top

A DOUTRINA



SABEDORIA DAS SABEDORIAS

Depois de ser o espírito, como centelha, emanado do Princípio ou Deus, tudo se resume em desabrochar as Latentes Virtudes Divinas, até retornar ao Princípio, ou Deus, em Unidade Total. Essa realidade jamais mudará, no Infinito e na Eternidade.

A verdadeira sabedoria reside no conhecimento da UNIDADE DIVINA, de onde tudo parte; uma vez ligado a Ela, por Origem, seguem-se as leis de Plano Evolutivo e de Finalidade. Depois de haver para o espírito a Causa Primária, ou Deus, que confere à chamada “criatura” os elementos de existência individuada, movimento, evolução e finalidade, tudo o mais é questão de sintonização e aproveitamento natural das virtudes fundamentais ou congênitas.

A regra fundamental da Sabedoria Hinduísta é esta: só existe Deus, o Princípio que tudo origina, sustenta e destina. Ele é a Essência Originária, em sua Profundidade Infinita (para o conceito humano), e Ele mesmo é a Manifestação, aquilo que chamam de “Criação”, Natureza, etc. É o Divino Monismo, a Consciência da Unidade, a realidade que está nos fundamentos do Hermetismo, do Orfismo, do Zoroastrismo, do Pitagorismo, e, como sentença única e total, é o Primeiro Mandamento da Lei de Deus , a mais sábia, científica, eterna, perfeita e imutável afirmação.

Porque em Essência, tudo parte da Una Divina Essência, muitíssimas são as afirmações comprovantes dessa realidade, proclamadas por Grandes Iniciados ou Cristos, e, para as pessoas de mais gabarito intelectual e moral, um tal conhecimento é de profunda significação:

De Viasa Veda: “Oferecendo-vos o Conhecimento da Origem Única, do Movimento Único e da Finalidade Única, ofereço-vos a Trilha Única, o Caminho Certo. Aquele que, por qualquer motivo ou pretexto se desviar, terá que, sofrendo, retornar ao Caminho Certo, para então poder atingir a Finalidade Única”.

De Crisna: “Todas as vidas ou existências, todo trabalho e todo sofrimento é para que possais voltar a Mim, o Senhor Único, a Origem e a Finalidade”.

Da Sabedoria Órfica: “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses”.

Da Sabedoria Hermética: “O verdadeiro sábio é aquele que sabe ter Deus em si e tudo faz para com Ele se unir”.

Da Sabedoria Hermética: “O de dentro e o de fora, o de cima e o de baixo, tudo é um, porque só um é o Princípio”.

De Zoroastro: “Uma só é a Verdade, e só com ela triunfareis”.

De Pitágoras: “Do Um tudo parte, no Um tudo movimenta e no Um tudo atinge a finalidade”.

Da Sabedoria Hinduísta: “O Senhor está na intimidade profunda de cada um, mas poucos sabem disso. Aqueles que disso vêm a ter conhecimento, e se esforçam para realizar a união, esses gozarão da Sua Eterna Glória”.

Da Sabedoria Hinduísta: “Aquele que procura a Verdade fora de si, certamente a encontrará nos fundamentos de tudo o que existe; mas aquele que a procura em si e com ela se faz uno, esse é o verdadeiro sábio”.

De Jesus: “O Reino de Deus está dentro de cada um e não virá com mostras exteriores”.

De Jesus: “O Pai é Espírito e Verdade, e assim quer que Seus filhos venham a ser”.

Fonte:
POLIDORO, Osvaldo; Evangelho Eterno e Orações Prodigiosas, págs 22, 76, 79 e 80.
________________; Nos Domínios Maravilhosos da Psicometria, pág 64.

Home |  Divinismo |  Doutrina |  Orações |  Livros |  Downloads |  Cursos |  Vídeos |  Cadastro |  FAQ |  Contato 

Copyright © 2000 / 2011 - Divinismo.org