top

A DOUTRINA



A LEI DE DEUS

TODOS OS HOMENS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI QUE REGE O UNIVERSO! Não existem favores, milagres e nem mistérios! Ninguém é especial perante as leis de Deus! Jamais haverá casos particulares! Porque o SER INFINITO que é Deus, jamais desce à condição de individualidade, para reger o que quer que seja com caráter de particularidade. Em Deus tudo é UNIVERSAL, porque tudo rege por meio da Lei. A Lei Central de Equilíbrio funciona eterna, perfeita e imutavelmente!

Em face da Lei Geral de Equilíbrio Universal, cada qual se define e responsabiliza-se totalmente. A responsabilidade é a lei que torna o espírito merecedor de suas conquistas; ela faz com que ele plante e colha, na razão direta, para aprender a discernir entre o Bem e o Mal, vindo assim a conceber em quanto importa ser harmônico em face da Lei. A responsabilidade cresce nos espíritos, sempre em correspondência com o crescimento em conhecimento de causa, nada havendo que possa depor contra.

Sempre disseram, os melhores conhecedores, que entre o Pai e o filho paira a Lei de Equilíbrio, aquela Força que aciona a Justiça, contra ou a favor, assim como os atos do filho sejam harmoniosos ou não.

A LEI a tudo preside, registrando todos os efeitos, integralmente, sejam positivos ou negativos. É o CARMA, é a registração íntima. A JUSTIÇA, por sua vez, é o instrumento distribuidor de recompensas. Nada lhe escapa, no curso dos tempos e das vidas. Quem quiser, de maneira simples e sintética, observar o funcionamento do PODER BÁSICO, misto de LEI e de JUSTIÇA, repare nas tremendas divergências situacionais e condicionais a que se acham subordinados os indivíduos. As tremendas divergências de situação e de condição, entre os indivíduos, se não provassem as leis de CAUSA e EFEITO, ou de responsabilidade, provariam que em DEUS há erro por isenção de JUSTIÇA. Em Deus há plenitude de LEI e de JUSTIÇA. E, por isso mesmo, igual é DEUS para com todos e todos são iguais para com DEUS, em base de LEI e de JUSTIÇA. A questão está em não contrariar a LEI, a fim de não movimentar a JUSTIÇA contra si.

Não havendo o que mudar na Lei, que se modifique aquele filho de Deus que se torne consciente. Porque, se o não fizer por bem, à custa de saber usar a INTELIGÊNCIA e o AMOR, terá que fazê-lo por mal, enfrentando a EXPIAÇÃO e a DOR.

Os Dez Mandamentos são o reflexivo intelectual da Lei de Equilíbrio ou de Causa e Efeito. Para derrogar os Dez Mandamentos seria necessário dar fim ao Equilíbrio Universal.

A Lei de Deus contém a Doutrina Integral, em teoria e em prática, porque o mesmo Jesus que a transmitiu por ordem do Pai, veio vivê-la mais tarde entre os Seus tutelados, para que a Lei fosse teórica e praticamente conhecida, posta integralmente ao alcance de todos os filhos de Deus. Moisés foi o instrumento carnal, o médium que serviu de transmissor.

O Divino Exemplo de Jesus serve de escola. Ele não veio para derrogar a Lei e sim para testemunhá-la. E para derrogá-la, seria mais do que Deus, o que seria ridículo pretender ser. Afinal, aos filhos o que cumpre é respeitar as leis do Pai. Quem contraria a Lei de Deus, naturalmente registra em si agravos, perante a Lei de Causa e Efeito, ficando na obrigação de reparar as falhas, ressarcir os débitos. Uma vez que haja transgressão aos Mandamentos, teremos validado a Lei de Equilíbrio a reagir; e a sua reação é conhecida como Justiça Divina. E na palavra modelar de Jesus, vamos encontrar a total afirmativa, quando ressaltou que veio para cumprir a Lei, porque da Lei nenhum ceitil ficará sem cumprimento!

A Lei escrita ou intelectual diz respeito à Lei de Equilíbrio. A Lei escrita manda não errar, enquanto a Lei de Equilíbrio, que é íntima, registra as ações no próprio indivíduo. Quem transgride a Lei de Deus, por certo registra em si a marca transgressiva, a lesão, carregando consigo o seu fardo cármico, embora conheça ou deixe de conhecer, goste ou deixe de gostar.

Como há incidência total e perfeita, entre ações e condições do espírito, fácil é compreender o que se chama a lei do peso específico, das relações entre as qualidades eletromagnéticas dos elementos constituintes do corpo astral e o local onde o espírito tenha que estar. Ninguém tem o seu plano de morada por força de organismos burocráticos ou de maquinações de gabinetes; mas a cada um será dado morar, em um plano de vida que represente, no exterior, o correspondente do seu padrão interior. É a lei do peso específico a encaminhar cada um ao seu nível comum de habitação e vida, meios e fins. E é por isso que, ao desencarnar, irá ter a uma das subfaixas da subcrosta, dos umbrais ou dos céus luminosos.

Os Sete Céus que compõem o mundo astral terrícola, ou sete faixas concêntricas e superpostas, naturalmente se subdividem em múltiplas subfaixas; e tudo isso para que cada espírito receba, por habitação, o seu lugar específico, a sua morada segundo as determinações dos condicionamentos vibratórios. As coroas, faixas ou céus, de dentro para fora se revelam em crescimento hierárquico. As faixas da subcrosta e os umbrais são de trevas, pranto e ranger de dentes, enquanto que as exteriores vão aumentando em Luz e Glória.

