top

INTRODUÇÃO AO DIVINISMO - CURSO E APOSTILAS



REVELAÇÃO 2ª PARTE

I - Noções básicas sobre a Bíblia Judeu-Cristã

1- Etimologicamente, se origina da palavra grega Biblos, que significa “conjunto de livros”.

2- Ao todo, compõe-se de 73 livros.

3- Estrutura (espinha dorsal): divide-se em duas partes principais: Velho Testamento (a.C), com 46 livros; e Novo Testamento (d.C), com 27 livros.

3.1- Velho Testamento
Pentateuco 05 livros
Históricos 16 livros
Sapienciais 07 livros
Proféticos 18 livros
Total 46 livros

3.2- Novo Testamento
Evangelhos 04 livros (Mateus, Marcos, Lucas e João Evangelista)
Atos 01 livro
Epístolas Paulinas 14 livros (Paulo de Tarso)
Epístolas 07 livros (3 de João Evangelista, 2 de Pedro, 1 de Tiago e 1 de Judas)
Apocalipse 01 livro
Total 27 livros

Advertências:
Ao ler e interpretar a Bíblia Judeu-Cristã, é preciso levar em conta, além das considerações históricas que adiante se seguem, o fato de que o leitor deve fazê-lo à luz das Leis Divinas Fundamentais que regem o Universo e as demais leis menores que as complementam.
Isso em razão das incrustações, cortes e inserções feitas pelas várias religiões que as editam, principalmente a Romana e as várias seitas protestantes.
Como é sabido, qualquer um pode editá-la, basta que tenha condições econômicas para tanto, vez que passados 2.000 anos os seus direitos autorais já caíram no domínio público. Assim, quem estiver alicerçado em conhecimentos consistentes, correrá menos riscos de enganos e equívocos. Saberá separar o trigo do joio.
Para bem ler, é preciso estar bem informado.

II - Antecedentes Históricos

1- O Pentateuco (05 primeiros livros): sua autoria tem sido atribuída a Moisés.

2- Grande Iniciador que era, escreveu o Gênese (1° livro) em níveis elevados. Iniciáticos.

3- Posteriormente, Saul, o primeiro rei dos Judeus, cheio de espíritos inferiores, destruiu o que até então existia.

4- Após, vieram Davi e Salomão.

5- Com o desencarne deste último, deu-se um cisma entre as 12 tribos. Enfraquecidas, Nabucodonosor, rei da Babilônia, invadiu a Palestina e conduziu os hebreus cativos para sua terra.

6- Essa passagem ficou historicamente famosa como o “Cativeiro da Babilônia”. Passados 70 anos, os persas, sob o comando de Ciro, por sua vez, invadem a Babilônia.

7- Os hebreus voltam para a Palestina, ficando sob o jugo persa.

8- Havia necessidade de reconstituir o Velho Testamento.

9- Designados Esdras e Nehemias, esses escribas passaram a ouvir os anciões das tribos. Estes foram fazendo seus relatos do que sabiam, através da “tradição oral”.

10- Como é cediço, quem conta um ponto...

11- Assim foi feita a reconstituição pretendida.

12- Obviamente, resultou em infantilidades, erros e contradições que até hoje se lêem.

13- Posteriormente, com a vinda de Jesus e João Batista, novos relatos foram escritos.

14- Ambos nada escreveram. Apenas ensinaram verbalmente.

15- Sobre Jesus e sua passagem pela carne, o nosso Mestre ensina que foram 257 os relatos. Paulo de Tarso escreveu 19 Epístolas.

16- O Novo Testamento, no século II d.C, foi traduzido do aramaico para o grego pelos 70 sábios de Alexandria. Ficou conhecida essa tradução como a Septuaginta.

17- Posteriormente, de 380 a 410 d.C, designado pela Igreja Romana, o poliglota Jerônimo traduziu a Bíblia para o latim, já que essa era a língua oficial do Império.

18- Tornou-se alcunhada de a Vulgata Latina.

19- Obviamente, para “adaptá-la” aos interesses de Roma, foi mudada e alterada em vários pontos.

20- Assim, os Evangelhos foram reduzidos a apenas quatro: Segundo Mateus, Marcos, Lucas e João Evangelista. As Epístolas Paulinas para quatorze. O menos alterado foi o Livro dos Atos.

21- O Apocalipse teve seus capítulos “embaralhados”. Tornou-se um livro de difícil leitura. O mais “misterioso” da Bíblia.

22- Já no final da Idade Média, John Wycliff, na Inglaterra, traduziu o Novo Testamento para a língua materna.

