top

A DOUTRINA



CAPÍTULOS CONDENSADOS

1 – “Se gostas de discutir, aproveita discutir com os homens, porque a JUSTIÇA DIVINA paira totalmente acima dessas coisas”.

2 – “Se aqueles que gostam de pregar aos outros ficassem sempre diante de um espelho, falando com a própria imagem, muitas vezes seriam compelidos a calar-se, acusados de falsidade pela CONSCIÊNCIA; é que os homens, enquanto falam na VERDADE, muito mais tratam do Bolso, do Estômago, do Sexo, do Orgulho, do Egoísmo e de outros subalternos e inconfessáveis interesses”.

3 – “As obras são os sulcos abertos no seio da CONSCIÊNCIA; feliz daquele que, pelo fato de ser prudente, cuida mais de suas obrigações, do que de fabricar artimanhas religiosistas, para com elas dominar os seus semelhantes”.

4 – “Em face dos poderes transitórios do Mundo, ninguém recebeu a outorga da infalibilidade… Cristo teve que Se entregar materialmente, para depois provar a supremacia do Espírito… Os infelizes serão sempre, portanto, aqueles que se enfeitam com os galardões do mundo, iludindo-se e iludindo multidões. Esses passarão séculos e milênios nas trevas, porque usaram o nome da VERDADE para negociarem as mercadorias da mentira!”

5 – “O mundo é vesgo! Ao invés de ver o Cristo liberto, e os Caifases e Herodes, escribas e sacerdotes, crucificados, preferiu ver Jesus crucificado! Afinal de contas, quem fala em nome do ESPÍRITO, tem o direito de enxergar pelo prisma da matéria?”

6 – “Alguns dos infelizes algozes do Cristo já se recuperaram imensamente, formando na galeria dos Apóstolos da Excelsa Doutrina; outros, porém, andaram mudando de vasilhame, apenas…”

7 – “A VERDADE, através do Cristo Planetário, concedeu a Elias, o Restaurador da Excelsa Doutrina, três encarnações, para realizar a Restauração e a Consolidação. Afora isso, cumpre a muitos tempos e a muitos indivíduos executarem a terceira parte da Ordem Crística, estendendo aos confins da Humanidade a Doutrina Restaurada”.

8 – “A última palavra sobre a VERDADE, quer o Senhor Pai que cada filho Seu diga a si mesmo; e, ninguém a dirá, antes de realizá-la no Templo Interior e de estar planando no Céu Crístico. A VERDADE, enfim, um irmão jamais poderá realizá-la por outrem. Ensinar é uma coisa, realizar é outra!”

9 – “Nenhuma INICIAÇÃO fabrica Cristos! A Doutrina ensinará sempre, mas o trabalho de edificação interna será eternamente da competência de cada filho de Deus!”

10 – “É muito simples o mecanismo da cristificação; basta reduzir as sete coroas energéticas a uma só, que é a LUZ DIVINA, e os sete chacras a um só, pondo o coronário a brilhar mais do que multidões de sóis juntos”.

11 – “Enquanto a miséria intelecto-moral for a riqueza da Humanidade, como poderá ela gozar a fartura da PAZ e da VENTURA?”

12 – “Se a VERDADE precisasse de advogados e de padrinhos humanos, com que méritos intrínsecos daria a cada um segundo as suas obras?”

13 – “O mal de muita gente é pensar em andar em dia com os discursozinhos sobre a Lei de Deus e os ensinos do Evangelho; esquecem, tais pessoas, que o Reino de Deus, que deve ser desabrochado no íntimo, é pura questão de controle do Bolso, do Estômago, do Sexo, do Orgulho e do Egoísmo.”

14 – “Aquele que olha para um seu irmão, e vê nele apenas um dissidente religioso ou sectário, muito mal se coloca em face da Justiça Divina”.

15 – “Quem de Deus saiu, fê-lo com obrigações de trilhar a Evolução e de atingir a Sagrada Finalidade; mas os fanatismos sectários e retardativos, isso o homem mesmo andou fabricando pela vida à fora, prejudicando-se e a seus irmãos”.

16 – “A Lei de Deus e o Cristo, as duas testemunhas fiéis e verdadeiras, que estarão para sempre na Dianteira de Deus, nunca foram religiosistas ou sectárias, porque sempre se apresentaram encarnando a Moral, o Amor, a Revelação, a Sabedoria e a Virtude. Por que, deveriam ser religiosistas?!”

17 – “Aquele que ainda está com a Ciência do Mundo, procura Deus de fora para dentro; mas, aquele que já está com a Ciência do Céu, filtra Deus de dentro para fora. Os primeiros são apenas humanos; mas os segundos já são realmente semideuses!”

18 – “Todos deveriam saber que os homens e os Cristos, os menos e os mais evoluídos, fazem discursos… Mas o Criador usa apenas a Lei dos Fatos!”

19 – “Poderás ter uma longa vida sobre a Terra; porém, terás que deixá-la, e a prestação de contas não será diante de políticos, cientistas, religiosos, etc. Será, sim, frente à Imaculada Justiça de Deus! Portanto, deixa sempre a última palavra para a Hora Máxima, em que os mundos, as formas e as transições desaparecem”.

20 – “Ninguém, na carne, poderia contar o número de igrejinhas e chicanismos que os homens já inventaram, para dominar e explorar os seus semelhantes; mas os abismos da subcrosta e os umbrais ainda falam alto, exibindo legiões de manobristas e traficantes da fé”.

21 – “A VERDADE, o AMOR e a VIRTUDE nunca precisaram usar máscaras; mas os fabricantes de arapucas religiosistas, apenas isso têm sabido fazer”.

22 – “O Meigo Nazireu atacou de rijo os túmulos caiados por fora e podres por dentro; falou duro contra os Caifases e Herodes; bramiu contra os sacerdotes e escribas, fariseus e saduceus. Tudo isso Lhe custou a crucificação! Mas, após Sua volta ao Plano Crístico, a covardia e o manejo forjaram acordo, e todos os religiosistas passaram a festejar a hipocrisia”.

23 – “Ninguém é maior do que a VERDADE, pois, se multidões de mundos e de humanidades, e seus respectivos Cristos, deixassem de existir, o Sagrado Princípio permaneceria Eterno, Perfeito e Imutável”.

24 – “Depois de colocar a VERDADE como VÉRTICE ABSOLUTO, porque ela é a EXPRESSÃO DE DEUS, todos os mais são apenas filhos DELE ou irmãos; e com isso, embora variando os graus na TABELA HIERÁRQUICA, somente à FRATERNIDADE caberá eternamente o bastão de comando, para que reine a PAZ DE DEUS!”

25 – “Se a VERDADE QUE LIVRA fosse aquela que verte dos pútridos manejos religiosistas, não seria do homem a obrigação de mudar, mas sim da VERDADE; não te iludas, irmão, com as tabelinhas humanas, porque elas e seus fabricantes terminam carreira nos lugares de pranto e ranger de dentes!”

26 – “Que aconteceria, agora, com o Meigo Nazireu, se voltasse ao mundo sem aquelas vestes, cabelos, barba e outros característicos de identificação? Não seria crucificado, de qualquer maneira, pelos que pretendem ser os donos da nova ordem religiosista?”

27 – “Nunca deixou de ser, “a cada um segundo as suas obras”; portanto, para aqueles que sempre souberam reconhecer a VERDADE, o AMOR e a VIRTUDE, nunca os tempos estiveram para chegar… Os ciclos passam, mas, quem disse que os espíritos e suas possibilidades também passam, para sempre?”

28 – “Segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses, anos, séculos, milênios, ciclos e eras; tudo são oportunidades e meios, concedidos por Deus a Seus filhos, para que os ocupem na realização do Reino do Céu interior. Que tens feito, filho de Deus? Procedes como senhor ou como escravo de mundos, formas e transições? Ou sabes controlar tudo muito bem, valorizando e extraindo valores de todas as dádivas do Senhor Pai?”

29 – “Leis, somente são as de Deus; portanto, ninguém nasceu, nem vai nascer, para dar passes de mágica e fabricar Cristos; porque todos são sujeitos à evolução gradativa, para aprenderem a respeitar o ÚNICO SENHOR, através de SUAS LEIS. Se houver quem pense em contrário, enganado pelos fanfarronismos religiosistas, que mude enquanto é tempo, para não dar trabalho aos que socorrem, na hora certa, aos que descem aos lugares de pranto e ranger dos dentes”.

30 – “O Senhor Deus mandou o seu Anjo verificar, diante dos sectários e suas afirmativas, quem poderia ganhar o Prêmio da Verdade; mas, após todos falarem, defendendo com veemência seus coloridos, o Anjo da VERDADE foi embora, sem dar o Prêmio, porque ele queria VERDADE e não coloridos sectários”.

31 – “Se alguém descobrir na Lei de Deus e no Cristo verdades que estejam fora da Moral, do Amor, da Revelação, da Sabedoria e da Virtude, que desconfie; mas, se alguém quiser bitolar aqueles CINCO SENTIDOS FUNDAMENTAIS da Excelsa Doutrina, que desconfie muito mais ainda de sua sanidade mental”.

32 – “Nenhum dos Grandes Iniciados dogmatizou ou fechou a porta do progresso; mas os traficantes religiosistas, que os sucederam, apenas isso têm sabido fazer, sob os mais variados pretextos”.

33 – “A testemunha do Senhor é aquela que vive a Excelsa Doutrina, quando vai lidar com o seu irmão em ORIGEM, PROCESSO EVOLUTIVO e SAGRADA FINALIDADE; como isso não é fácil, foram inventados substitutivos... São as clerezias, liturgias, vestes fingidas, enigmas, mistérios, sacramentismos, títulos nobiliárquicos, infiltrações políticas, compras ou roubos de imóveis e patrimônios públicos, chicanas e conciliábulos, etc. Enfim, tudo aquilo que engorda no Mundo e arde no Fogo da Imaculada Justiça”.

34 – “Ninguém começou já CRISTIFICADO! Portanto, aprende a olhar para a frente e não para trás. Lembra sempre que passes de mágica não transformam minhocas em andorinhas nem estas em altivas águias; pede a quem tem e dá a quem precisa!”

35 – “O Senhor mandou dar fubá aos pintainhos, milho quebrado aos frangos e grãos inteiros aos já adultos… Mas nunca mandou transformar a Excelsa Doutrina em pílulas e teoriazinhas engarrafadas, para servirem aos egoístas, despeitados e prepotentes, em suas sanhas de mandonismo e outras misérias humanas”.

36 – “Quem se aplica em trabalhos de VERDADE, AMOR e VIRTUDE, nada mais faz do que despertar o Reino de Deus em si mesmo; e o Senhor Deus, que vê em secreto, fará transbordar o Cálice do Amor, para que outros e outros também tirem proveitos”.

37 – “Certas pessoas, de tanto darem atenção aos cérebros e corações alheios, perderam a noção dos próprios… Vá lá que um cego conduza outro; mas não se admite que um desapareça diante do outro!”

38 – “Esclarecer o irmão é uma coisa, mas embotá-lo com as pílulas daquela mediocridade, que nos engorda a presunção, isso é coisa muito diferente, não acham?”

39 – “Depois de conhecer os CINCO SENTIDOS FUNDAMENTAIS, que caracterizam a Lei de Deus e o Divino Exemplo do Cristo, o mais tudo é questão de fiéis desdobramentos ou vergonhosos pastichos!”

40 – “Os verdadeiros sacerdotes da VERDADE, por mais que sejam merecedores, nunca pretendem ser iguais à VERDADE; são sábios e, portanto, sabem que o RELATIVO não mede o ABSOLUTO!”

41 – “Os trezentos milhões de anos que a centelha gasta, para atingir a espécie hominal, deveriam ser, ou constituir, muita experiência acumulada, para que ninguém, depois de atingir a espécie humana, metesse tanto a cabeça pelos pés. Uma simples verdade bastaria: - não pretender jamais ensinar verdades a Deus, como é mania dos religiosistas”.

42 – “Muitos tolos, metidos a sabichões, vivem falando em PUREZA DOUTRINÁRIA e outras tiradas ridículas. Quem sabe tanto de Doutrina, para lhe decretar o fim?”

43 – “Oremos assim: “Senhor meu Pai Divino! Fazei que a minha vida seja longa sobre a Terra, para que tenha tempo suficiente de medir a extensão de minha própria cauda!...”

44 – “Se te julgas FORTE, lembra que Jesus, no fim da vida carnal, agradeceu aos Apóstolos, pelo fato de Lhe estarem junto nas horas de tentação… Não te esqueças jamais, que a edificação individual terá que ser realizada no seio da Criação, porque ninguém, sozinho, se basta!”

45 – “O único modo de ser ajudado é ajudando; quem olha mal para fora, como poderá enxergar bem para dentro?”

46 – “Muitos são os filhos de Deus que gostariam de ajudar os habitantes de outros Planetas; mas não aprenderam, ainda, a compreender a família, como sendo o resumo da Humanidade Cósmica. Quem não pode abraçar uma casa, poderá sustentar o Infinito nas palmas das mãos?”

47 – “Assim como uma mulher não pode varrer a sua casa, enquanto espia a casa da vizinha por sobre o muro do quintal, também aquele que se arvora em fiscal doutrinário de seus irmãos, não pode dar o melhor exemplo; porque o bom exemplo não usa títulos, rótulos, aparências, instituições e estatutos humanos quaisquer, mas sim o máximo em senso de responsabilidade. O fermento dos fariseus é que faz o contrário”.

48 – “O Cristo foi e é o DIVINO EXPOSITOR… Mas os últimos em qualidades morais procuram ser IMPOSITORES”.

49 – “Quem encarna tem uma obrigação acima das demais: ser exemplificador! Se o fim da vida carnal vier, e encontrá-lo exemplificando a VERDADE, o AMOR e a VIRTUDE, poderá dizer, perante a JUSTIÇA IMACULADA, que cumpriu o seu dever, apenas o seu dever, fica bem entendido!”

50 – “Quem leu e entendeu o CÓDIGO IMORTAL, ficou sabendo que ESPIRITISMO, ou o CRISTIANISMO RESTAURADO, não é caixinha de pílulas ou de teoriazinhas engarrafadas; daqui a dez, vinte, cem ou duzentos mil anos, as respostas a suas perguntas deverão ser outras, pois não?”

51 – “Tu te importarás com o que fizer o teu irmão, mas a JUSTIÇA IMACULADA não te perguntará pelas obras dele, e sim pelas tuas. Lembra-te bem desta realidade, para que não venhas a chorar dolorosamente, quando deixares o fardo carnal”.