Para facilitar o entendimento, façam de conta que a lei do peso específico é a mesma Justiça Divina, agindo de dentro de cada um, tomando nota dos pensamentos e das ações da pessoa, registrando na própria pessoa, para que ela seja eternamente o seu mesmo juiz, sem poder negar os seus mesmos atos e merecimentos. E quem quiser ler os capítulos dezoito de Ezequiel e o vinte e dois do Apocalipse, encontrará essa verdade em perfeita exposição. A cada um segundo as suas obras é lei, não é afirmativa de caráter contemplativo ou místico.

Quando alguém pensar na Doutrina Excelsa, pense nos três sentidos da Lei de Deus: amar a Deus em Espírito e Verdade ou acima de formalismos e superstições; ser decente na conduta social ou amar ao próximo como a si mesmo; e saber cultivar a Revelação, por saber que a mesma Lei de Deus, o maior documento existente, e por isso irrevogável, veio por intermédio da Revelação, da comunicabilidade dos espíritos. Ninguém adora a Deus, sem ser pelo conhecimento e respeito pelas Suas leis. Ninguém ama ao seu próximo, sem ser pelos atos de bondade. E como a Lei foi transmitida aos homens por anjos, espíritos ou almas, ou por mediunismo, eis aí que a lição que encerra é completa.

A idolatria é um vício, apenas um vício pior do que os outros tantos vícios, como o fumo, o álcool, os entorpecentes, etc., etc. Por vício, as práticas erradas e repugnantes parecem virtudes! Poucos acreditam na luz interior, nos valores do coração sublimado e da lucidez mental, de onde surtem as obras dignas entre irmãos, em virtude das observâncias da Lei de Deus; entretanto, quase todos confiam nas idolatrias, nas oferendas pagãs, nos rituais supersticiosos e no comercialismo dos cleros, que são coisas altamente comprometedoras.

Os conceitos humanos podem variar, mas ninguém jamais conseguirá discutir com a Lei e liquidar com a Justiça.

OS IRREVOGÁVEIS DEZ MANDAMENTOS

1- Eu sou o Senhor teu DEUS, não há outro DEUS.
2- Não farás imagens quaisquer, para as adorar.
3- Não pronunciarás em vão o nome de DEUS.
4- Terás um dia, na semana, para descanso e recolhimento.
5- Honrarás pai e mãe.
6- Não matarás.
7- Não cometerás adultério.
8- Não furtarás.
9- Não darás falso testemunho.
10 - Não desejarás o que é do teu próximo.

COMO O VERBO ADVERTIU SOBRE A LEI?

Não existem Cristos salvadores ou redentores gratuitos de quem quer que seja, e, por isso mesmo, importa tomar muito cuidado com os erros e falsidades que homens exploradores de religiosismos e sectarismos andaram inventando e inscrustando nas Escrituras. Estudem estas advertências do Cristo Modelo:

“Vai e vive a Lei”.
“Da Lei nada passará, sem que tudo se cumpra”.
“Pecar contra um mínimo Mandamento, é como pecar contra toda a Lei”.
“Meu pai, minha mãe e meus irmãos, são os que ouvem a Lei e a praticam”.
“A cada um será dado, segundo as suas obras”.
“Apartai-vos de mim, vós que obrais a iniqüidade”.
“Não sairás dali, até pagar o último ceitil”.
“Dai dignos frutos pelo exemplo”.
“Por toda palavra proferida o homem responderá”.
“Até os cabelos de vossa cabeça estão contados”.
“O Pai vê em secreto e em secreto dará a paga”.

A LEI DE DEUS É A CHAVE DE TUDO, porque ninguém vive sem obrigação de COMPORTAMENTO, para com o Princípio ou Deus e o seu próximo. Depois é que comparecem os outros DOIS FATORES DA DOUTRINA ENVIADA POR DEUS. Estudem bem, cada um, a Significação do Cristo Divino Molde e a Graça dos Dons Mediúnicos, chamados Dons do Espírito Santo, os que facilitam a comunicabilidade dos Anjos, que quer dizer Espíritos Mensageiros (de que a Bíblia dá fartíssimos testemunhos).

A MAIOR TRAIÇÃO QUE UM FILHO DE DEUS PODE COMETER CONTRA SI MESMO É NÃO SE PREPARAR PARA A DESENCARNAÇÃO. FORA DA LEI CONSEGUIRÁ?

Fonte:
POLIDORO, Osvaldo; Evangelho Eterno e Orações Prodigiosas, pg 12, 13, 45, 52, 141, 226 e 227.
________________; Verdades Imortais, pg 34, 58, 59, 68, 103, 104, 114, 140, 148 e 150.
________________; Nos Domínios Maravilhosos da Psicometria, pg 18, 20, 40, 41, 43, 44, 65 e 91.
________________; A Volta de Jesus Cristo, pg 17, 18 e 188.
________________; Lei, Graça e Verdade, pg 20, 21 e 22.
________________; O Novo Testamento dos Espíritas, pg 65, 73, 202, 205 e 206.
________________; Livretes.


Home |  Divinismo |  Doutrina |  Orações |  Livros |  Downloads |  Cursos |  Vídeos |  Cadastro |  FAQ |  Contato 

Copyright © 2000 / 2011 - Divinismo.org