23- Na Alemanha, Martinho Lutero e Melanchton, fizeram o mesmo para a língua germânica.

24- Com as invenções da prensa e do papel, as traduções foram pipocando, e hoje ela é o livro mais editado no mundo e em todas as línguas. O maior dos “best-sellers”.


Por que os personagens bíblicos não são estudados historicamente nas escolas?

1- Como é sabido, a Igreja Romana há séculos açambarcou os documentos bíblicos.

2 - A Biblioteca do Vaticano monopolizou-os e os historiadores e eruditos praticamente não têm acesso a eles.

3- História se faz com documentos, provas concretas sobre os grandes personagens.

4- Ao sonegar às universidades e aos grandes eruditos e historiadores os achados arqueológicos a respeito, automaticamente se tornaram proprietários deles.

5- Assim, os “manipulam” a seu bel prazer, torcendo a verdade de acordo com os seus interesses.

6- O nosso Mestre escreveu um folheto a respeito, sugerindo que algum Organismo Internacional, como a ONU, por exemplo, desapropriasse esses bens culturais, distribuindo-os para estudos de cientistas neutros, isentos de quaisquer resquícios religiosistas. Em suma, para aqueles que fazem da História uma Ciência.

7- A rigor, como é sabido, esses bens culturais não deveriam ser considerados “res nullius” (“coisa de ninguém”), podendo ser apropriados por quem os achasse ou comprasse de pesquisadores e arqueólogos.

8- Deveriam a toda evidência, isto sim, serem considerados “res communis omminium” (“bens comuns de todos”). A toda evidência, pertencem à Humanidade Planetária e não tão somente a uma determinada instituição religiosa.


III - As posições existentes na Sociedade Humana, sobre os fenômenos revelacionistas que Ela contém:

Os posicionamentos dos terrícolas, neste particular, podem ser catalogados em sete posições básicas:

1- Indiferentes
Não ligam. São simplesmente desinteressados. Os fenômenos espirituais não têm qualquer importância. Infelizmente compõem um número bem expressivo da sociedade.

2- Negativistas e Materialistas
Simplesmente negam sua veracidade. Duvidam até que Jesus, o principal personagem bíblico, tenha existido. Indagam freqüentemente onde estão as provas, a documentação histórica a respeito.

3- Tratado Mediúnico (Espiritismo e Divinismo)
É um tratado de Comunicações Espirituais. Do Gênese ao Apocalipse, há centenas de fenômenos mediúnicos.

4- Simples Tratado de Comunicações Espirituais (Igreja Romana Conservadora)
Admitem que houve comunicações espirituais, mas só até o Apocalipse.
Após, não mais. Elas pararam ali. Estranhamente, em algumas Bíblias, aparece um versículo proibindo o Espiritismo. Exemplo: Bíblia Sagrada.
Tradução dos “originais” mediante a versão dos monges de Maredsous (Bélgica) pelo Centro Bíblico Católico.
Editora: Ave Maria Ltda., S.P., Brasil.
“... não se ache no meio de ti quem faça passar..., nem quem se dê à adivinhações, à astrologia, aos agouros... à magia, ao “Espiritismo”... ou à evocação dos mortos... porque o Senhor teu Deus abomina aqueles que se dão a essas práticas... ” (conforme Deuteronômio, capítulo 18,11)
Uma pequena observação: a palavra Espiritismo não existia há 3.300 anos atrás, que é a data aproximada em que o Pentateuco foi escrito. Ao revés, é termo criado por Kardec no século XIX...

5- Comunicação de Discos Voadores? (Ufólogos)
Obra: “Eram os Deuses Astronautas?”
Autor: Erick Van Daniken
Quem é? Um jornalista, muito erudito, que trabalhou durante 13 anos e afirma ter viajado cerca de 100.000 km, pesquisando em vários lugares do mundo, para poder escrever essa obra.
Após sua publicação, virou “best-seller”, sendo traduzida para vários idiomas. Foi lida no mundo inteiro na década de 70, inclusive nas universidades. Sua primeira edição na Alemanha: 350.000 exemplares!
Tenta demonstrar que os fenômenos bíblicos de aparições de anjos, na verdade poderiam ser de seres extraterrestres. Assim, desde os Patriarcas, Lot, mulher e filhos, os anjos que surgiram em suas presenças, bem poderiam ser ETs. Da mesma forma, outros personagens como Moisés no Sinai; os profetas, Elias, Ezequiel, Daniel, Samuel, Jesus; os apóstolos e João Evangelista no Apocalipse...
Reduz a Bíblia a um tratado de comunicações de ETs... Deixou dúvidas e convenceu muita gente despreparada para uma análise mais profunda. Até o conhecido parapsicólogo e ufólogo Flávio Pereira “deu seu aval” ao prefaciar o livro.