52 – “Os Vedas e Budas, nossos predecessores, ensinaram verdades liminares; os Hermes e Zoroastros, entraram em pormenores doutrinários; Moisés fez a Lei caminhar e advertiu os homens em geral; Pitágoras elevou tremendamente as sondagens mediúnicas; CRISTO sintetizou a VERDADE, o AMOR e a VIRTUDE; Roma corrompeu tudo e todos; e Elias voltou, para dar a REDAÇÃO FINAL DA EXCELSA DOUTRINA. Quem pretender secretismos, esoterismos, ocultismos, enigmatismos, mistérios e quejandos, por certo que estará fora de tempo e terá que responder pela sua falta”.

53 – “Mesmo nos tempos idos, o ocultismo pertencia aos homens e não a Deus; quem viu Deus escondendo alguma lei a Seus filhos?”

54 – “Nas Antigas Iniciações o silêncio era imposto sob pena de morte… Porque um campeão da ignorância, uma vez calado, passava por sábio! E resta saber também isto: o verdadeiro sábio das coisas de Deus não se escraviza a instituições ou a estatutos humanos”.

55 – “Todas as simples verdades podem ser contadas através de alegorias ou parábolas; mas a VERDADE TOTAL, a que livra, não é segundo alegorias e parábolas, não precisa fantasiar-se. Quem tem de mudar é o homem, não a VERDADE!”

56 – “O espinhaço da Humanidade está tão acostumado a dobrar-se diante dos formulismos religiosistas, que, ao vislumbrar a VERDADE, pensa estar vendo fantasmas devoradores. E disso se aproveitam os fabricantes de manobrismos idólatras, para continuarem a enganar governadores e governados, reis e povos, como diz o Apocalipse”.

57 – “Se a ILUMINAÇÃO INTERIOR viesse através de salamaleques idólatras, os vendilhões dos templos iriam parar nos Céus e não nos abismos da subcrosta. Quem, daquilo que faz, não extrai o Bem para si, muito menos o fará para terceiros”.

58 – “A VERDADE não está fracionada entre os “ismos” que enxameam a Humanidade, como pensam alguns simplórios; porque ela está acima de “ISMOS”, muito para além dos conceitos atuais que um ser humano, normal, possa vislumbrar. Portanto, bem ao contrário, quando um filho de Deus crescer tanto, a ponto de SINTONIZAR-SE com o PAI DIVINO, unido a ELE fará questão de viver, pouco se importando com “ISMOS” quaisquer”.

59 – “As escolas humanas servem para COMEÇAR, mas a Escola Divina é a única que se faz necessária, para COLIMAR o Reino do Céu Interior”.

60 – “Aquilo que é PURA GLÓRIA CRÍSTICA OU CELESTIAL, nenhum homem pode trazer nas mãos, ou formalmente, para dá-la a outro irmão; é tão singela a JUSTIÇA DIVINA, que singelamente deseja que cada um a encontre por si mesmo, e a usufrua no Tabernáculo Interior, onde se realiza o Divino Esponsal”.

61 – “Não confundas o Consolador, o Informante do Céu, com a Salvação de Graça, que é a corrupção inventada pelos homens maliciosos e traficantes da fé; jamais a Salvação virá do exterior, porque jamais as obras de terceiros terão essa outorga”.

62 – “A Revelação, ou o Consolador, ensina que Deus confere elementos e oportunidades; mas quem deve usar tudo isso, para edificar o Reino do Céu interior, é cada indivíduo em si mesmo”.

63 – “Os religiosismos, todos eles, são restos de botocudismos; é que o selvagem ainda não se despediu do homem que se julga civilizado, nem se despedirá, sem que faça um grande esforço íntimo a bem da VERDADE, do AMOR e da VIRTUDE”.

64 – “A Mensageiria Divina, o Consolador Eterno, é composto de encarnados e desencarnados; importa que todos saibam disso; e, mais ainda, que tratem de funcionar BEM e CERTO”.

65 – “Se os “ISMOS” chegaram a existir, foi por motivos históricos normais; porém, a inimizade para com a Moral, o Amor, a Revelação, a Sabedoria e a Virtude, nunca foi por isso, e, sim, por erros humanos fartamente repetidos. Ninguém se iluda com certas afirmações religiosistas, porque os verdadeiros GRANDES INICIADOS sempre desejaram a generalização da Revelação, em termos elevados”.

66 – “Vêde a Suprema Realização de Jesus Cristo, não nos Quatro Evangelhos e, sim, no Livro dos Atos e nas Epístolas, fazendo contínuos apelos a bem da conservação do Seu Derrame de Revelação sobre toda a carne; é que, quando se perverte ou aniquila a Revelação, tudo marcha para a idolatria e para o embrutecimento, caindo a Humanidade em tristes condições, forjando para si dolorosos cataclismos”.

67 – “Todos os fenômenos se desenvolvem no Espaço e no Tempo; todos os movimentos humanos tiveram que se cingir à lei dos ciclos, no seio das eras; e que todos registrem isto: findará, nos meados do século vinte e um, o tempo de transição que separa entre as ERAS ANTIGAS e as ERAS FUTURAS. Só bem mais tarde é que os homens em geral virão a saber o que isto quer dizer”.

68 – “Até os Cristos Planetários cederão seus postos a outros, porque, também naquelas alturas hierárquicas, o progresso embala a vida, encaminhando-Os para outros continentes vibratórios, de onde surtem os comandos para os sistemas planetários, grupos de sistemas, galáxias, etc”.

69 – “Espera o teu irmão o tempo certo; mas, se ele fizer questão de estacionar ou agir mal, deixa-o e caminha tu para a frente, porque a DIVINA JUSTIÇA sempre observará o esforço de cada filho de Deus, para recompensá-lo”.

70 – “Todos temos dentro de nós um caminho; esse caminho, tanto nos liga para a subcrosta como para os altos Céus, e é pelas obras que caminhamos. Toda vez que alguém produz uma ação, está forçando o tal caminho, para baixo ou para cima, segundo como se enquadre o esforço, na ORDEM INTELECTO-MORAL”.

71 – “As Sete Faixas ou Sete Céus, que por sua vez se subdividem muitíssimo, vão do Centro da Terra para as fronteiras do Oitavo, que já é o Céu Crístico ou Universal; mas, no seio do Oitavo Céu, ainda prevalecem diferenças hierárquicas, havendo menores e maiores”.

72 – “Depois de transpor a fronteira do Sétimo Céu, ninguém mais é obrigado a reencarnar; porém muitos o fazem, no afã de ajudar, forçando ainda mais o sentido de UNIDADE COM O PAI DIVINO, que é Onisciente, Onipotente e Onipresente”.

73 – “Só se penetra no Oitavo Céu, depois de eliminar os últimos resquícios de materialidade ou animalidade que carreamos, pelo fato de termos descido aos mundos, a fim de realizar o crescimento interior; lembrai-vos da parábola da semente de mostarda, se ainda não podeis compreender de maneira melhor”.

74 – “Todos os perispíritos ou carros da alma são escamados; cada escama, vista por quem possa de fato ver, se subdivide em outras tantas escamas; e assim por diante… E, um dia, todas ficarão reduzidas a UMA SÓ, que é a LUZ DIVINA! Nesse dia, nessa HORA CÍCLICO-HISTÓRICA, a UNIÃO INTEGRAL foi estabelecida e mais um filho de Deus entrou no CÉU CRÍSTICO”.

75 – “Infeliz daquele que, sob pretextos vários, servir de pedra de tropeço no caminho da VERDADE; isto é, infeliz daquele que, pensando ser esperto, prejudicar a caminhada de seus irmãos, no rumo da VERDADE. Porque a ORDEM CRÍSTICA é pescar almas, não massacrá-las!”

76 – “Muito trabalho terás, para conhecer um pouco sobre a Lei de Deus e o Divino Exemplo do Cristo; porém, terás muito mais trabalho ainda, para realizar aquilo que as duas testemunhas representam, porque, em verdade, elas nunca foram discursozinhos falazes ou manobrismos religiosistas”.

77 – “Parte sempre do Templo da Consciência, ou da mais potente Comunhão com o Pai Divino, para encarar os teus semelhantes; despoja-te de todos os artificialismos, de todos os manobrismos sectários, dando vaza ao espírito, a fim de tornar-se pleno e soberano, acima de rotulagens; compenetra-te de que Deus não usa máscara e jamais a desejou para Seus filhos”.

78 – “Cuidado com os homens que se apresentam como defensores doutrinários, pois eles fundam suas igrejinhas para defenderem suas vaidades e prepotências; se és realmente da Lei e do Cristo, procura ser também da Liberdade de consciência, para estares sempre pronto a dar alguns passos à frente, na realização da VERDADE INTERIOR”.

79 – “O Supremo Dom é ser filho de Deus! Depois disso, é saber que o Grau Crístico deve ser atingido por todos os Seus filhos; e, em seguida, o mais importante, é não ser escravo de tabelinhas organizadas por homens”.

80 – “Muito se fala e muito se falará; mas o AMAI-VOS UNS AOS OUTROS não pode ser posto em prática, radicalmente, por aquele que respira pelos canudos do sectarismo religiosista. Quem é cego para si mesmo, pode lá enxergar para os outros?”

81 – “Se ainda não sabes medir o plano espiritual, a começar da subcrosta, para atingir o Oitavo Céu; se não compreendes ainda a Escala Hierárquica, no seio da Ordem Biológica, para considerar a posição dos indivíduos no seio da Humanidade, como ousas dizer que és mestre de Doutrina? Não percebes que o Cristo, se voltasse ao plano carnal, muitas coisas diria e muitas deixaria por dizer?”

82 – “A falta de profundidade doutrinária, naqueles que se julgam mestres, gera a tremenda mediocridade dos aprendizes; cuidado, pois, com aqueles que dizem ser certas questões muito transcendentes, para com isso gozarem a própria ignorância e continuarem a fornecer o mercado das deficiências”.

83 – “Quem te disse, filho de Deus, do Infinito, que nasceste para seres escravos dos tribofes e das maquinações sectárias de alguns espertalhões e de outros tantos simplórios? Lembra-te, pois, de ouvir a muitos, porém reserva-te o direito de te ouvires, para saberes quando é tempo de mudar para melhor”.

84 – “Não faças de ti um mascarado, porque diante da SOBERANA JUSTIÇA jamais poderás assim te apresentar; marcha de cabeça erguida, ainda que te custe discutir com todos os donos de religião; e, se tiveres que empunhar armas, procura estas: VERDADE, AMOR e VIRTUDE! Porque contra elas todos os artificialismos humanos terão que se curvar, sejam ou não religiosistas”.

85 – “Os simplórios procuram templos feitos por mãos humanas e gostam de ofertar simulacros a Deus, que é ESPÍRITO e VERDADE; mas os homens conscientes vivem no TEMPLO DO INFINITO e procuram ser decentes na conduta social, porque sabem que assim, e somente assim, estarão ligados com o Plano Superior da Vida”.

86 – “É bem triste reconhecer que muitos buscam a VERDADE pelos caminhos da mentira; isto é, não sabem escolher os melhores companheiros de viagem. Não diz o refrão, que ter sábios amigos é contar com as Graças de Deus?”

87 – “O que tu tens, de Céu Interior, todos têm; porém, nem todos O têm desabrochado na mesma proporção. Jesus disse muitas vezes, embora os trapalhões da Humanidade tirassem da Sua boca: “Eu e vós somos iguais na essência, mas eu estou feito e vós vos estais fazendo ainda; aprendei comigo, que sou manso e humilde, e chegareis mais depressa ao Reino do Céu que tendes dentro de vós mesmos”.

88 – “Muitas vezes disse Jesus que todos os homens são iguais perante as leis que regem o Universo Infinito; mas, os trapalhões da Humanidade sempre quiseram colocar inscrições nas testas humanas, e elas dizem que uns devem ser explorados, porque outros podem ser exploradores. Quando essa bandalheira deixará de funcionar, para que a humanidade terrestre seja realmente humana?”

89 – “Os problemas de ordem social, em suas soluções, dependem dos homens encarnados; muito erram aqueles que pretendem, dos espíritos, tais soluções. Porque, nos rincões espirituais inferiores, tais problemas continuam de pé, aguardando soluções e pondo as mentes a funcionar. E, entendam bem, fora da Lei e do Cristo, nem cá nem lá terão soluções felizes”.

90 – “Sem BONDADE não existe AMOR APLICADO; quem aplica o AMOR, em termos de BONDADE, não o faz sem apelar para a RENÚNCIA. E aqui reside a solução dos problemas político-sócio-econômicos, nos planos inferiores da espiritualidade, dentro ou fora da carne!”

91 – “No Sagrado Livro de Deus, que é a Criação, não existem folhas lacradas; portanto, caminha sempre; investiga sempre e progride sempre! E, se alguns trapalhões aparecem, fornecendo pílulas e garrafinhas, contendo “mistérios”, bota isso fora, porque o tempo da puerilidade já passou”.

92 – “Ninguém come, bebe, se calça e se veste, ou aplica simulacros, para tudo quanto de necessidades fundamentais Deus sujeitou os Seus filhos, a fim de forçá-los à evolução; e, então, por que acreditas tu que, para tratar das coisas profundas do espírito, deves comprar fingimentos e idolatrias aos trapalhões dos templos construídos por mãos humanas?!”

93 – “Ai de ti, homem do século vinte, se pensas entrar no seio das futuras eras, deixando de confiar na VERDADE, no AMOR e na VIRTUDE, para confiar nos fingimentos e nas simulações religiosistas! O amor entre irmãos vai ser exigido em escala cada vez mais crescente, e, se não acompanhares o movimento cíclico-histórico, terás que migrar para mundos inferiores, onde o pão de cada dia será conquistado ainda mais dolorosamente!”

94 – “Muitos tremem diante do problema das migrações interplanetárias; mas isso é comum na ORDEM CÓSMICA. Apenas, cada qual tem o direito de escolha, através de suas obras, para emigrar bem ou mal, para melhor ou pior”.

95 – “A solução do Reino de Deus Interior não está nos mundos e, sim, na CONSCIÊNCIA INDIVIDUAL; a Lei de Deus é Código de Conduta, o Cristo é o Divino Exemplo, é a Revelação a Informante que adverte, ilustra e consola; se com isto não estais conosco, é porque estais contra nós. Nós somos da VERDADE”.

96 – “Ninguém nasceu, nem vai nascer, para carregar consigo os pecados da Humanidade; ninguém nasceu para ser REDENTOR, mas sim DIVINO EXEMPLIFICADOR. E poderás entender bem isso, reconhecendo, na Lei, o Código de Conduta e, no Cristo, o Divino Exemplificador. Ninguém jamais deslocará as duas testemunhas, fiéis e verdadeiras”.

