de Deus, como fator MORAL. Importa viver a Lei, para não haver crimes entre irmãos. Com a Lei de Deus VIVIDA, não haverá o que pagar até o último ceitil;

2. A Modelagem do Cristo, como OBJETIVO A SER ATINGIDO. Importa reconhecer a significação do Verbo Exemplar, Modelo de tudo que deriva do Princípio e ao Princípio deve retornar, como Espírito e Verdade. Com o Verbo Exemplar IMITADO, será fácil viver a Lei de Deus;

3. O Batismo de Revelação, como FONTE DE ADVERTÊNCIA, ILUSTRAÇÃO E CONSOLO. Importa cultivar nobremente os Dons Mediúnicos, para que não falte a Consoladora Revelação. Com os Dons do Espírito Santo, Carismas ou Mediunidades nobremente cultivados, jamais faltarão os contatos entre encarnados e desencarnados.


DIVINISMO É VERDADEIRISMO



Fonte:

POLIDORO, Osvaldo; Evangelho Eterno e Orações Prodigiosas, págs 25, 113 e 145.
_______________ ; Nos Domínios Maravilhosos da Psicometria, págs 32 e 74.
_______________ ; A Bíblia dos Espíritas, págs 26, 27, 28 e 62.
_______________ ; O Novo Testamento dos Espíritas, pág 279.

Home |  Divinismo |  Doutrina |  Orações |  Livros |  Downloads |  Cursos |  Vídeos |  Cadastro |  FAQ |  Contato 

Copyright © 2000 / 2011 - Divinismo.org