6- Tratado de Parapsicologia?
“Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.” – Jesus Histórico: teve seu início através de pesquisadores na década de 60.
Local: Universidade de Durham, Carolina do Norte – USA.
Em 1969 foi oficialmente aceita como “ciência”quando a Parapsychological Association foi admitida como membro da Sociedade Norte-Americana para o Progresso da Ciência. É considerada a mais importante instituição da Parapsicologia do mundo. Congrega parapsicólogos de 26 países. No Brasil, os estados mais desenvolvidos nessa área são Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. Já é matéria de curso superior, até pós-graduação; tem caráter multidisciplinar. Dão orientação e consultas em consultórios. Virou profissão liberal. Não se envolvem com conclusões a respeito da sobrevivência do homem. Na verdade seria mais correto dizer “Não se envolvem com conclusões a respeito da sobrevivência do espírito e nem com a reencarnação.” Tratam o espírito como mente. Todos os fenômenos paranormais são da mente... Pelo que se depreende, inclusive os bíblicos.
Assumiu áreas de atuação de outras ciências e profissões.
Qual seu campo de atuação? Para essa ciência, os fenômenos “comuns” da mente humana são objetos de estudo da Psicologia. Os fenômenos “incomuns” pertencem a ela.
Fenômenos “incomuns” da mente humana:
a) Psi-gama = percepção extra-sensorial. São: telepatia, hipnotismo, clarividência, precognição, psicografia, psicometria, xenoglosia...
b) Psi-kapa = ação extraordinária da mente sobre seu próprio organismo; por exemplo: levitação; e sobre o mundo exterior: telecinesia, ideoplastia, “poltergeist”.

Crítica
Telepatia, hipnotismo, ideoplastia, entre encarnados, tudo bem. O restante são espirituais...
Clarividência significa ver com clareza; é sinônimo de lucidez mental. Querem se referir provavelmente à vidência.
O estranho é que um mesmo fenômeno pode ser visto de três diferentes maneiras:
Visões (vidência) – fenômeno espiritual (dom mediúnico)
Alucinação - psiquiatria
Clarividência (vidência) – parapsicologia

O Instituto Latino de Parapsicologia:

Como é sabido, o Brasil é considerado pela Igreja Romana como o maior país católico do mundo. Depois da Itália, tem o maior Episcopado do planeta. Dos 900 milhões de adeptos, pelo menos 10% estariam no Brasil. Como fonte de renda, a arquidiocese de São Paulo é considerada a mais rica e que maior receita fornece ao Banco do Vaticano. Por outro lado, na década de 60, a mando do jornal O Estado de São Paulo, foi feita pesquisa e surgiu a Umbanda como a maior religião em número de praticantes no país. Assim, a Igreja Romana mandou para cá padres parapsicólogos (Quevedo, espanhol e Albino Aresi, italiano), que junto a outros daqui fundaram o Instituto Latino-americano de Parapsicologia, com o evidente propósito de combater as comunicações espirituais, perigosas para a sua sobrevivência...
Por outro lado, o Espiritismo, através de Francisco Cândido Xavier e outros grandes médiuns brasileiros, crescia a passos gigantescos.
Tendo “ecumenicamente” o apoio das demais religiões com idênticos interesses e usando largamente os meios de comunicação de massa (televisão, jornais, revistas e auditórios), de tudo tem feito para ridicularizar as comunicações espirituais. Para o prelado espanhol, a reencarnação é uma besteira enorme e a Bíblia é “Tratado de Parapsicologia”.