97 – “Diante da VERDADE e dos seus verdadeiros arautos, porta-te com dignidade; eles querem AMOR e não adulação e exaltação”.

98 – “Nenhum homem tem o Reino do Céu para dá-lo a outrem; mas qualquer homem decente, em CONHECIMENTOS e PRÁTICAS, pode ensinar a outrem como despertar em si o Celeste Reino Interior”.

99 – “Os Grandes Iniciados e o Cristo Inconfundível apresentaram-se como Emissários da VERDADE; os tribofeiros religiosistas fizeram questão de transformá-Los na PRÓPRIA VERDADE, para melhor se colocarem como mercadores de tribofes, isto é, rituais, sacramentismos, idolatrias, etc”.

100 – “Como é extasiante aquele rio da água da vida, de que trata o capítulo final do Apocalipse! Mas, também, como é difícil chegar a ele, para beber sua água eternamente!”

101 – “Como são saborosos os frutos da árvore da vida, que é a INICIAÇÃO! Mas, como é difícil crescer, e crescer cada vez mais, para colher os mais altos e saborosos frutos!”

102 – “Despoja-te, filho de Deus, de todo e qualquer artificialismo sectário, se queres de fato beber a água da eternidade e comer para sempre o fruto do conhecimento perfeito”.

103 – “Sabes, filho de Deus, por que o Cristo nasceu longe do templo? Sabes, filho de Deus, por que fugiu Ele do templo? Sabes, filho de Deus, por que a gente do templo O condenou à cruz? E sabes, por fim, por que a Ressurreição e o Glorioso Pentecostes deram-se longe do templo e de seus donos?”

104 – “Enquanto a verdadeira noção de decência não residir na Humanidade, ao lado do Espírito da Verdade funcionará também o Espírito da Mentira; tomem cuidado, pois, aqueles que cultivam o mediunismo ou profetismo”.

105 – “O Cristo anunciou, para os últimos dias do primeiro ciclo do Caminho do Senhor, a vinda de muitos falsos cristos e falsos profetas; a época final, desse tempo, é o meado do século vinte e um. Liminarmente: a Moral, o Amor, a Revelação, a Sabedoria e a Virtude, jamais necessitarão de prestígios pessoais, quer de homens, quer de instituições e de estatutos humanos. Portanto, onde quer que seja que pretendam sujeitar a VERDADE, o AMOR e a VIRTUDE, a prestígios humanos ou a estatutos forjados por homens, lá não estará o Caminho do Senhor Restaurado”.

106 – “Aqueles que se fanatizam por homens e livros, forjando igrejinhas rançosas e ferrugentas, despóticas e prepotentes, estarão qualificados para sentir, de longe embora, a INFINIDADE de Deus e da Criação?”

107 – “Aos momentos de exaltação devem suceder-se momentos de ponderação; mas o importante, realmente, é viver em harmonia com o CONHECIMENTO DA VERDADE INFINITA, para não ter necessidade de tais idas e voltas. Se isso ainda não for possível ao homem, no presente estágio evolutivo, então considere que a VERDADE INFINITA prescinde dos fanatismos humanos”.

108 – “Fora daqui os cães, e os que dão veneno, e os impudicos, e os homicidas, e os idólatras, e todo o que ama e obra a mentira!” Assim diz o Apocalipse e assim acontecerá, neste mundinho, custe mais ou custe menos”.

109 – “Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do cordeiro” – diz o Apocalipse. Mas estão errados aqueles que pensam no sangue material e, por isso, falando no Cristo, ferem ou blasfemam contra a Moral, o Amor, a Revelação, a Sabedoria e a Virtude”.

110 – “O CORPO é a DOUTRINA e o SANGUE é o EXEMPLO; quem de fato conhecer e viver assim, terá conhecido e tirado proveito do conhecimento; mas, se apenas andou fazendo discursozinhos em nome do Cristo, pode estar certo de que duras contas terá que ajustar com a IMACULADA JUSTIÇA”.

111 – “E que diremos, então, dos que transformam a Excelsa Doutrina em vestes fingidas, simulacros, liturgias, paus e pedras, nobiliarquias clericais, injunções políticas, acúmulos inquisitoriais, negociatas capitalistas capciosas, domínios temporais e mais mil e uma imoralidades?”

112 – “Entreguem-se os homens à PUREZA de coração e à LUCIDEZ mental; façam-se bons filhos de Deus e dignos companheiros de seus irmãos; e assim todos serão realmente ministros de Deus!”

113 – “Não adianta engrossar a casca daquela árvore que não tem cerne, porque o primeiro ventinho a derrubará. Assim são os homens que se fiam nas posses, nos títulos do mundo e nas babugens daqueles que, sendo simplórios, pensam que também andam certos ao proceder assim”.

114 – “Debaixo do andrajo se esconde o anjo”; é assim que diz um verso do Velho Testamento. Entretanto, a justiça dos homens festeja os assassinos, ladrões, hipócritas, vendedores de idolatrias e muitos outros criminosos, enquanto espezinha e explora os pequeninos e humildes”.

115 – “Muito já ferimos os pés nos duros e pedregosos caminhos deste mundo; muito já falamos e mostramos da VERDADE ESSENCIAL; que se cumpra, pois, o que o Senhor prometeu através dos Profetas, Seus servos, como diz o Apocalipse.”

116 – “Até ao dia em que, dando preceitos pelo Espírito Santo, aos apóstolos que elegeu, foi assunto acima”. E como a Revelação generalizada por Ele devia e deve se estender sobre a Terra, quem ler o Livro dos Atos e as Epístolas encontrará Seus seguidores falando e impondo as mãos, desabrochando faculdades e fazendo as gentes partilharem da Graça do Pentecostes. Espírito Santo ou Consolador é o nome global da Mensageiria Divina. (Vede a Oração ao Espírito Santo)”.

117 – “Varões galileus, que estais olhando para cima? Este Jesus, que, separando-se de vós, foi assunto ao Céu, assim virá, do mesmo modo que o haveis visto ir ao Céu”. E será assim, pelas Eras Futuras, porque outras faculdades virão a ser mais comuns, fazendo que O vejam e Suas legiões. Como Ele tinha os anjos subindo e descendo sobre a Sua cabeça, os Seus servos também terão. Entretanto, a seleção deverá processar-se individualmente e o preparo, em obras, cumprirá a cada um fazê-lo, distintamente”.

118 – “Estendendo a Tua mão a sarar as enfermidades, e a que se façam maravilhas e prodígios em nome do Teu Santo filho Jesus”. E, como o aperfeiçoamento da Humanidade se fará nos milênios afora, muito terão que trabalhar as legiões socorristas, prodigalizando advertências, ilustrações e consolações. E, como poderiam esquecer Aquele que pagou com a cruz a generalização da Revelação, da Graça Consoladora, que até então só funcionara em caráter esotérico?”

119 – “Diz o Apocalipse, no capítulo quinze, que, depois de vitoriosa a Restauração, quando a besta corruptora tenha deixado de existir, cantarão os verdadeiros o cântico de Moisés e do Cordeiro. Sim, cantarão à ESSÊNCIA DOUTRINÁRIA, à VERDADE QUE LIVRA, sem títulos e sem rótulos humanos, porque será apenas o cultivo da Moral, do Amor, da Revelação, da Sabedoria e da Virtude. Séculos e milênios passar-se-ão, se for necessário, mas assim acontecerá”.

120 – “Caríssimos, não creiais em todo o espírito, mas experimentai se os espíritos são de Deus, porque são muitos os falsos profetas que se levantaram no mundo”. Profeta ou médium quer dizer a mesma coisa; é aquele, através de cujas faculdades, os anjos ou espíritos se comunicam, para advertir, ilustrar ou consolar. E será necessário dizer que importa discernir os espíritos comunicantes? É também de João, o Evangelista, a função de comandar o Espírito da Verdade ou as legiões mensageiras, após a Reposição das coisas no lugar; cumprirá a ele profetizar a muitas gentes, povos e línguas, como diz o Apocalipse; e fica aqui dito que assim será, para que se lembrem os homens, pelo menos os mais inteligentes, que as profecias todas se têm cumprido, e que se cumprirão ainda todas aquelas que aguardam os devidos tempos”.

121 – “Se chega a hora de renunciar até à morte em favor de alguém, chega também a hora de sacudir o pó dos sapatos contra os inimigos da VERDADE, conforme o ensino do Cristo. E duas realidades devem ser ponderadas: uma, é saber quando, por quê e como agir; a outra, é saber até onde vai a coragem das criaturas para desempenhar bem e certo a função. É muito fácil fazer discursos ou arquitetar formulismos em nome da Lei e do Cristo, mas executar a Lei e imitar o Cristo não é para comodistas, fingidos e pusilânimes. O número destes últimos é muito grande, na carne e fora da carne”.

122 – “Grandes Iniciados, Patriarcas, Profetas e também o Cristo passaram pela carne, ensinando e exemplificando sobre a RELIGIÃO, que é a VERDADE; mas o que existe dito sobre a ORIGEM do espírito, como manifestação ou criação, e sobre as tramitações nas energias, nas nebulosas, nos mundos e reinos primitivos, para depois aflorar na espécie hominal, é nada em relação à realidade. E diremos mais, a título de observação, que, no seio do estágio humano, muito antes de atingir o Grau Crístico, tantas condições e situações existem, que o já dito e conhecido é muito pouco, para que alguém se acredite um sábio nesse sentido. Pelo menos a esse respeito, que ninguém se julgue mestre em Israel, mas apenas aprendiz, alguém que é RELATIVO em face do ABSOLUTO, que é PARTE e não TODO”.

123 – “Escrituras não foram dadas apenas em outros tempos; elas serão dadas quando forem necessárias, quando a hora chegar, porque o CONSOLADOR é instrumento de advertência, ilustração e consolo, pela Vontade de Deus e não pelos caprichos fanáticos de fazedores de igrejinhas, estatutos humanos e esquizofrenias sectárias quaisquer. Não confundam o abecedário com a VERDADE TOTAL, em matéria de Doutrina”.

124 – “Pode-se conhecer aquele que cultiva a RELIGIÃO, isto é, a Moral, o Amor, a Revelação, a Sabedoria e a Virtude, por este sinal: ele procura estar com os deveres sociais em dia, com o bem-fazer em dia, com a vontade de aprender sempre em dia, reconhecendo que o mundinho em que vive não foi feito por ele nem pelos seus irmãos, terrícolas ou não, sábios ou não, crentes ou não; ele pensará sério no chão sobre o qual pisa, no Sol que lhe envia calor e energias e no ar que respira, como não sendo propriedades suas de caráter individual; ele enfim, viverá colocado na sua justa posição, como derivante do Pai Único e participante, com os seus irmãos do Universo Infinito, da Infinita Criação, apenas isso”.

125 – “Muito mais interessante do que ver o Cristo exterior ou Divino Modelo, é saber que somos iguais em ESSÊNCIA e que devemos a nós mesmos o dever de igualá-Lo. E há, ainda, algo que pode ser muito mais interessante, pois, com formalismos e malabarismos religiosistas, jamais lá chegaremos. AQUELE, que foi crucificado pelos religiosistas, nasceu numa manjedoura, passou a vida ensinando a VERDADE e curando toda sorte de feridas e dores em Seus irmãos menores e tutelados. É de bom alvitre, pois, reconhecer que cada um pensa como pode e não como quer; e de melhor alvitre, ainda, é reconhecer que a VERDADE QUE LIVRA, a RELIGIÃO, está em nós mesmos, com ou sem as conversas de quem quer que seja. Em qualquer circunstância, separe entre o BEM e o MAL, e produza todo o BEM possível, afirmando em face do mundo que por cima da LEI ninguém jamais passará, com credos ou sem credos. Argumentos humanos não passam de argumentos humanos!”

126 – “Aquele que é realmente manso e humilde sabe quando deve dizer e agir corretamente; porque o Divino Modelo Se erguia diante dos grandes do mundo e Se fazia pequenino diante dos pequeninos, bem ao contrário do que vemos acontecer, da parte dos que se dizem cristãos… Pudera! A Lei, que o Cristo veio exemplificar e não derrogar, faz diferença entre pequenos e grandes, sábios e ignorantes, mandantes e mandados, santos e devassos? A Lei de Deus não é parábola!”

127 – “O heroísmo tem muitos sentidos; mas o heroísmo que a VERDADE reclama é muito profundo, não enfeita os heróis com os brasões do mundo, quase sempre imediatos, senão passageiros… Resta saber, ainda, que o primeiro garante glórias em continentes vibratórios distantes do materialismo do mundo, enquanto o segundo pode gerar o pranto e ranger dos dentes, bem no seio do materialismo, bem rente a este plano de guerras, pestes e fomes. Tudo que é amarelo, é ouro?”

128 – “Só aos tolos é permitido pensar que, com a VERDADE, se pode fazer experiência, ou agir de modo capcioso, pelo simples fato de usar o seu nome no momento de praticar o ato. Os antigos Iniciados e Profetas bem disseram que a VERDADE é um fogo devorador; e o Cristo, Seu Verbo, disse assim: “AQUELE QUE SE CHOCAR CONTRA ESTA ROCHA, REBENTAR-SE-Á; E AQUELE SOBRE QUEM ELA CAIR, SERÁ ESMIGALHADO”. Não se confunda o TOLERAR a mediocridade, com o ENDOSSAR essa mesma mediocridade”.

129 – “Em qualquer circunstância, digamos que é realmente bem-aventurado aquele que é simples de conduta, porque terá a seu favor a própria consciência. Se vier a cometer o erro, a SOBERANA JUSTIÇA lhe conferirá BOAS oportunidades. Mas o malicioso, esse pagará até o último ceitil. Como empregas a tua MENTE?”

130 – “Não discutamos, agora, a ORIGEM do espírito e sua caminhada pelos reinos inferiores; vamos encarar de frente estes fatores básicos à edificação: VONTADE, RELATIVO LIVRE ARBÍTRIO, AÇÃO E RESPONSABILIDADE. Porque ninguém jamais atingirá o Grau Crístico, ou de UNIDADE VIBRATÓRIA COM O PAI DIVINO, sem ter que conhecer e trabalhar no seio dessa realidade. O mais importante não é olhar para baixo ou conhecer o mecanismo da ORIGEM, do PROCESSO EVOLUTIVO e da SAGRADA FINALIDADE; o mais importante é viver de acordo com o grau já atingido, para facilitar a subida até aos graus superiores. Façamos a nossa parte, porque a de Deus Ele mesmo é quem cuida, sem perguntar pelos nossos conceitos ou preconceitos”.

