ENSINAMENTO: olhando para os assistentes: “Nesta encarnação, Eu vim colocar o capitel do Edifício Doutrinário. Noto que vocês que me ouvem têm muitas dúvidas. Mas Eu não descerei até vocês. Tratem de subir até Mim” - (palavras proferidas diversas vezes pelo Divino Mestre Osvaldo Polidoro, em luminosas preleções realizadas durante reuniões mediúnicas por Ele presididas.)
I – PEQUENO HISTÓRICO:
Ao perceber as dificuldades que muitos vanguardeiros em potencial tinham para atingir Seus ensinamentos, já que Evangelho Eterno é obra de síntese e necessita de uma razoável base de cultura espiritual para penetrar em seus profundos meandros, no início da década de 70, tentamos realizar alguns cursos de Iniciação ao Divinismo.
Objetivo: servir de liame, de “escada”, para os neófitos desejosos de conhecer a Doutrina Pura, por Ele transmitida.
Alguns foram realizados com vários jovens na época, mas de grande potencial para se tornarem excelentes apóstolos da VERDADE. A meta era evitar, como alertou em Sua encarnação de Pitágoras, que “se tornassem, futuramente, sofistas pretensiosos”.
Começamos com um curso de duração de dois anos e meio. Foram estudadas as principais obras de autores espíritas e esotéricos, tais como Francisco Cândido Xavier, Annie Besant, Helena P. Blavatisky, Leadbether, Edouard Schuré, Krishna, Krishnamurti e vários outros.
Como é sabido, o autodidatismo é muito perigoso. Por ausência de metodologia adequada, ocorrem, naturalmente, lacunas e obscuridades, surgindo daí as chamadas “meias verdades”. Estas levam invariavelmente à pretensão, petulância e arrogância, vícios tão combatidos pelo Divino Mestre desencarnado.
Local inicial: Rua Pedro Doll, no 549 – Alto de Santana – São Paulo - SP.
Após alguns cursos, fora daquele local inaugural, tivemos a oportunidade de realizar vinte e seis outros, na Comunidade de Cultura Divinista, situada na Rua Professor Artur Ramos, no404 – Térreo – Jardim Paulistano – São Paulo – SP.
Média por turma: 30 participantes. Portanto, estimativamente, mais de 700 pessoas no total.
II – METODOLOGIA:
Pensando no que os interessados precisariam saber para se iniciarem, foi feito um Programa Básico, para passarem a compreender as Obras Divinistas.
Como “Verba volant et scripta manent” “As palavras voam e o que fica escrito permanece” como diziam os filósofos romanos, passamos a fazer pequenos “resumos” do que fora falado nas exposições.
Recentemente, em um “bate-papo” realizado com alguns representantes daquelas turmas, fomos alertados para a necessidade de completá-los e, se possível, unificá-los em uma só encadernação.
Assim, acolhendo essa idéia, completamos os resumos faltantes e surgiu, em conseqüência, este conjunto.
Cremos que poderá servir como “roteiro” para futuras palestras e exposições em outros lugares e na própria Comunidade.
Por fim, vale lembrar que Jesus e João Batista necessitaram de um curso regular de Iniciação, ao passarem 16 anos – dos 13 aos 29 de idade – nos Cenáculos Essênios...
Tiveram que realizá-lo, preparando-se profundamente para as tarefas que os aguardavam na vida pública.
Dessa forma, entendemos que uma “Escola de Iniciados” sempre foi e será necessária.
Jesus é o “Modelo”! Destarte, deve sê-lo “in totum” (Vide livro O Pentecoste, página 116, última edição).
PREÂMBULO
A nosso ver, são tantas e desencontradas informações a respeito do Caminho da Verdade, que faz-se necessário um Introdutório de Iniciação a Ele.
A obra chave é EVANGELHO ETERNO, profetizada no Cap. 14.1 a 6 do Apocalipse (último livro da Bíblia). É a base do nosso estudo.
Sendo um livro síntese, nem todas as pessoas estão devidamente aparelhadas para lê-lo, estudá-lo e entendê-lo.
Como já dizia Cícero: “Para uma única síntese, são necessários muitos anos de análise”.
Assim, ele terá um caráter multidisciplinar, trabalhando com conhecimentos das mais variadas áreas do saber humano, tais como História, Filosofia, Astronomia, Biologia, etc...
Além do estudo da Obra biblicamente profetizada já mencionada, recomendamos a leitura das obras complementares de Osvaldo Polidoro, que visam torná-la mais clara. Elas enriquecerão os leitores com uma somatória de grandes ensinamentos, propiciadores de um melhor entendimento da “Absoluta Obra” em tela.
Durante o transcorrer do curso, serão fornecidas apostilas, enfatizando mais os aspectos históricos, científicos e filosóficos.
Servirão de simples “roteiros”, nada mais que isso. Em absoluto, dispensarão a leitura, estudo e meditação das Obras já mencionadas.
As exposições e diálogos poderão ser gravados livremente, sem nenhum óbice, por qualquer dos participantes.
Objetivos Básicos
1- Fornecer informações, as quais deverão ser “reelaboradas” pelos participantes, visando a ampliação da Cultura Espiritual de cada um. Cada qual é que dará a luz a si mesmo, como já ensinara Sócrates.
A Cultura Espiritual, extraída da Cultura Geral, deverá proporcionar melhores condições para que cada qual adquira plena consciência do PRINCÍPIO SAGRADO e suas leis básicas que regem o Universo. Estas são infinitamente simples nos seus fundamentos, mas infinitamente complexas nos seus desdobramentos.
É nessa complexidade que todos nós, encarnados e desencarnados, convivemos.
Vivemos envolvidos em um emaranhado, num verdadeiro cipoal de dados que necessitam ser ordenados, sob pena de nos tornarmos confusos.
Sem uma “visão síntese”, não se chegará a entendê-los e atingir, através do discernimento, o estado de “lucidez”.
2- Ser um “clarividente”, isto é, ver todas as coisas com “clareza”, aprendendo a separar bem o joio do trigo .
Esse é o objetivo final.
O Autor
Copyright © 2000 / 2011 - Divinismo.org