7. Movimento de Renovação Carismática:

Pequeno Histórico
Teve início em 1967 nos USA. Trinta universitários americanos estavam fazendo retiro espiritual, quando estranhos fenômenos começaram a ocorrer entre alguns deles. Passaram a estudá-los à luz da Bíblia. Descobriram que se davam semelhantemente aos narrados e ensinados pelo apóstolo Paulo, na Epístola aos Coríntios, nos cap. 12, 13 e 14.
Trouxeram a nova experiência ao Brasil no ano de 1972. Passados todos esses anos, o Movimento cresceu tanto que mereceu, inclusive, uma apreciação em 1975 do próprio Papa apoiando-o, mas com reservas... com certos cuidados...
Há no mundo, já estimados, mais de 25 milhões de seguidores; sendo que no Brasil, cerca de 6 milhões. Só em São Paulo, cerca de 1 milhão. Já elegeram até um deputado federal pelo PSDB.
Está em crescimento vertiginoso em nosso país, balançando em parte as liturgias e rituais ortodoxos da Igreja Romana. Para não perecer, há padres como o da Igreja do Perpétuo Socorro, da Vila Mascote, que adotou forma “híbrida”, mesclando-o com rituais da Igreja Conservadora. Seu prestígio cresceu tanto que virou “ídolo” de massa, com grande cobertura da mídia. Tem lotado estádios com a “Aeróbica do Senhor”. Enquanto a Igreja tem um ritual quase estático e silencioso, o seu caracteriza-se por ser dinâmico e barulhento.

IV – Rota de Colisão dentro da Igreja Romana

A toda evidência, são dois movimentos antagônicos. Colimam objetivos contrários. A Parapsicologia do Instituto Latino-Americano trata os fenômenos bíblicos como sendo da mente humana e os da Renovação Carismática como espirituais. Como ambos estão em crescimento dentro da mesma instituição religiosa, chegará uma hora que necessariamente se colidirão.
Dadas as divergentes teses, o choque poderá ser frontal, em data não muito longa. Por igual a forma “híbrida”. O seu ritual deverá colidir com o ortodoxo da Igreja Conservadora de Roma. Há previsões de um futuro cisma.

V – Influência de Substâncias Alucinógenas ou Visógenas?

Como é sabido, nas iniciações antigas, quando o iniciado não tinha naturais faculdades mediúnicas, lhe davam para realizar a “viagem” ao mundo espiritual, substâncias extraídas dos grãos de centeio. Abriam o chacra frontal e ocorria o surgimento de “visões”, como se uma janela se abrisse para o mundo espiritual.
Modernamente, no fim da década de 60 e início de 70, o movimento hippie experimentava LSD e outras drogas. Fenômenos análogos ocorriam. Só que havia uma grande diferença. Os “adeptos” na iniciação estavam devidamente preparados espiritualmente para tais experiências e com assistência de mestres. Tal fato inocorreu com os hippies, e por isso muitas experiências foram muito desagradáveis, ante as visões que surgiam. Chamavam-na de alucinações (“bad trips”). Recentemente, parece que o Ecstasy e o chamado Santo Daime (chá de ervas no norte do país) produzem efeitos análogos. Em certas circunstâncias, e para algumas pessoas, as substâncias alcoólicas também produzem efeitos semelhantes.

Alucinações ou Visões?

Tudo leva a crer que visões. Para nós, alucinações resultam de “ideoplastias”; pessoas dotadas de vidência, de tanto pensar em determinadas coisas, acabam por vê-las. Ex.: uma pessoa no deserto e com muita sede, de tanto pensar em um oásis, acaba por vê-lo. Ideoplastisou o oásis. Nesse caso, seria alucinação ou miragem. Não visão, que é de natureza espiritual.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES – I

1- Sobre a Bíblia Judaico-Cristã: o verdadeiro “Livro Sagrado” é a obra divina, a chamada Criação! Está escrito desde a Eternidade e seus capítulos e versículos são as Leis do Senhor!
Os mundos infindos e as vidas é que lhe são as páginas gloriosas!
Não é suficiente ler a Bíblia ou as Bíblias; o mais importante é saber ler.
“As Bíblias são a História do Mediunismo ou Profetismo. Seus altos e baixos derivam dos altos e baixos daqueles que as revelam. Importa saber discernir entre o que veio da Mensageiria Superior e aquilo que houve da ingerência humana.” – A Bíblia dos Espíritas – pág. 28 – edição 2003 – Osvaldo Polidoro.


2- “Se tirarem da Bíblia o que Deus enviou através de grandes vultos, dotados de dons intermediários, e anjos, ela desaparece como palavra de Deus, como o mais profético livro sagrado da Humanidade.” – folheto de Osvaldo Polidoro – julho 1987

3- Constituição da Bíblia: do múltiplo para o um:
múltiplas letras = uma palavra
múltiplas palavras = um versículo
múltiplos versículos = um capítulo
múltiplos capítulos = um livro
múltiplos livros = um segmento
múltiplos segmentos = Velho Testamento
Idêntico seqüenciamento aplicável ao Novo Testamento: múltiplos Testamentos (Novo + Velho) = Bíblia.