131 – “Os malfadados respeitos humanos, as infelizes injunções sociais, tudo fazem para que muitos fiquem com tudo e com todos, conquanto que não se altere a situação de comodismo ou de falsa alegria; e, se perguntarem aos abismos da subcrosta, ou às faixas negras do umbral, a respeito desses tais, a resposta amedrontará terrivelmente, porque lembrará a JUSTIÇA IMACULADA, que não toma conhecimento de covardias, pusilanimidades, religiosismos e tribofes”.

132 – “Não é para qualquer um, dizer sim, sim, ou não, não! É para quem tiver estatura MORAL, acima de tudo estatura MORAL! Subam até o CRISTO MODELO e façam-LHE a pergunta… Porque o testemunho da VERDADE, só o dá quem sabe e pode”.

133 – “Subir ao CRISTO MODELO não é questão de medidas geográficas ou geométricas; é questão de VERDADE, AMOR e VIRTUDE, porque é VERDADE ONIPRESENTE, em virtude de ter atingido esse Grau. Se não fosse o espírito conhecido pelo nome de JESUS, seria outro, mas seria a mesma coisa, porque a VERDADE não é pessoal, é IMPESSOAL. A VERDADE mora em todos e todos devem encontrá-la”.

134 – “Todos começam olhando muito para fora e todos terminam reconhecendo que o REINO DE DEUS é intimo, não pode vir com mostras exteriores; e, quem chegar a conhecer isto, tome cuidado com as idolatrias, os rituais e as simulações em geral, que passam como sendo coisas religiosas, pois máscara alguma se agüentará na presença do Senhor Absoluto. Para o REINO DO PURO ESPÍRITO, só irão os PUROS!”

135 – “Deixa que os meninos façam coisas de meninos; permite que os jovens inexperientes façam coisas da idade, mas, se encontrares o homem maduro, ou que se julga maduro, fazendo asneiras, não lhe entregues o título de INTELIGENTE”.

136 – “A PRUDÊNCIA, onde estiver de fato, não fará endossos à mediocridade nem ao ridículo; Jesus não aceitou o pedido do cego de nascença, que LHE pediu para ser Apóstolo, e fez com que o moço rico, por si mesmo, revelasse a sua incapacidade de apostolar. Entenderam? Entretanto, todos serão PUROS e SÁBIOS, um dia”.

137 – “Perguntou Jesus, certa vez, se encontraria fé na Terra quando voltasse. Entretanto, é hora de reclamar CONHECIMENTO, CERTEZA e BONDADE, como se encontra expresso nos livros: A BÍBLIA DOS ESPÍRITAS e O NOVO TESTAMENTO DOS ESPÍRITAS. O Pai quer filhos CONSCIENTES e não apenas crentes”.

138 – “Muitos que gostam de julgar os outros, poderiam julgar bem a si mesmos, se a isso fossem obrigados pela JUSTIÇA DIVINA?”

139 – “Tu, que não sabes o que está na pele de teu irmão, podes julgar o que ele traz no espírito? O Cristo, por exemplo, tinha um selo na testa, colocado por Deus, para que O reconhecessem?”

140 – “Não importa muito o fato de sermos semideuses; isso é por conta de Deus; mas, o fato de sabermos respeitar essa realidade, isso importa totalmente, porque daí deriva, para nós, o CÉU ou o INFERNO”.

141 – “Foi dito que se não deve dar dádivas aos cães e pérolas aos porcos; e resta dizer, em quantos casos nós mesmos não passaremos disso, se não apelarmos à PRUDÊNCIA, com afinco e perenemente. Julgar todos julgam, mas como?”

142 – “O mundo está cheio de filhos de Deus que desconfiam dos outros, e que trazem consigo mesmos a infeliz condição de confiarem demais em suas próprias ignorâncias e maldades. Na Terra, o excesso de razão é um perigoso pretexto”.

143 – “Assim como um bebê recém-nascido não funciona, fisiologicamente, pelo fato de SABER o que está fazendo, assim também a SAGRADA FINALIDADE do espírito, se dependesse dos religiosismos, em muitos casos deixaria de ser, e em outros casos seria apenas coisa irônica ou mesmo ridícula”.

144 – “Rendamos Graças a Deus, pelo fato de sabermos que, enquanto os homens vão crescendo perante a VERDADE, o religiosismo vai caindo no ostracismo. Mas, em questões mediúnicas, a tartaruga não pode acompanhar o vôo da águia”.

145 – “Lastimemos o fato de sabermos que, se o bolso, o estômago, o sexo, o orgulho e o egoísmo não mandassem tanto, muito mais filhos de Deus já estariam livres dos abismos da subcrosta e dos umbrais. A função do corpo é servir a alma”.

146 – “Cada um apresenta, ao desencarnar, a sua FICHA DE CONDUTA; e com ela, somente com ela, irá para o lugar nela indicado, seja para baixo ou para cima; e ninguém tirará jamais dos semideuses, o direito de serem juízes em causa própria, a regalia de serem os construtores de seus respectivos destinos, bons ou maus”.

147 – “Os órgãos físicos são, para todos os efeitos, os filtros ou instrumentos do espírito, para os serviços educativos ou libertadores; portanto, cuida bem de todos eles, mas, acima de todos, trata celestialmente da glândula pineal…”

148 – “Não procures conhecer a lei dos fluidos, essa coisa que espanta muitos daqueles que se acreditam mestres doutrinários; procura evoluir bastante, pelo menos o suficiente para comandá-los com a força da tua MENTE. E, nos mundos físicos ou densos, aprende a aplicá-los, como melhor possas, porque diferentes lugares significam diferentes disposições a diferentes concessões. No Seu plano de vida, que terrícola enfrentaria a LUZ DO CRISTO, para LHE meter nas costas uma cruz, obrigando-O a conduzi-la, para nela encravá-lo?”

149 – “A Humanidade terrícola não sabe compreender o Cristo, sem ser vivendo na Palestina, vestindo aquelas roupas, fazendo o que fez, sendo crucificado, voltando em espírito e deixando o glorioso Pentecostes; entretanto, em tudo isso, há muita mediocridade, porque um VERBO DE DEUS tem múltiplas condições ao dispor, para Se revelar, tudo, entretanto, dependendo do mundo em que o faz, quando faz e por que o faz. Fora desta realidade, certos DOGMATISMOS servem a feias trapaças”.

150 – “O Céu deseja que nenhuma BOA SEMENTE caia em TERRA SÁFARA”.

151 – “Aquele que não ignora ser Deus o Criador, Sustentador e Destinador de tudo e de todos, e isso de modo INFINITO, jamais cairá no ridículo de pensar em oferecer-Lhe velas, salamaleques, ritualismos e todas essas bugigangas que a infantilidade, o atraso e os mercenarismos idólatras vivem a fazer, desde milênios, e, em benefício dessas mesmas malignidades, teimam ainda em fazê-lo”.

152 – “Adorar em ESPÍRITO E VERDADE é viver com a MENTE LIGADA a Deus, que é Onisciente, Onipotente e Onipresente; é ocupar o tempo e as oportunidades fazendo o BEM; é aplicar a VIDA no sentido de tornar o CÉREBRO mais lúcido e o CORAÇÃO mais generoso; é ser, em resumo, simplesmente verdadeirista”.

153 – “No cultivo da REVELAÇÃO, do MEDIUNISMO, qualquer um pode notar que os Grandes Espíritos desejam VERDADE, AMOR e VIRTUDE, enquanto os inferiores reclamam formalismos e até impõem condições e sujeições infantis, ridículas e mesmo repugnantes. Espiritismo não é apenas mediunismo?”

154 – “Usar bem tudo quanto é da Criação; transformar tudo em ferramentas de bom uso, isso não é idolatria. A idolatria é colocar a matéria na frente do espírito; é sujeitar-se o espírito a ritualismos e ginástica a título de adoração a Deus; é pretender que formalismos e formulismos possam convencer a JUSTIÇA DIVINA. Também tenha muito cuidado com os comercialismos, em nome da DOUTRINA!”

155 – “Tudo e todos estamos mergulhados na DIVINA ESSÊNCIA; tudo é questão de varar a matéria e a camada grosseira dos fluidos e das energias inferiores, para atingir a CELESTE COMUNHÃO! Eis o que é a CRISTIFICAÇÃO do espírito”

156 – “Fazei-vos unos comigo, para que, sendo eu uno com o Pai, venhamos a formar uma unidade só”, ensinou o Cristo; e nós bem sabemos o que é ser uno com Ele, o Pai, para viver a DIVINA UBIQÜIDADE!”

157 – “A DIVINA UBIQÜIDADE é a lei que facilita as extensões do espírito; e, quanto mais crescer o espírito, tanto mais saberá o que isso quer dizer. E, pretender discernir isso, sem vivê-lo primeiro, é coisa para tolos”.

158 – “Os tolos, quando se acreditam mestres doutrinários, provam que o são ao dizerem que certas verdades são muito profundas, razão por que preferem ficar com o Evangelho. Quem vos ensinou a blasfemar assim contra o Evangelho? Quem vos disse que sabeis bem as lições do Evangelho?”

159 – “Continua de pé o provérbio que afirma ser melhor ser pequeno entre os grandes, do que ser grande entre os pequenos; mas o ideal é ser simples e humilde, atencioso e progressivo, sempre que possível”.

160 – “Diz uma fábula, que um burro disse ao seu dono, que a terra e seus derivados, o Sol e seus elementos benéficos, e o ar e as suas dádivas, não fazem diferença entre os animais. Louvado seja o burro da fábula, até certo ponto”.

161 – “Tanto nos planos carnais como nos planos espirituais o espírito vive mergulhado nos elementos densos, nos fluidos e nas energias mais ou menos grosseiras; quanto mais alto atingir, na escala evolutiva, ou na caminhada cristificadora, tanto mais irá atingindo os continentes vibratórios superiores; e um dia terá que ser ABSOLUTAMENTE UNO com o Princípio Criador”.

162 – “Muitos são os meios de forçar a MENTE no sentido das ligações, quer com os planos erráticos, quer com as mais íntimas condições vibratórias da Criação; mas os atos de BONDADE, por onde o AMOR se filtra, suplantam a todos”.

163 – “Há muita diferença entre um ato puro de BONDADE e o intento de comprar com ele a JUSTIÇA DIVINA; há muita diferença entre agir bem, pelo gosto de agir bem, ou fazer algo bom, para aparecer ou engordar orgulhos e vaidades”.

164 – “Ninguém come, bebe, se calça, se veste, ou usa a ORAÇÃO para tais fins; mas ninguém poderá colocar aquelas realidades no lugar da ORAÇÃO. Tudo quanto não é o próprio Deus, por certo é relativo e não pode valer para todos os efeitos. A Sabedoria está no usar certo o elemento ou recurso certo, na hora certa e para o fim certo. A VERDADE não é simulação e não precisa dela para representar-se”.

165 – “Cogita desta Sabedoria: distinguir o que é o CRIADOR; distinguir o que é a CRIAÇÃO; distinguir o que é mais UNO ao CRIADOR. Agora, sim, irmão e amigo em Origem, Processo Evolutivo e Sagrada Finalidade, entre, com os devidos cuidados, no campo de trabalho, porque UNIR é a FINALIDADE e trabalhar BEM é a MEDIDA CERTA”.

166 – “Ultrapassa a chamada SABEDORIA DA ESFINGE, porque aquilo a REVELAÇÃO revelou, como símbolo iniciático, às gentes de muitos milhares de anos atrás. Depois do Pentecostes, da generalização da Revelação, o dever é ir deixando os símbolos de lado, para apressar a entrada na adoração em ESPÍRITO E VERDADE”.

167 – “A ORAÇÃO é um modo de penetrar com a MENTE nos planos superiores da VIDA, para colher e depois distribuir, mesmo depois de extrair dela grandes proveitos. Quem quiser medir a importância da ORAÇÃO, observe quem ORA, DE FATO, com os olhos do espírito ou de fora da carne. Não é questão de hipótese, é fato”.

168 – “Orar de fato não é orar de qualquer modo; mas desprezar a ORAÇÃO, dizê-la inútil ou dispensável, é coisa que nenhum homem sensato deve fazer. Porque, aquele que ora, e o faz puramente, transforma-se num filtro de Deus”.

169 – “O verdadeiro apóstolo da VERDADE é aquele que ensina a orar de todos os modos necessários: SABEDORIA, VONTADE, AÇÃO e NOÇÃO DE RESPONSABILIDADE”.

170 – “Faze, pois, de tua vida, ó filho de Deus, uma ORAÇÃO CONTÍNUA; e o PAI DIVINO te dará sempre, para que sempre tenhas o que dar. A oração simples é aquela que liga a MENTE DO FILHO À MENTE DIVINA OU CRIADORA, é uma questão de sintonia vibratória e, sem aplicar o CORAÇÃO, é impossível alcançar isso”.

171 – “Alguns pensadores afirmam que os religiosismos ou as superstições, as idolatrias e os fetichismos, são inevitáveis no Processo Evolutivo das Humanidades; mas é bom procurar discernir, entre os que são realmente ignorantes, os que fingem que o são e os que exploram vilmente a ignorância. Esta observação deve ser feita a rigor, onde quer que grupos humanos vivam à custa de movimentos sectários em igrejismos quaisquer, assomando, ainda, na esfera dos negócios político-sócio-econômicos, sob pretexto de espiritualidade”.

172 – “Os homens caricatos, capazes de atos simiescos, confundem a INFINITA SABEDORIA DE DEUS, A ESSÊNCIA GERADORA, com as suas maquinações infernais; é por isso que os religiosismos têm retardado a marcha progressiva da Humanidade, além de fazer correr caudais de acontecimentos inquisitoriais, etc”.

173 – “Se de uma parte é condenável a exploração do homem pelo homem, nos domínios ditos religiosos, de outra parte é até mesmo ridículo que ainda se pense que, para adorar a Deus ou conseguir elevação espiritual, haja necessidade de se tornar alguém miserável, vagabundo, faminto, barbudo, cheio de manias e modos enigmáticos e grotescos, etc”.

174 – “Muita gente lê grossos livros, cheios de termos científicos e técnicos, pernósticos e bombásticos; mas bem pouca gente se incomoda com o capítulo dezoito do Profeta Ezequiel. Acham que aquelas tremendas advertências foram feitas para o próximo… Mas a Lei não acha, porque é IMPESSOAL”.

175 – “Nada é mais prejudicial e ridículo, do que aqueles grupos, do que aquelas igrejinhas, que se presumem a RESERVA MORAL DA EXCELSA DOUTRINA; porque se fanatizam por um homem ou um livro, acham que até a Deus devem impor suas mórbidas concepções. Mudam os tempos, mas os defeitos humanos continuam os mesmos”.

176 – “Se proceder bem ou dar dignos frutos pelo exemplo fosse fácil, ninguém faria tanta questão de fundar religiosismos… Onde não há ESSÊNCIA, logo aparecem rótulos, etiquetas, estatutos, poses estudadas, rituais, negociatas, etc”.

177 – “A décima bem-aventurança ficou entre as muitíssimas coisas que Jesus tinha para dizer e não disse: BEM-AVENTURADOS AQUELES QUE NÃO MENTIREM EM NOME DA VERDADE. E, mais bem-aventurados ainda, os que não mentirem de modo algum”.

178 – “Um longo e inflamado discurso, ou um aparatoso cerimonial, muitas vezes nada rende, porque não consegue engordar bolsos, estômagos, orgulhos e vaidades. E muito menos ainda, conseguiria elevar alguém moralmente, pois, aquilo que em propósito é imoral, como pode moralizar? A estultícia fará acontecer isto: alguém deixará de visitar um doente ou sofrido, deixará de dar pão a um faminto e agasalho a quem estiver morrendo de frio, para ir cumprir seus DEVERES RELIGIOSOS dentro de um casarão fétido, ajoelhado diante de um homem errado e fantasiado, dobrando os joelhos diante de paus e de pedras, essa prática repugnante, que transgride a Lei de Deus e faz o espírito, a Centelha Divina, ser menos do que a matéria”.

179 – “Sempre falam as Escrituras nos espíritos imundos, que atuam sobre os encarnados, causando-lhes males, tragédias, doenças, etc; é muito bom ler tudo isso, com muita atenção, para considerar onde é que eles são fabricados; porque o plano carnal, se fosse um pouco melhor, não sortiria tanto o mercado astral inferior”.

180 – “Cuidado com essa conversa que afirma alto e rompante as fraquezas da carne… Vamos acusar menos a quem não pode falar. Que, enfim, o espírito, que é quem pensa, sente e age, assuma a sua responsabilidade, mesmo que, num assomo de heroísmo, tenha que dar mostras de um pouquinho de moralidade”.

181 – “Qualquer pessoa, simples e humilde, sem pretensões nobiliárquicas no seio dos manobrismos sectários, chegará a dizer que, infelizmente, nesse meio é que se deparou com pessoas as menos recomendáveis. Ainda bem que os sensatos jamais confundirão a EXCELSA DOUTRINA com os homens, como afirma o CÓDIGO IMORTAL, o EVANGELHO DA ETERNIDADE, que proclama a ERA DA CONSCIÊNCIA PLENA”.

182 – “Bem certo é que o vinho nada deve ao rótulo que a garrafa ostenta; entretanto, muitos não compram o vinho e sim o rótulo…”

183 – “No capítulo quatorze, de Isaías, bem que está dito que o diabo é uma parábola, um dito ou alegoria; nem poderia ser de menos; mas os filhos de Deus, que se tornam diabólicos transgressores da Lei, nunca foram parabolizados, porque são muito crentes ou religiosos, para consentirem nisso. Portanto, um anjo foi apresentado como rebelde, enquanto os infernais religiosistas tomaram o lugar das infelizes vítimas!”

184 – “Perguntaram a alguém sobre o que é um absurdo, e ele respondeu que é tudo aquilo que o contraria em suas concepções… Sem dúvida que esse tal homem deve ser um grande mentor religiosista! A VERDADE continuará afirmando não ser propriedade privada de quem quer que seja; mas respondam, por quantos séculos terá que continuar ela rotulando as quitandas mercenárias do religiosismo?”

185 – “É medida de prudência cumprir os deveres, porque essa é a maior das orações; entretanto, fácil é inverter a ordem dos fatos, fazendo longas orações, só para não cumprir bem curtinhas obrigações. Se a hipocrisia fosse alimento, assim como o trigo e outros artigos, nunca haveria fome sobre a Terra!”

186 – “Mais será exigido a quem mais tenha sido dado… Todos sabem dizer isso… aos outros”.

187 – “Em um mundo como a Terra, de guerras, pestes e fomes, quem fica com tudo e com todos é apenas igual a ele… Por isso afirmou Jesus, que trouxe espada e separação”.

188 – “Os abismos da subcrosta e o umbrais estão abarrotados de indivíduos que só souberam respeitar os respeitos humanos. Por quê? Porque, à custa dessa gente, o MAL se perpetua e o BEM não triunfa!”

189 – “SIM e NÃO são palavras curtinhas, que muitas vezes custam longuíssimos estágios nos lugares de pranto e ranger dos dentes. Cuidado com as palavras de três letras: SIM e NÃO, BEM e MAL…”

190 – “Ensinar bem aos outros é tão fácil, assim como é difícil realizar o que se diz aos outros. Por isso, Jesus repetia: TOMAI EXEMPLO DE MIM, QUE SOU MANSO e HUMILDE DE CORAÇÃO.”

191 – “Se se conseguisse o Céu com longos discursos e aparatosas cerimônias, desde milhares de anos que a Terra seria um mundo de PAZ e VENTURA”.

192 – “Aquele, que muitas vezes fala da tribuna, muitas vezes deixaria de falar, se, antes de para ali se encaminhar, perguntasse alguma coisa à própria consciência. Por isso, diz um provérbio que o inferno é cercado e a cerca é feita com as caveiras dos juízes e dos mestres religiosos…”

193 – “Ninguém falou mais alto, ninguém increpou tanto as maldades e as hipocrisias humanas, do que Jesus Cristo; entretanto, em Seu nome maldades e hipocrisias se banqueteiam, porque os homens sabem ser bons escamoteadores, ajeitando sempre os encontros entre os capciosos comodismos e as maliciosas convenções sociais”.

194 – “Ai daqueles que dão falsas interpretações às VERDADES MATRIZES, com o fito de engordar caprichos sectários e endossar manobrismos egoístas”.

195 – “Muitos crentes em Jesus Cristo fazem ouvidos moucos quando lêem o último capítulo do Apocalipse… Portanto, os religiosismos terão que findar!”

196 – “Se a VERDADE fosse doce na boca e no ventre, todos a engoliriam com facilidade… Perguntem isso ao Vidente de Patmos, através do capítulo dez do Apocalipse. E, lembremos, fora do PENSAMENTO UNIVERSAL ninguém atingirá a VERDADE”.

197 – “Nenhuma ciência é mais falsa do que aquela que SUPÕE a existência de Deus e acha que o espírito deve ser apalpado, para ser provada a sua realidade. O grão de areia, quando é equilibrado, não se faz o juiz da montanha”.

198 – “Mais fácil será girar a Terra pelo avesso, do que entrar a Humanidade na Nova Era, sem acontecer aquilo que se acha previsto no capítulo dezoito do Apocalipse. E quantos religiosistas se verão quebrantados, porque andaram tomando bênçãos à idolatria e, em nome da VERDADE, mercadejaram com a corrupção!”

199 – “O JUÍZO INTEGRAL só a Deus pertence”.

200 – “O BOM FILHO é aquele que permanece na VERDADE E NO AMOR”.

201 – “Os “ismos” religiosistas são os barrancos em que se entrincheiram os homens, para em nome da mesma ABSOLUTA VERDADE cultivarem as relativas prepotências e mediocridades. Em parte o fazem por ignorância, ou forçados pelos lastros do passado, mas em parte o fazem pelo gosto ao mandonismo, etc”.

202 – “Em face da VERDADE, sendo todos apenas parte e relação, provado está que ninguém é especial ou feito de favor; portanto, quando muito, quem se julgar mais evoluído, ensine mais e faça mais benefícios aos seus irmãos, sem apelar para títulos, vestes fingidas, cabriolas, etc. Lembre-se de viver conforme a Lei de Deus e o Divino Exemplo do Cristo, que mais não é preciso”.

203 – “Aos Tomés ficou dito que é mais bem-aventurado quem crê sem ver; mas a explicação está no fato de contar ou não, a criatura, com o lastro evolutivo necessário. Quem não conta com os sentidos do espírito, lança mão dos recursos da matéria. Não peçam às minhocas aquilo que deve ser pedido às águias”.

204 – “Os religiosistas ou sectaristas fazem questão de afirmar que seus respectivos credos são os proprietários da VERDADE; eles sabem disso tão bem e fazem seus discursos comprobatórios de Bíblia nas mãos; a VERDADE, porém, mesmo não usando nenhuma das Bíblias, nem discursos, vai sempre, através dos fatos, provando o contrário, porque usa a VIDA como sua testemunha”.

205 – “Conversando o Anjo Mensageiro, num círculo de amigos e companheiros de trabalho, afirmou que é mais fácil convencer um asno em matéria de SABEDORIA, do que convencer um religiosista em matéria de VERDADE; certo ou errado, alvitrou alguém que isso ocorre em virtude de o asno não estar de posse dos recursos do bolso, do estômago, do sexo, do orgulho e do egoísmo”.

206 – “Quanto mais uma Doutrina é profunda, tanto mais os mais ignorantes de seus adeptos se julgam os seus mais competentes arautos, enquanto os realmente mais capazes se recolhem à insignificância social, procurando antes dar dignos frutos pelo exemplo”.

207 – “Jesus afirmou, muitas vezes, que aquilo que é impossível aos homens é possível a Deus; mas os homens pernósticos, que tanto proliferam nos religiosismos, pensam que, aquilo que eles não podem, muito menos ainda o poderá Deus”.

208 – “Algum dia, algum Anjo Mensageiro terá que ordenar a queima de todas as Bíblias da Humanidade, para que outras sejam escritas, mais a par do ESPÍRITO e da VERDADE. E os homens verão, então, que bem pouco sobrará, das antigas Bíblias, como elementos aproveitáveis. Mas a Revelação, que é a chamada PALAVRA DE DEUS, nunca dependerá de Bíblias quaisquer”.

209 – “O ranço e a ferrugem também servem; os donos de religiões, como se alimentariam, sem as suas iguarias prediletas?”

210 – “Milhares de milhares de filhos de Deus, que vendem suas bugigangas salvacionistas aos seus semelhantes, de tal modo sabem o que fazem que, se tivessem de comprar, eles mesmos, as tais bugigangas, nem sendo pagos as quereriam. Se os encarnados, todos, pudessem ouvir o clamor que verte dos abismos da subcrosta e das faixas umbrosas que circundam o Planeta, disso se dariam conta severamente, começando a dar mais crédito à VERDADE, ao AMOR e à VIRTUDE”.

211 – “Quando a CIÊNCIA cresce, desconhecendo ou negando a importância da MORAL, é como quando se rompem as rédeas e o cavaleiro fica sendo menos do que o cavalo. E, para isso acontecer, basta que se chame à REVELAÇÃO coisa de Belzebu, precisamente o que fez a Besta do Apocalipse, desde que se levantou sobre a cidade dos sete montes. Crescer em AMOR é avançar para a CIÊNCIA ABSOLUTA”.

212 – “Já se encontra dito, em A BÍBLIA DOS ESPÍRITAS, que em sã consciência ninguém perguntaria à IGNORÂNCIA, o que fazer com a SABEDORIA. Que cada um se previna, para que lhe não falte a sã consciência, porque a JUSTIÇA DIVINA dá tempo, mas na hora precisa pede contas rigorosas”.

213 – “Foi bem lembrado a Kardec que deveria voltar em outro corpo, para o término da tarefa restauradora do Caminho do Senhor; graças a Deus, ninguém lhe disse que, na ocasião, teria que perguntar, aos pretensos donos do Espiritismo, sobre como ter que agir, para dar conta de seus deveres”.

214 – “Um ESPIRITISMO ESSENCIAL vem agindo, desde que a Humanidade terrestre se vem desenvolvendo mentalmente; embora, formalmente, faça parte dos “ismos”, que enxameiam a História da Humanidade, em ESSÊNCIA ele é acima de tudo isso. E muito infeliz será, em qualquer tempo e lugar, aquele que blasfemar contra o Sagrado Ministério da Revelação, porque será réu do JUÍZO ABSOLUTO, a fim de pagar até o último ceitil. O CÓDIGO IMORTAL testemunha o ESPIRITISMO ESSENCIAL e vice-versa”.

215 – “Estudai a vida dos dez maiores vultos da História das Iniciações; vêde como a REVELAÇÃO funcionou, com eles e para eles, a fim de que pudessem levar a termo as devidas tarefas. Dela é que se dizia: PALAVRA DE DEUS!”

216 – “Os fanatismos sectários e exclusivistas partem dos homens sectários e exclusivistas, nada tendo com isso o ESPIRITISMO ESSENCIAL ou a DOUTRINA DA VERDADE. E provam isso aqueles mesmos SERVOS DA VERDADE, que tomam parte no trabalho gigantesco que visa implantar na Terra, para sempre, a DOUTRINA que tem fundamento na Moral, no Amor, na Revelação, na Sabedoria e na Virtude. E aquele que, para infelicidade sua, esbarrar nos CINCO SENTIDOS da verdade doutrinária, também, para infelicidade sua, dolorosos esforços terá que empreender, para a recuperação”.

217 – “Quem nada entender de VERDADE, AMOR e VIRTUDE, em vão esperará pelas primeiras, segundas, terceiras, quartas, quintas ou milionésimas Revelações. Até quando esperarão, certos filhos de Deus, para se compenetrarem de que a GRANDE E TOTAL REVELAÇÃO é a que deve ser realizada no íntimo de cada um?”

218 – “Enquanto os encarnados fornecem falhas mentais, os planos desencarnados inferiores fornecerão, também, suas mercadorias; e aparecerão, então, aventureiros e tribofeiros, negocistas e fazedores de pastichos, impregnando as mentes com as suas baboseiras, agüinhas com açúcar, literaturazinhas cor-de-rosa, e tudo isso exposto, como se fosse o fim de TODA A SABEDORIA”.

219 – “Cada qual é, em face da VIDA, um artista a representar o seu papel no drama da Evolução; como afirmou o Cristo, quantos e quantos se iludem, fazendo questão de coarem um mosquito, para depois engolirem um camelo. Todavia, se ninguém tivesse tanta vontade de mandar nos outros e de aparentar, mesmo engolindo gordos camelos seriam dignos de misericórdia!”

220 – “Há um livro, que se poderia chamar de REGISTRO CÁRMICO, livro esse que todos deveriam nele meditar, com muito afinco; lendo bem poucas páginas, qualquer um se capacitaria de que, em qualquer caso, mais vale tomar cuidado com as próprias obras, do que fazer longos discursos para ensinar doutrina aos outros”.