4- A Bíblia não é “um tratado de Ufologia (ETs) e nem de Parapsicologia; mas, sim, um tratado carismático ou mediúnico”.

5- A Bíblia deve ser considerada como um “todo” orgânico – um sistema.

6- Assim, toda interpretação deve levar em conta o conjunto. Cabe ao exegeta dar-lhe uma interpretação lógico-sistemática de caráter tridimensionado (ver “Interpretação” em Os Dez Mandamentos e a Responsabilidade).

7- Ler também:

A Bíblia dos Espíritas
O Novo Testamento dos Espíritas
A poesia: “O Metapsiquismo”, no livro Orações e Poesias Divinas – pág. 61 – Osvaldo Polidoro

8- No livro Gênese:
Não Criacionismo, mas Emanacionismo
Não Fixismo, mas Evolucionismo

9- Os Dez Mandamentos foram cinzelados por Moisés de forma simples, concisa e genérica, em apenas duas tábuas de pedra – não com casuísmos prolixos em quase uma página da Bíblia, editada atualmente.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES – II

Qual o lugar para onde poderemos ir após a chamada morte?
Para algumas correntes filosóficas e religiões existentes, são três as alternativas, a saber:

I – Para o Nada:

Adotada por materialistas, niilistas e negativistas em geral. É péssimo para a sociedade. As pessoas, não tendo sobre si uma coação psicológica, tenderão a não criar freios inibitórios para suas condutas. Tenderão a se tornarem oportunistas, astutas, espertas, egoístas. Poderão passar uma esponja na consciência e a querer levar “vantagem” em tudo. Para elas, o importante é alcançar o sucesso na vida. Assim, os fins justificam os meios. Tornam-se “amorais”, Já que a vida é uma só e , não tendo que prestar contas à ninguém, o importante é aproveitar-se de tudo e no grau máximo. Nada há além túmulo. para quem pensa assim, recomenda-se a leitura e meditação da obra “Um Ateu Além do Túmulo”, de Osvaldo Polidoro.

II – Absorção no todo, perdendo a individualidade:

Cada qual, sendo comparado a “gota de um Oceano”, com a morte, volta-se a Ele. Aniquila-se o “eu”. Desaparece-se no todo, absorvido por Ele. Não há um Ser Superior, nem uma Justiça Superior a quem devemos dar satisfações. Com a perda da individualidade, as consequências são iguais ao do Niilismo.

III – Não há perda da individualidade antes ou depois da morte:

A alma é imortal.
Quais as conseqüências para ela? Poderá ir para um deste lugares:
1- I.C.A. Romana: Inferno, Purgatório, Limbo (crianças que morrem sem serem batizadas) e Céu.
Nota: Admitido por ela o Purgatório, somente em 593 dC.
2- Protestantismo: Idem. Lutero não aceita o Purgatório, por achar que ele não consta da Bíblia Judeo Cristã.
3- Espiritísmo: Como admite a pluralidade das vidas, através das sucessivas encarnações e uma Sagrada Finalidade para o Espírito, por Evolução gradativa - por meio do cultivo da Revelação, “sabe” da existência da sub-crosta (regiões inferiores do astral), céus intermediários e superiores.
4- Divinismo: Idem, acrescentando a existência do oitavo Céu, ou intermundos. Também conhecido como pertencente à Comunidade Crística.


Qual a Sagrada Finalidade da Existência?

1- Para as “chamadas” religiões-cristãs: Significa merecer alcançar o Céu. Para elas, Ele é eterno. Passa-se a viver na simples “Bem-aventurança Contemplativa”. Os eleitos o são para toda a Eternidade. O Catolicismo admite três Céus: um nas nuvens, outro no meio dos astros e estrelas e, para além destes, onde fica o Todo Poderoso. É a chamada Beatitude inerte, ociosa e monótona... Kardec (em “ O Céu e o Inferno”) a denomina Estado de Beatitude Contemplativa e Inutilidade Eterna...
2- Espiritismo: A finalidade da evolução é alcançar a Bem-aventurança, não estática ou contemplativa, mas Dinâmica.
3- Divinismo: A tem como a Cristificação. Cristo não é nome de pessoa, mas grau evolutivo. Origína-se da palavra grega que quer dizer “Uno”. Jesus de Nazaré - o Cristo - isto é, o de grau Crístico. Ver item IV Gradações.

Home |  Divinismo |  Doutrina |  Orações |  Livros |  Downloads |  Cursos  |  Vídeos |  Cadastro |  FAQ |  Contato  

Copyright © 2000 / 2011 - Divinismo.org