221 – “Um certo escritor e orador proferia o seu inflamado discurso, usando de uma verborragia gongórica, apelando para a SABEDORIA DE DEUS, tudo para ser agradável ao próprio orgulho; perto dele estavam alguns espíritos ainda pequeninos em Evolução, porém benignos, que deploravam não ter, aquele vaidoso irmão, pelo menos um pouco de senso crítico, a fim de não invocar o SANTO NOME”.

222 – “Aquilo que é por Deus não depende de Seus filhos; aquilo que depende dos filhos de Deus, eles terão que fazer, mais tarde ou mais cedo; e é por isso que nenhum Cristo Planetário carrega nos ombros a obrigação de cuidar dos espíritos que estagiam no solo, nas águas e nos ares, no bojo do Processo Evolutivo. Não é favor algum reconhecer que uns devem mandar e outros devem ser mandados, para que a LEI GERAL possa recompensar a cada um, pelo desempenho de sua função. E, se houver falha da parte de alguém, pode ele estar certo de que a JUSTIÇA DIVINA fá-lo-á responder, com ou sem a intervenção dos Cristos Planetários. Assim é, e que ninguém se julgue prestigiado pelas adulações ou cerimoniais em que deposite crédito”.

223 – “O caráter IMPESSOAL DA VERDADE, de tal modo importa ser conhecido, em virtude de não se imiscuir nas condições e situações dos espíritos; é a ÁRVORE DA VIDA, que fornece os frutos, de alto a baixo, mantendo sempre distinção entre ela, os frutos e aqueles que os apanharão, para aplicarem bem ou mal, segundo como fizerem esforço para tanto. A Doutrina ensinará, mas a LEI DE CARMA jamais permitirá que uns façam o merecimento dos outros. É por isso que, acima de curar ou não, de poder fazer bem ou não, cumpre o dever de ensinar a Doutrina da Verdade, para que o próprio responsável direto possa movimentar-se, a fim de modificar o CAMPO MENTAL, para daí derivarem as outras modificações, cujas conseqüências atingirão as coroas energéticas, depois os elementos constitutivos do perispírito e a seguir os próprios elementos gasosos, vaporosos, líquidos e sólidos do corpo físico”.

224 – “A VOLTA DE JESUS CRISTO é o livro preferido por aqueles que se dispõem a semear o BEM e o BOM entre seus irmãos, sejam encarnados ou desencarnados; é o traço de união entre os Altos Mentores, suas legiões socorristas e os trabalhadores encarnados. Os que o lerem de coração aberto, uma Graça receberão!”

225 – “Aquele que atirar pedras de tropeço no caminho da VERDADE, por certo terá que voltar atrás, sangrando os pés na sua triste semeadura”.

226 – “Pelos milênios afora continuará assim: TODOS SERÃO CHAMADOS, MAS NEM TODOS SERÃO ESCOLHIDOS. EM VERDADE, escolhidos virão a ser aqueles que, pelas suas próprias obras, se escolherem. Em cada filho Seu, colocou o Pai Divino um fiel de balança, um indicador de responsabilidade. Que ninguém confie em religiosismos e sectarismos, porque a JUSTIÇA DIVINA está acima de tribofes e maquinações”.

227 – “TRÊS POTESTADES IMPASSÁVEIS: o Sagrado Princípio, os Cristos Planetários e a Mensageiria Divina. Elas representam a ORIGEM, a DIREÇÃO e a ILUSTRAÇÃO, nada devendo aos sectarismos humanos”.

228 – “A EXCELSA DOUTRINA terá, nos seus fanáticos sectários, os seus inimigos e algozes. Como nos dias de Jesus Cristo, assim pelos, milênios afora, os algozes da VERDADE serão sempre aqueles que se hão de arvorar em seus proprietários”.

229 – “Assim como a Terra sólida surgiu das energias condensadas, assim às energias retornará, mas em glórias e esplendores, carreando aqueles que se forem revelando dignos de lhe acompanhar a marcha progressiva”.

230 – “É muito fácil ficar com as verdadezinhas transitórias, aquelas que no momento têm curso ordinário, ou que vivem na boca dos simplórios e exploradores do momento; mas não é fácil ficar com aquelas VERDADES FUNDAMENTAIS, que hoje parecem muito fortes, e no amanhã provarão que são Eternas, Perfeitas e Imutáveis”.

231 – “Isto disseram a Elias, na hora de começar o trabalho de CONSOLIDAÇÃO DA RESTAURAÇÃO: “Vai e completa a obra, tendo respeito apenas a duas autoridades, que são: A LEI DE DEUS E O DIVINO EXEMPLO DE JESUS CRISTO”.

232 – “Ninguém olvide esta realidade, que é por Deus: A VERDADE É CHAVE QUE NUNCA FOI ENTREGUE A UM HOMEM, MAS SIM A TODOS OS FILHOS DE DEUS!”

233 – “Somos irmãos de nossos irmãos, somos discípulos de nossos mestres; mas o realmente importante é que somos filhos e prolongamentos de Deus. Os Cristos e os Santos Anjos são autoridades relativas, enquanto Deus é AUTORIDADE ABSOLUTA, é QUEM reserva a todos um direito que nunca será dividido. É por isso que, em matéria de LEI e de JUSTIÇA, todos obedecem e só Deus manda totalmente”.

234 – “É prudente o homem que semeia hoje, com o intento de colher amanhã; porém, é muito mais prudente aquele que semeia hoje, para colher eternamente. Esta colheita, entendam bem, é o BEM-FAZER, não é praticar ritualismos ou salamaleques religiosistas. A ilusão é para os homens e não para Deus!”

235 – “Os templos, as vestes religiosistas e os ritualismos jamais deixaram de encobrir os mais tenebrosos propósitos; aqueles que vierem a conhecer a Moral, o Amor, a Revelação, a Sabedoria e a Virtude, ou o espírito da LEI e do CRISTO, que jamais tomem esse tenebroso caminho!”

236 – “Pratica todos os dias a tua ADORAÇÃO, fazendo o BEM a algum irmão, em lembrança de que foi o Pai Divino quem o colocou no teu caminho”.

237 – “Moisés recebeu a LEI por meio dos anjos ou espíritos, e o CRISTO tinha os anjos ou espíritos, subindo e descendo sobre Ele. Depois de respeitar o serviço ilustrativo da REVELAÇÃO, cumpre é trabalhar pela EDIFICAÇÃO. Só pelo fato de CONHECER, ninguém atingirá o Grau Crístico”.

238 – “Ninguém jamais passará por cima da Lei; portanto, todos deverão responder pelas próprias obras; mas, lembremos bem, o BEM-FAZER é uma forma de comutação de pena, é um modo de abrandar o CARMA, bem comumente aceito pela JUSTIÇA DIVINA”.

239 – “Não basta que o pecador se faça penitente; é imperioso que tome as rédeas do BOM TRABALHO, para dois serviços: PURGAÇÃO e EDIFICAÇÃO!”

240 – “Quem até aqui andou atrás das INICIAÇÕES antigas e alheias, que, daqui em diante, pense com a própria cabeça. Os elementos informativos foram dados e o trabalho de EDIFICAÇÃO nunca virá através de terceiros, porque o REINO DO CÉU jamais chegará com mostras exteriores. Iniciação não quer dizer REALIZAÇÃO!”

241 – O número TRÊS figurou sempre, nas INICIAÇÕES, como símbolo da Sabedoria Divina; até sábios iniciados dizem não saber o porquê; mas a VERDADE, o AMOR e a VIRTUDE, ou o PAI, o CRISTO e o MINISTÉRIO DA REVELAÇÃO, por si só explicam o fato. Entretanto, a VERDADE ESSENCIAL não é simbólica”.

242 – “A VERDADE é o EVANGELHO DA ETERNIDADE, que jamais pertenceu a indivíduos ou grupos de indivíduos, e sim a SI MESMA, a fim de ser de todos os filhos de DEUS. Ninguém tem, por fora, mais do que tem por dentro!”

243 – “A VERDADE não é simbólica, enigmática, idólatra, fingida, mercenária, sectária ou escrava de conchavismos humanos”.

244 – “A VERDADE não está sujeita a religiosismos, conceitos e preconceitos, interesses subalternos, prestígios humanos e manobrismos outros, confessáveis ou não. Quem não preza os BONS FATOS jamais será da VERDADE QUE LIVRA!”

245 – “A VERDADE não precisa usar pílulas e teoriazinhas engarrafadas para ser o que é, como é e para o que é”.

246 – “A VERDADE ABSOLUTA, que é Deus, a tudo engendra, sustenta e determina, sendo acima de tudo e de todos”.

247 – “A VERDADE RELATIVA, que é a CRIAÇÃO, desdobra-se ao INFINITO, mas está sujeita a leis, sendo que, para os espíritos, a maior delas é a LEI MORAL”.

248 – “A VERDADE fará com que todos os sectarismos e religiosismos desapareçam, para ir enquadrando os filhos de Deus no verdadeirismo libertador, à margem de todos os rasteiros interesses, que tanto têm dividido os mesmos filhos de Deus”.

249 – “A VERDADE ensina que tudo em princípio é simples, e que as complexidades da CRIAÇÃO se reduzem à simplicidade, quando os filhos de Deus compreenderem a LEI ÚNICA que tudo rege. Mas a VERDADE não é questão de palavras!”

250 – “A VERDADE ABSOLUTA quer, de cada filho Seu, o cumprimento deste dever fundamental: OUVI-LA ETERNAMENTE NO TEMPLO DA CONSCIÊNCIA. Porque aquele que, em si mesmo, realizou a UNIDADE, em tempo algum e local qualquer apelará para a desarmonia; ele passou à categoria dos VERBOS DIVINOS, e, sem ser o TODO, é, do TODO, a palavra e a manifestação consciente, perenemente convidando Seus irmãos para que se elevem à mesma condição”.

251 – “Encara a VERDADE ESSENCIAL como FATO, e não como mistério, se queres de fato atingir a melhor concepção das verdades relativas; quem produz fatos não faz ilusão nem mistério, e não embaraça ninguém afirmá-los, desde que esse alguém seja simples e humilde, não queira ser e não seja de fato um fingido”.

252 – “Quando um homem falar, procura saber se pensa mesmo na VERDADE, ou se apenas procura fazer propaganda de sua convicções sectaristas, essa coisa que o impele ao ridículo, mais do que às divinas realizações interiores, que o conduziriam, lentamente, ao estado de UNO COM O PAI”.

253 – “A VIDA MAIOR embala a vida relativa ou menor? Não! A VIDA ABSOLUTA quer é ser atingida pelas suas criações ou emanações; e ninguém poderá jamais explicar o ESTADO DE UNO, a não ser depois de tê-lo atingido. Portanto, ninguém espere, de Iniciados ou Cristo, que façam essa revelação; Ele já o disse, e de modo definitivo, para que cada um tome a cruz dos deveres evolutivos, para lá chegar”.

254 – “Quando Pitágoras afirmou que aquilo que conduz a Deus é o VERDADEIRO, BOM e BELO, já fez a maior profissão de sabedoria, contra os fabricantes de igrejinhas e grupelhos sectaristas. E o CRISTO, o Modelo dos CINCO TESTEMUNHOS, pelo fato de ter sido perseguido, açoitado e crucificado pelos religiosistas, deu ao mundo o maior sinal de protesto contra todos os escravos de tabelinhas inventadas por homens. Ninguém confunda a DOUTRINA com os homens e as suas instituições!”

255 – “Tudo quanto excede ao entendimento humano, principalmente dos traficantes religiosistas, dizem eles que é MISTÉRIO; não querem ser chamados de ignorantes, e muito menos ainda querem perder freguesias e o mandonismo”.

256 – “Confessar a nossa ignorância em face da VERDADE ABSOLUTA não é vergonhoso nem criminoso; o que é tudo isso, e mais ainda, é o proceder mal, é produzir o atraso próprio e dos seus semelhantes, procurando ressalvar orgulhos e vaidades”.

257 – “O MISTÉRIO já desculpou toda sorte de ignorâncias, já prestigiou toda sorte de explorações, já justificou todas as formas de inquisição e por muitos e muitos séculos viverá entronizando a imbecilidade humana”.

258 – “Se o desconhecimento da VERDADE ABSOLUTA é bastante forte para justificar a idéia de MISTÉRIO, nem por isso justifica que, em virtude dessa escamoteação, uns venham a ter o direito de explorar a outros. Que todos sejam iguais em face da VERDADE IGNORADA, para que alguns espertalhões não transformem esse argumento no direito de vender mentiras aos tolos”.

259 – “Lembra-te de que o Deus de VERDADE, AMOR e JUSTIÇA, jamais permitirá que um filho SEU fique sem ser o que é, para estar em algum lugar, de algum modo, e fazendo alguma coisa. Medita sobre esta realidade e verás que, embora a VERDADE TOTAL te escape, em SUA ESSÊNCIA, no campo das manifestações ELA te envolve com todas as forças de sua INFINITA REALIDADE”.

260 – “Os SENTIDOS DO PAI DIVINO estão dormentes nos Seus filhos ainda em Processo Evolutivo; a Evolução fá-los-á manifestados, vibrantes e penetrantes; e ninguém poderá concebê-los, antes de atingir esse estado. A quem for igual, nada será necessário dizer; e a quem não o for, nada adiantará dizê-lo. A VERDADE, por mais profunda que seja, não é enigmática nem misteriosa, devendo os filhos de Deus estarem sempre dispostos ao progresso, pois só lentamente virão a conhecê-la, e, mais ainda, a usufruí-la. A Sagrada Finalidade da vida não é ficar eternamente em estado de ignorância, confusão e dúvidas, essa coisa muito aproveitada pelos exploradores religiosistas. O espírito não é ilusão ou aparência, é uma realidade que deriva da DIVINA REALIDADE, e, portanto, deve fazer de sua vida um programa de confiança em si e nas suas obras”.

261 – “Tudo, no plano relativo, tem INTERIOR e EXTERIOR, CERNE e CASCA; e, em matéria de Espiritismo, não poderia ser de menos que assim fosse; ninguém deve querer ser apenas CASCA ou ficar com os casquentos. E, se assim proceder, certamente estará cavando o abismo, onde terá que penar sua incúria”.

262 – “A maior responsabilidade de alguém é ser uma partícula de Deus manifestada ou criada? Então consideremos que, se nisso houver falha, em todas as outras obrigações o haverá, em conseqüência. Quem não pode corresponder ao necessário, como corresponderá ao contingente?”

263 – “Se alguém tivesse de respirar o ar necessário, pelos seus cálculos, por certo que morreria em seguida ao nascimento. Isto quer dizer que o DETERMINISMO FISIOLÓGICO é um fato. Também assim ocorre espiritualmente, pois a UNIÃO com a ESSÊNCIA DIVINA jamais dependeu de raciocínios ou concepções humanas. Descobrir e viver essa realidade simples é acabar com os nefandos enigmatismos, essa praga que tanto favorece as explorações religiosistas”.

264 – “Todos os gêneros podem ser usados em estado PURO e podem ser FALSIFICADOS; as falsificações sempre interessam aos traficantes e imorais; e a pior de todas as imoralidades é a religiosa, seja lá como for ou a pretexto qualquer”.

265 – “O primeiro passo dado pelo CRISTO, para fugir e ensinar a fugir das imoralidades religiosas, foi deixar o templo e seus exploradores, ou aqueles a quem chamava de túmulos caiados por fora e podres por dentro, etc. E a luta continua entre as duas facções… Falsas tolerâncias impedem a vitória do CRISTO e da Humanidade… E a mais repugnante das falsas tolerâncias é aquela que os indivíduos cultivam para consigo mesmos, vivendo divididos entre a VERDADE e a mentira. O Pai quer filhos CONSCIENTES e não apenas mórbidos crentes!”

266 – “Uma CONSCIÊNCIA INDIVIDUAL, quando se manifesta realmente, jamais permite traficâncias e imoralidades. Vive, porém, sujeita à idolatria e aos erros, aquela que não pode lutar a grande luta interna. O Espiritismo aponta o caminho, mas não anda por ninguém… Tome cada um a sua cruz e faça a caminhada no rumo da VERDADE. Ensinar cumpre à DOUTRINA, mas realizar cumpre a cada filho de Deus!”

267 – “Aquele que dobra o corpo diante de homens fantasiados e de paus e de pedras, ou de idolatrias quaisquer, prova que ESPIRITUALMENTE não é capaz de se manter ereto. Filho do TODO PODEROSO, procura ser amigo da verticalidade íntima!”

268 – “E disse o Senhor, na assembléia, que a RESTAURAÇÃO do Consolador, ou do Espírito derramado sobre a carne, tem por fim encher a Terra de profetas, para que o CONHECIMENTO DE CAUSA force a Humanidade ao caminho libertador. Porém, enquanto os indivíduos forem errados, como a Humanidade poderá estar certa?”

269 – “Já foi dito que a pior mentira é aquela que é imposta em nome da VERDADE; estejam alertas, portanto, aqueles que empregam mal o mediunismo ou o profetismo. A JUSTIÇA DIVINA considera o grau de conhecimento de causa das pessoas, mas não aceita desculpas, porque, aqueles que chegam apresentando desculpas, não podem alegar ignorância. Desculpas são confissões de culpas!”

270 – “Não esperes que os esclarecimentos prestados por estes pontos venham a te servir depois da desencarnação; eles não foram transmitidos para isso; faze de ti um filho de Deus inteligente, sensato e livre, amigo da VERDADE, do AMOR e da VIRTUDE, porque a LIBERDADE nunca virá pelos desfiladeiros do sectarismo que o mundo oferece. Aprende e vive, já e agora, porque tu és ETERNO!”

271 – “A SIMPLICIDADE não é essa coisa estúpida e repulsiva que envolve algumas criaturas fingidas de AUSTERAS, mas realmente inferiores ou medíocres; a SIMPLICIDADE está acima de locais e tempos, meios e fins, porque não é maliciosa, não quer parecer autoridade nem projeta engordar ocasionais posições. A SIMPLICIDADE deve ser aprendida com o CRISTO, que não dobrou o espinhaço diante dos grandes do mundo e que, até na crucificação, foi consciente e divinamente imperativo”.

272 – “Fora do AMOR VERTICAL até a BONDADE se torna opressiva, envergonhando aquele que dela carece; também os amores horizontais ou humanos, quando fora da MORAL, forjam desarmonias e remetem seus cultivadores aos planos de treva. Quem for inteligente fiscalize suas obras e o modo de aplicá-las”.

273 – “Jesus figurou o REINO DO CÉU, que cada um tem dentro de si mesmo e deve desabrochá-lo, como o grão de mostarda que cresce, cresce tanto que vem a ter aquelas utilidades que a parábola encerra. Não te esqueças de considerar os muitíssimos estágios evolutivos; não pretendas passar por aquilo que ainda não és, para não caíres em freqüentes ridículos”.

274 – “De tanto fazer afirmações religiosistas, os homens se esqueceram de praticar ações decentes, aquelas que de fato engrandecem os filhos de Deus; e, de tamanha monta é o desvio, que um dilúvio de fogo será necessário para que voltem ao bom senso. Que os discípulos do Consolador Generalizado saibam conduzir as gentes das futuras eras, para que de novo tal não venha a acontecer”.

275 – “Parlapatões metidos a filósofos criticam Zoroastro pelo fato de criar os conceitos de BEM e MAL; alegam que isso não existe, que em Deus não existe o dualismo; entretanto, asseveram que Deus é INOMINÁVEL ou INDEFINÍVEL, para afirmar que está acima de cogitações ou paralelos, e não gostam de ser maltratados e sim de serem festejados. Quem quiser saber considerar entre o BEM e o MAL, que pergunte a si mesmo sobre o BOM e o RUIM”.

276 – “Criticam os BUDAS, dizendo que não eram DIVINISTAS; isto, pelo que fez o último Grande Buda, pois que resumiu todos os anteriores; é que os homens continuam divididos, querendo uns que Deus seja quadrado, outros redondo, etc. E, toda vez que a turma contrária falar, é para ficar no contra!... O Espiritismo está acima disso tudo, porque sabe que a UNIDADE ainda está por ser atingida; portanto, situa os já vindos, os que estão agora e os que virão, como simples trabalhadores em suas respectivas horas de trabalho”.

277 – “Quem é realmente um trabalhador da VERDADE, do AMOR e da VIRTUDE, lembra e considera aqueles que antes passaram semeando, para que outros pudessem colher… Até o CRISTO, Modelo dos CINCO TESTEMUNHOS, falou a esse respeito”.

278 – “No plano carnal é impossível falar de tudo, sobre toda a VERDADE que vigora na ESSÊNCIA DIVINA Onipresente, Onisciente, Onipotente; conseqüentemente, venha quem vier, de verdade falará e de verdades não falará… E observem que os DEZ MAIORES que passaram pela carne, deixando as MATRIZES DOUTRINÁRIAS, em muitos pontos foram distintos ou fizeram e disseram coisas diferentes. É que a VERDADE não cabe ainda por aqui, em sua integridade, de modo algum”.

279 – “Ainda que os Budas, os Vedas, os Zoroastros, os Hermes, os Patriarcas, os Moisés e os Profetas tenham vindo mais vezes à carne, é grato pensar naquelas personalidades, pelo simples fato de reconhecer que o campo de trabalho, naqueles dias, era muito mais bruto, grosseiro e perigoso. Também, cumpre assinalar, eles mesmos têm contribuído para as modernas informações… Verdadeiramente, que seria dos trabalhadores das últimas horas, sem o concurso dos trabalhadores das primeiras horas? O Processo Evolutivo contém uma SÍNTESE, queiram ou não!”

280 – “Se o Grau Crístico é onipresente, e assim espera a todos universalmente, há um Despenseiro Fiel e Prudente, individual, que a todos aguarda de braços abertos, lá onde chamam de Oitavo Céu. Como transmitir informações nada tem que ver com dar passes de mágica e fazer CRISTOS, auguramos que ninguém se desvie da ROTA SEGURA, para lá chegar o mais breve possível. Entretanto, como os perigos rondam os homens, quem se desviar que procure voltar ao CAMINHO DO SENHOR”.

281 – “Para a VERDADE não existem PASSADISMOS nem FUTURISMOS; o que ela deseja de todos é o íntimo serviço de UNIDADE VIBRATÓRIA. Quanto às VERDADES RELATIVAS, a infinidade será sempre delas a característica pura e simples. Os mais evoluídos encontrarão, nos fundamentos, nas bases de todas as mutações a LEI ÚNICA que a tudo preside. Infeliz daquele que só vive para os exteriores da VERDADE!”

282 – “O HOMEM PERIFÉRICO é aquele que fica sempre longe do melhor… Pensa que isso seja humanidade…

Fala em Deus, na Verdade, no Cristo, nos Altos Mentores, mas apenas para situá-los muito longe, afastados, impossíveis!”

283 – “A Mente Pura produz as grandes obras… O pecador penitente atrai os braços amigos e socorristas… Maria de Magdala tinha uma luz a brilhar em lugar oculto, tendo-a o Cristo descoberto… A pecadora penitente foi dizer ao mundo, e continua a dizer, sobre a Ressurreição de todos os espíritos…”

284 – “Quando Maria, ao desencarnar, viu o Filho Ungido todo feito LUZ DIVINA e rodeado de multidões cintilantes, exclamou: “ROGAREI POR VÓS, Ó MARTIRIZADORES DE HOMENS, PORQUE, DE FATO, SOIS REALMENTE INCONSCIENTES!”

285 – “A cabeça viva de João Batista não converteu Maria Salomé; porém, a morta, teve o condão de fazê-la penitente e devotada ao CAMINHO DO SENHOR. É uma das graciosas servidoras da VERDADE e do BEM. Que belo exemplo!”

286 – “Nenhum lobo é mais perigoso do que aquele que se fantasia de cordeiro; até o MAL, quando espontâneo, tem o seu quê de tolerável; mas a falsa amizade, essa que tanto grassa entre os religiosistas, que tem de bom?”

287 – “Se tudo tivesse ficado naqueles que degolaram o Batista, crucificaram o Cristo e esfolaram os Seus seguidores, o mal não teria sido muito grande; a tragédia começou, quando algozes piores começaram a usar de Seus respectivos nomes, com adulações e salamaleques, para fins de corrupção doutrinária. Como o ESPIRITISMO ESSENCIAL não sofre de dogmatismos quaisquer, que ninguém pretenda impor-lhe tamanha escabrosidade, sob pretextos quaisquer”.

288 – “Pode alguém garantir, que o ESPIRITISMO FORMAL não venha a sofrer de vaticanismos e papismos?”

289 – “Não cometas a asneira de sondar os passos daquele que faz longos e pomposos discursos; porque, se ele é apenas de conversa, bem depressa revelará aquilo que é, bem assim como em contrário, se for apóstolo da VERDADE”.

290 – “Aquele que está com o CRISTO vale por multidões; nem pode ser de menos, porque a VERDADE é questão de qualidade e não de quantidade”.

291 – “Quem não estiver com a Moral, o Amor, a Revelação, a Sabedoria e a Virtude, não estará com a Lei de Deus nem com o Cristo. E ninguém pretenda fantasiar semelhante realidade, para enganar e se enganar, porque tanto mais caro lhe custará”.

292 – “Foi para os religiosistas que Jesus contou aquela parábola que diz ser melhor chegar à desencarnação aleijado ou cego, do que fisicamente perfeito e com a alma sobrecarregada de ignorâncias e crimes. A VERDADE nunca recomendou rótulos quaisquer”.

293 – “Os videntes podem ver uma pomba brilhante, que simboliza a Mensageiria Divina ou Consolador; mas até isso já deve ir ficando para trás, a fim de que tudo seja real e simplesmente conhecido e cultivado”.

294 – “Também alguns Altos Mentores se apresentam com asas, para significar a Mensageiria Divina; mas não é nas suas asas que está a VERDADE QUE LIVRA, e sim nas suas virtudes”.

295 – “As faculdades ATIVAS tomarão o lugar das PASSIVAS, no curso dos tempos”.

296 – “A evolução obriga à interpenetração consciente dos dois planos”.

297 – “Ninguém, realmente, pode ser inimigo da VERDADE”.

298 – “Ninguém, realmente, consegue blasfemar contra Deus”.

299 – “Não permitas que a VERDADE demore a se revelar plenamente”.

300 – “Coloque, de fato, a luzerna sobre o alqueire da Humanidade”.

301 – “Feliz daquela Humanidade que não mais precisa martirizar os missionários da Moral, do Amor, da Revelação, da Sabedoria e da Virtude; é sinal de que já superou os religiosismos fanáticos e exploradores, sectários e retardativos da evolução humana. Quando, a Terra será um mundo assim cristificado?”

302 – “É duvidosa a Felicidade daqueles que tudo fazem em nome de Deus; mas é absolutamente garantida a Felicidade daqueles que tudo fazem conforme a LEI e a JUSTIÇA de Deus. Em Deus não prevalecem aparências e engodos”.

303 – “Quando a PUREZA e a SABEDORIA emolduram o espírito, paira ele acima de religiosismos, superstições, simulacros e comercialismos pagãos praticados em nome de Deus e da Verdade; mas, quando a inferioridade é que lhe define a posição na escala hierárquica, ele deixa tudo quanto representa o culto de Deus em Espírito e Verdade, para se entregar aos exteriorismos e sectarismos comprometedores. Os idólatras são como as lanternas apagadas.”

304 – “Quem sabe o que significa uma Doutrina que se estriba na Moral, no Amor, na Revelação, na Sabedoria e na Virtude, sabe, também, que é evolutível ao infinito, facilitando movimentações, condições e situações à vontade, para todos os efeitos progressivos. É o Espiritismo, pois, auto-suficiente em todos os sentidos”.

305 – “Jesus falou em DOUTRINA e não em IGREJA; a DOUTRINA é de Deus e a IGREJA é dos homens, pois quer dizer ajuntamento humano. Ai daquele que atraiçoar a DOUTRINA, para endossar IGREJAS QUAISQUER, sob pretextos quaisquer!”

306 – “Que se ouçam os AVISOS EXTERIORES, porém que se trabalhe pelas REALIDADES INTERIORES. Avisar, todos devem, e é imperioso fazê-lo, mas o principal é a edificação íntima, através do esforço próprio”.

307 – “A cruz ficou simbolizando a necessidade de sacrifício próprio; qual foi o simulacro religiosista ou o manobrismo litúrgico a que Jesus recorreu, para negá-la, refutá-la ou traí-la? Entretanto, os formulismos pagãos tomaram o lugar dos deveres intelecto-morais, e o Cristianismo foi transformado num cabide de aparências e num foco de mercenarismo vergonhoso e até sanguinário”.

308 – “Enquanto os pais ensinarem os filhos a olhar para trás, a fim de lhes lembrar os religiosismos político-mercenários, a Humanidade permanecerá entregue ao atraso e aos desequilíbrios, fornecendo elementos para os planos de treva e para as reencarnações dolorosas”.

309 – “O mediunismo é porta que se abre para todos os lados da esfera espiritual; melhor fôra que ninguém a abrisse para certas direções…”

310 – “Vós sois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo, está escrito no capítulo oitenta e dois do Livro de Salmos; mas, ao invés de cultivar a PUREZA e a SABEDORIA, o CONHECIMENTO e a BONDADE, para um dia largarem a carne cheios de Luz e de Glórias, os terrícolas deixam-na carregados de quinquilharias idólatras, peso que os remeterá aos lugares de tormenta”.

311 – “O princípio e o fim da VERDADE DOUTRINÁRIA é este: a Lei de Deus não manda ter religião alguma, formulistas e formalistas, sendo que o Cristo Modelo foi perseguido, preso, julgado de modo infame e crucificado pelos religiosos. Portanto, que os bons filhos de Deus reconheçam a VERDADE, o AMOR e a VIRTUDE, em suas obras sociais, para que a Revelação os guie na direção do Céu Interior”.

312 – “A VOLTA DE JESUS CRISTO é o livro das eras futuras, porque marca o início de uma fase diferente na ordem dos intercâmbios mediúnicos; tudo é questão de evoluir, e, para isso, necessário se torna conhecer mais e melhor. Ninguém poderá medir agora, o que ele fará nos milênios porvindouros e até a consumação evolutiva da Humanidade terrestre”.

313 – “Assim como o espírito mergulha nos mundos materiais, para daí despertar, ganhar em SABEDORIA e PUREZA e libertar-se na PLENITUDE CRÍSTICA, assim também os mundos sólidos formam-se, vivem, progridem e retornam ao estado de energia esplendente, fornecendo elementos e meios inconcebíveis de GLÓRIA aos espíritos libertos”.

314 – “Quem conhece a vida no Céu Crístico, não pode revelá-la a quem não a conhece; e quem não sabe senão o que vai pelo mundo grosseiro da matéria terrestre, nada pode entender daquilo, por mais que lhe falem. Portanto, para saborear o MANJAR CELESTE, necessário se torna merecê-lo, de fato”.

315 – “Depois de tudo quanto há sido dito, como REVELAÇÃO ESSENCIAL, acima de formalidades organizadas por homens, só nos cumpre dizer que a vida carnal é uma viagem feita no seio de um instrumento grosseiro, para com ele ganhar o direito de viver em liberdade celestial. Quem assim considera a encarnação, tem tudo para trabalhar, renunciar e fazer o BEM, rumando para a SUPREMA GLÓRIA; mas, quem ignora isso, em quantos laços traiçoeiros poderá cair?”

316 – “Jamais um espírito, seja quem for, poderá tornar conhecida a GLÓRIA CRÍSTICA, desde que esteja encarnado. As transfigurações são muito fáceis, porém relativas ao meio e nada mais, sem ter como demonstrar os sentidos, as extensões da PLENITUDE ESPIRITUAL”.

317 – “A DIVINA UBIQÜIDADE, essa VIRTUDE DE DEUS de que vêm a participar os espíritos que se vão aproximando da PLENITUDE CRÍSTICA, jamais poderá contar com a boa explicação dos espíritos. Por ora, só podemos dizer que há realidades que não podem ser explicadas”.

318 – “Para além do Sétimo Céu, considerando o Planeta Terra, é que a LIBERDADE pode atingir sua plenitude; e, quem poderá medi-la, segundo as medidas humanas? Quem é capaz de saber o que é participar do INFINITO e da ETERNIDADE, sem ter a menor idéia de como isso é? Porque o TODO INFINITO revela-se no espírito, e torna-o participante de SI, sem lhe explicar como!”

319 – “Não é agora que deveis entender o VÓS SOIS DEUSES, mas sim naquele dia; por ora, fazei questão de considerá-lo, vivendo a PUREZA e a SABEDORIA, do melhor modo possível. De estágio em estágio todos lá chegarão, mas convém que se apresse a chegada. O prêmio compensa muitíssimo qualquer sacrifício”.

320 – “Temos informado bastante, num período de mais de duzentos e quarenta mil anos de REVELAÇÕES CONSECUTIVAS, através de eras e de ciclos; tendes perguntado muito ao exterior e aos outros, mas a Mensageiria Divina diz, agora, para que façais a vós próprios as perguntas, porque já atingistes a idade própria. O Pai Divino é íntimo a tudo e a todos, e é normal que aguarde, da parte de Seus filhos, o DIVINO CONCERTO. Para isso é que vos temos avisado… Sondai, de ora em diante, a VOZ DO SENHOR DEUS, que é universal, e não apenas a voz de vossos irmãos desencarnados, os anjos mensageiros de todos os tempos. Sem dúvida que a evolução obriga aos intercâmbios mais intensos entre os dois planos da VIDA; mas o essencial é a COMUNHÃO MENTAL COM O PAI DIVINO. Aquele que se colocar acima de exteriorismos quaisquer, fora de qualquer modalidade sectária, livre de todas as influências divisionistas do mundo, esse fará em si mesmo o SERVIÇO DE UNIDADE e viverá em Espírito e Verdade. Assim o Pai Divino é e assim quer que Seus filhos venham a ser. Quem puder ser, que seja, e vá até à UNIDADE DIVINA!”

321 – “Em Deus prevalecem a ESSÊNCIA e a REALIDADE, nunca as aparências e as simulações; mas os homens errados e fingidos, loucamente assanhados pelo mando e pelas regalias nobiliárquicas, inventaram rituais e vestes fingidas, gestos aparentando louvores a Deus, e, com isso, foram enchendo o mundo de aberrações, atrasos e inquisições, manobrismos repugnantes e dolosas infiltrações na administração pública e na vida íntima dos que vivem do trabalho árduo. Quando isso deixará de oprimir a Humanidade terrestre?”

322 – “Antes das nebulosas e dos mundos físicos está o infinito oceano magnético; mas, antes de tudo isso, que se subdivide em escamas infinitesimais, está o ESPÍRITO CRIADOR ou DEUS. O mais feliz, portanto, é aquele que, pela sua MENTE intensificada ou evoluída, no imo entra em contato com o PRINCÍPIO CRIADOR, daí extraindo poderes, energias e forças tais, como ninguém na carne poderá aquilatar totalmente. Orar não é repetir palavras e frases; é entrar em sintonia com o Pai Divino e com os Seus anjos ou espíritos mensageiros”.

323 – “Lembra-te de que os Mestres de Doutrina, os Santos Espíritos, primeiro te informam suficientemente, para depois te entregarem à própria consciência e deliberações, no intuito de aquilatarem os teus aprendizados e forças adquiridas. Trata de corresponder, porque de longe te espreitam, como verdadeiros Anjos Guardiães, que gozam ou sofrem com as tuas venturas ou desventuras”.

324 – “Um Divino Modelo foi apresentado; Ele carregou a cruz na qual devia ser crucificado; mas não reclamou nada, entregando-Se como Se fôra um simples pecador ou criminoso. Trata, pois, de compreender a Terra como um mundo imensamente inferior, onde os grandes espíritos devem semear a COMPREENSÃO, a PACIÊNCIA, a BONDADE e a RENÚNCIA. Falsas adorações e explorações paganizadas apenas darão continuidade à ignorância e à perversidade”.

325 – “Quando no TEMPLO INTERIOR não há LUZ, nos atos da pessoa não há BONDADE, por conseguinte, a Lei e a Justiça de Deus não estarão com a criatura. E, nesse caso, sem procurar a SABEDORIA e a PUREZA, o BEM e o BOM, que adiantará recorrer aos manobrismos idólatras?”

326 – “O vício da idolatria será o último a ser vencido pelo espírito, para librar-se aos páramos da Plenitude Crística! Lavrada a UNIDADE VIBRATÓRIA com o CRIADOR ONIPRESENTE, tudo o mais é questão de trabalhar nos domínios do BEM e do BOM, cooperando com ELE na Sua OBRA ETERNA, PERFEITA e IMUTÁVEL”.

327 – “O erro espontâneo ou puro de intenção deve ser advertido apenas; mas o erro proposital deve ser punido. Pelo menos, que se lhe atire contra o pó dos sapatos, como ensinou Jesus Cristo. Fora disso, prevalece o ato de endosso, que é criminoso, mesmo quando fantasiado de GESTO DE TOLERÂNCIA”.

328 – “Falar no Cristo é fácil, mas imitar o Cristo é para quem não teme crucificação. É necessário ter a coragem de SABER, SENTIR, DIZER e FAZER o que é devido, custe o que custar”.

329 – “Se todos vissem, nos mercenários da religião, o que levam debaixo das vestes fingidas e dos gestos formulistas, por certo que a VERDADE, o AMOR e a VIRTUDE bem depressa triunfariam. Infelizmente, as aparências vivem por fora e as tristes realidades se escondem no imo. Porém, da JUSTIÇA DIVINA jamais alguém fugirá, porque diante dela os títulos e parâmetros derreter-se-ão”.

330 – “Nunca te esqueças de bater às PORTAS DO CÉU, para obter do Céu as Graças desejadas; mas nunca te esqueças de bater às portas de ti mesmo, para saber como aplicá-las. Quem não sabe repartir com os seus irmãos, é porque não sabe obter de Deus. Não sendo o Pai usurário, que Seus filhos não o sejam também!”

331 – “Os espíritos que estagiam nos reinos inferiores não usam idolatrias e mercenarismos pagãos; os Altos Espíritos, Filtros do Criador, também não os usam de modo algum; mas, os que peregrinam pelos mundos humanos inferiores, cometem os grandes erros da superstição e das mais comprometedoras ações simuladoras”.

332 – “Resumo da Excelsa Doutrina: DEUS É ESPÍRITO E VERDADE E ASSIM QUER QUE SEUS FILHOS VENHAM A SER. Medita, filho de Deus, e encontrarás nessa curta sentença toda a SABEDORIA e toda a PUREZA. Entretanto, lembra-te de que, aquele que está na fase das discussões, não está na fase das grandes realizações. Dá tempo e favorece condições, se queres realmente ajudar a progredir”.

333 – “Os homens podem apresentar fantasias, rituais e escapulários, vestes fingidas e mil e uma simulações religiosistas, com isso, podem iludir a outros homens, passando por autoridade nas coisas do espírito; mas jamais poderão ocultar de DEUS o próprio CORAÇÃO e o próprio CÉREBRO. E todos os formalismos e formulismos, com os quais atraiçoaram a Lei de Deus e o Divino Exemplo do Cristo, um dia cair-lhes-ão em cheio na CONSCIÊNCIA, para que respondam pelos crimes cometidos”.

Quem se apresentar diante da Justiça Divina pobre de recursos formulistas e rico de BOAS OBRAS, esse é que gozará nos Reinos de Luz e de Glória; mas, aquele que se apresentar cheio de manobrismos religiosistas e vazio de BOAS OBRAS, esse irá parar nos lugares de pranto e ranger dos dentes.

No mundo espiritual, nos postos de recolhimento, isto é reconhecido: de tanto andarem lendo bibliotecas de obras superficiais, de historietas e narrativas de categoria medíocre, milhares de espíritos voltam em condições deprimentes aos pagos espirituais. Esquecidos de que a Lei de Deus e o Cristo Modelo constituem as Duas Testemunhas Fiéis, por cima das quais ninguém jamais passará, tornam-se, por isso mesmo, cheios de palavras vazias e vazios de obras essenciais.

Ninguém prestará contas a homens ou a instituições e estatutos humanos; quem dá a cada um segundo as suas OBRAS é Deus, somente Deus! Vêde que ninguém vos engane, pois Deus quer PUREZA e SABEDORIA e não paganismos e idolatrias!

A Sabedoria do Infinito e da Eternidade está representada em quatro palavras muito simples: DEUS, VERDADE, AMOR e VIRTUDE. Que outras palavras ou leituras poderiam explicar essas, com absoluto rigorismo?

Esta obrigação resume todas: OBEDECER A DEUS, FAZER BEM AOS IRMÃOS E ATINGIR O GRAU CRÍSTICO O QUANTO ANTES.

Entre o Pai e Seus filhos vigora a LEI DE HARMONIA, que movimenta a Justiça, para recompensar a cada um segundo as suas OBRAS.

Entre os irmãos vigora o AMOR, que confere a PAZ e a VENTURA, facilitando o progresso sem tantos percalços.

Entre os diferentes Planos da Vida vigora a Revelação, o Ministério do Espírito Santo, que cumpre a tarefa de advertir, ilustrar e consolar. A Revelação funciona nos mundos e intermundos, e é muito infeliz aquele que contra ela blasfemar!

Que ninguém invente MODOS DE CRER, porque isso é abominável diante de Deus, cujas leis são ETERNAS, PERFEITAS e IMUTÁVEIS, bastando-se a si próprias, sem necessitar de advocacias ou apadrinhamentos humanos.

A Matéria deve ser usada com o respeito devido, nunca porém adorada; o espírito que adora a Matéria comete ato abominável, porque se desonra como espírito, como superior que por Deus foi feito.

Faça o filho a sua parte, porque a parte de Deus é com o próprio Deus, está acima de todas as cogitações humanas.

O ESPIRITISMO ESSENCIAL jamais será um montinho de pílulas ou teoriazinhas engarrafadas; infelizmente, os grupinhos mandonistas, que se levantarão, acreditando-se juízes e fiscais de seus irmãos, fabricarão tais bugiarias.

DEUS, VERDADE, AMOR, VIRTUDE. Eis as quatro palavras que definem o ESPIRITISMO ESSENCIAL. Que livros e homens as definem ao infinito?

Aquele filho de Deus que chegou a saber que o Espiritismo é Escola de VERDADE, AMOR e VIRTUDE, jamais se tornará escravo de instituições ou de estatutos humanos; e, com isso, assumiu tremendíssima responsabilidade, porque aquele que pode saber e sentir mais perante Deus, tanto mais terá que dar dignos frutos pelo exemplo em face do mundo.

E, lembra-te, filho de Deus, que a desencarnação é, em muito ou em pouco, para todos os que estão sujeitos ao desencarne, uma caixa de surpresas. Pratica pois o BEM, para que as mesmas te sejam favoráveis. Assim desejamos”.

Fonte:
POLIDORO, Osvaldo; Evangelho Eterno e Orações Prodigiosas, pág 159 a 211.

Home |  Divinismo |  Doutrina |  Orações |  Livros |  Downloads |  Cursos |  Vídeos |  Cadastro |  FAQ |  Contato 

Copyright © 2000 / 2011 - Divinismo.org